Criar blog

Como as métricas orientam sua ação no blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 16/02/2013 às 09h00

Este post é sobre o Google Analytics – aquele que lhe oferece um relatório diário do que acontece, ajudando a dar direção às suas ações que você definiu ao criar blog. Ações como a divulgação em redes sociais ou a elaboração de conteúdos específicos.

Ao criar blog, você pode, na plataforma do sitePX, incluir o Google Analytics como ferramenta de uso frequente. Há um caminho bem orientado para isso.

Neste post, vamos rever os fundamentos do relatório para você utilizar os dados a favor do seu blog.

Você está apenas começando e seu relatório mostra 119 visitas. Quando alguém entra em seu blog, conta-se uma visita. Se a pessoa deixar seu blog aberto e não clicar em nenhuma outra página no espaço de 30 minutos, ao voltar e clicar, será contada nova visita. Se ela entrar e sair, sem ir para outra página, aumentará o seu índice de rejeição. O Google Analytics entende que se uma pessoa entra em seu blog, ela deve procurar outras páginas. Se não o fizer, o blog não conseguiu seu objetivo - atraí-la para a leitura de outros posts.

A ( duração média da visita X o número de páginas por visita ) é outro indicador importante para se analisar se o conteúdo está gerando interesse, um dos mais importantes objetivos ao se criar blog hoje.

Há outros recursos que o Google Analytics lhe oferece e, destes, vale chamar a atenção para o relatório sobre mídias sociais. Procure em Fontes de Tráfego. Verá as referências de rede que tem vindo ao seu blog, como Google+, Facebook, LinkedIn, Twitter etc. Este relatório, porém, necessita da definição de metas pois é comparativo. Vale, no primeiro momento, para gerar constatações sobre como as redes estão funcionando para você e ir aprendendo aos poucos.

Ler também: www.criarsite.net.br


Categoria: Criar Blog, Estatísticas
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Tsunami nas mídias sociais: porta para o inbound marketing

Publicado por Marilvia Oliveira em 16/02/2013 às 08h10

Muito se falou sobre catástrofes que ocorreriam em 2012. Não aconteceram mas que o mundo ficou mexido, ah! Ficou, sim. Nas mídias sociais, Facebook comprou Instagram que passou a ser uma coqueluche no Brasil. A segmentação no LinkedIn ficou mais fácil, no Twitter idem. Muitas coisas aconteceram e ainda estão acontecendo - Viddy, Vine... A correria é grande.

Ao criar blog, você deverá definir como capitalizará as mudanças que aconteceram neste mundo da tecnologia. Você já pensou como utilizar Instagram no seu blog? Você já pensou em usar o twiter para promover os posts de seu blog, especialmente aqueles com conteúdo muito relevante? Ou usar o twiter para divulgar sua agenda de cursos ou uma palestra para a qual você foi convidado?

O chamado outbound marketing é aquele que entra em seu espaço sem ser autorizado, como os telefonemas de serviços de telemarketing ou malas diretas que chegam em seu escritório ou casa, sem você pedir. O inbound marketing cria material para atrair gente que está pesquisando exatamente aquilo que você produziu. O conteúdo entra na casa ou no escritório da pessoa porque ela mesma abre a porta e convida a entrar.

Para você fazer parte deste processo de inbound marketing, deve trabalhar sério na geração de conteúdo de valor. Ao mesmo tempo deve usar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) colocando links de seu post para outros sites, a fim de ser achado por quem pesquisa seu tema. No sitePX, você já tem na área de postagem um espaço para definir como o conteúdo aparecerá (Aparência nas ferramentas de busca), e como aparecerá nas redes sociais (Dados exibidos em compartilhamento nas redes sociais) - não tem erro, é só ir seguindo os passos.

Entre de cabeça no inbound marketing. Você chega junto de seu mercado como alguém muito querido, como algo desejado. Quer melhor mundo que este?

Leia também: criarsites.net.br

Imagem: portal G1

Categoria: Interações, SEO
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A força do tema em um blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 14/02/2013 às 09h36

Se você pesquisar os relatórios sobre a Blogosfera, verá que os temas de blog mais lidos são: saúde, moda, relacionamento, finanças, celebridades, e-commerce... Em um primeiro grupo, correndo por fora, está a mídia social, a tecnologia e as dicas para blogs.Uma ou outra fonte poderá trazer novas contribuições nesta listagem mas a base é mais ou menos esta.

Quando decidir criar blog, ao escolher uma destas áreas estará entrando em zona de conforto, embora não queira dizer que seu sucesso será imediato – tem que trabalhar muito para isso. Se estas áreas chamaram a sua atenção, e estão nas estatísticas, é porque tem muita gente rodando por lá - são os seus concorrentes.

Ao criar blog, procure um ângulo inovador no tema escolhido. Se for moda, por que não falar da moda profissional? Pode ter certeza de que poucos blogs falam sobre isso.

Escolher um tema é uma equação de dois fatores. O primeiro é entrar nestes temas que são vencedores a priori. O segundo é fazer um corte transversal no tema e pegá-lo sob um ângulo muito fresh, muito diferenciado.

A partir daí, é investir no trabalho duro de postar regularmente e comunicar-se através de mídias sociais e outras formas de comunicação. Se fizer o blog na plataforma do sitePX, terá este assunto da comunicação já resolvido em boa parte, com os links ali à mão, para imediatamente divulgar o que escreve.

Categoria: Conteúdo
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Desperte confiança, credibilidade e amizade com o blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 12/02/2013 às 08h00

A regularidade de acesso a um blog é determinada por alguns fatores, entre os quais está a credibilidade que o blogueiro passa. Ele sabe do que está falando? Forma seus conceitos com base em experiência ou pesquisa? Não tem importância se for pesquisa, desde que evidencie haver uma metodologia que passe confiança.

A confiança é um elemento central que cativa e mantém o leitor fiel. A pessoa precisa saber que, quando quiser saber de determinado assunto, poderá encontrar naquele blogueiro em que ela aprendeu a confiar. Ao criar blog, crie ali sinais de credibilidade, descrevendo com detalhes o seu perfil e seu conhecimento, e mesmo escrevendo posts que tenham suficiente embasamento e bom senso.

Finalmente, o blogueiro tem que ter clareza sobre o que afirma. Trata-se de uma opinião, está manifestando o senso comum, dirige-se ao leitor a partir de uma linha filosófica ou teórica específica? É importante deixar isso claro pois, além de credibilidade e confiança, ele começará a construir uma amizade com seu leitor. É importante que o leitor veja que o conteúdo não é a “última moda” sobre o assunto mas é algo pensado, refletido, ponderado que realmente pode ser seguido pois foi pesquisado e referenciado por várias fontes.

Amizade. Esta é a palavra que sela o acordo entre o seu leitor e você, ao criar blog e levá-lo a sério, se construir adequada confiança, originada em verdadeira credibilidade.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, Interações
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Faça marola mas sem criar ressaca

Publicado por Marilvia Oliveira em 09/02/2013 às 09h03

A expressão “rock the boat” em inglês significa balançar o barco. Até aí você já sabe. O que talvez não tenha prestado atenção é que, na internet, você precisa balançar o barco ou, como se diz aqui no Brasil, fazer marola. Se você não agitar, ninguém vai ver você e todo o esforço de criar site, criar blog ou loja virtual, não vai valer de nada.

Observe sua lista de amigos na internet. Vai observar que vários deles, no máximo, lhe mandam um like mas pouco contribuem para as boas notícias de um facebook. Seus sites, se existem, não mudam e nem tem dinâmica, como teriam se incluíssem um blog. Nem o e-mail usam para divulgar produtos, serviços, idéias, informações. Maré baixa... São aquelas manchas vermelhas na tabela de marés.

Não que tenham que fazer barulho e gerar preia-mar, as manchas azuis da tabela das marés onde o mar atinge sua altura maior - porque isso também cansa e se agitar demais vai causar ressaca.

Mas você tem que investir em marolinhas boas de ler, engraçadas, interessantes, curiosas. E seus amigos e fãs tem que sentir que, nos seus mares, a lua se faz presente. A lua eleva a água sobre a Terra no lado que está virado para ela. Mas também separa a Terra da água, no lado oposto. Fique do lado da lua que dinamiza suas coisas na internet.

Mas é qualquer lua? Não! Tem que ser a lua cheia e a lua nova, quando a Lua e Sol estão alinhados e seus efeitos se somam – são as marés vivas. As notícias que você divulga são agradáveis, contribuem com o bem estar, a alegria e a cultura das pessoas. Os comentários seus aumentam o valor do que os amigos escrevem. Sabia que existe um comprovado aumento na atividade dos peixes quando ocorrem marés vivas? Então, por que não se mover na direção certa e fazer de sua presença na internet, algo que tem valor para você e para os outros? Não se esconda. Quando dá maré viva, são os melhores dias para pescar. Melhor ainda se coincidirem com o nascer do sol ou o ocaso. Você pode se surpreender com os resultados se agir para criar marés vivas.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Conteúdo
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Etapas de construção de sucesso do blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 09/02/2013 às 08h20

Agonia da escrita

Ao criar blog, a primeira expectativa do blogueiro é produzir muito conteúdo. Os primeiros dez posts que ele publica já o deixam mais seguro. Seu tema já tomou um rumo. O foco de seus posts conduz a um conhecimento que irá se consolidando progressivamente. Cinquenta posts já pode ser considerado um blog bem consistente – lógico, se as premissas de construção de posts forem seguidas. Chamo esta primeira etapa de agonia da escrita.

Agonia dos acessos

Vencida a agonia da escrita, o blogueiro começa a sentir necessidade da audiência. Ele quer, primeiro, os acessos - esperava por isso desde sua decisão de criar blog. Os degraus de acessos são contados mais ou menos assim: 50 acessos, 100 acessos, 500 acessos. Quando se atinge 1000 acessos, o blogueiro está feliz e sente que tomou a direção certa. Chamo esta fase de agonia dos acessos. Só sabe o que estou dizendo quem lutou e venceu esta etapa, chegando aos 500 acessos. Antes, a luta é árdua e a incerteza , uma constante.

Agonia dos comentários

A necessidade de audência, contudo, tem seu segundo momento – vencida a etapa dos acessos. O blogueiro quer o interlocutor, quer os comentários, quer a interação com pessoas concretas. Quando isso ocorrer, pode até verificar que, nem sempre, seu leitor tem o perfil que ele imaginou. Chamo esta etapa de agonia dos comentários.

Chamada à ação

A quarta grande etapa é a chamada à ação. Tenho audiência mas para que efeito? Os comentários são uma etapa tão importante quanto dar as mãos, ou dar um beijo na face do outro, quando nos encontramos. Mas levar o outro a tomar um café com você é o desafio desta etapa de chamada à ação. Para que ações você quer este público? Pode ser a compra de um e-book, pode ser matricular-se em um curso que você agendou, pode ser comprar um produto que você decida lançar, enfim, deve ser algo concreto para o qual há um valor, mesmo que simbólico. Este público vai mostrar que paga porque acha que ali há valor.

Um conselho – nem sempre se precisa esperar a fase da chamada à ação, para ela acontecer. Você pode antecipar o processo, se planejar bem, e logo no início lançar um ebook, chamando todo mundo que entrar, mesmo na fase da agonia da escrita, para esta ação. Voltaremos a este tema.

Um lembrete importante: se você já está na fase da agonia dos comentários, comece a verificar, na  plataforma do sitePX, como irá colocar no ar uma loja virtual. Pode ser que, rapidamente, você tenha interesse em fazê-lo.

 

Obs. Infográfico construído no site easel.ly

Categoria: Criar Blog, Interações, SEO
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Três pontos de alavancagem de seu blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 07/02/2013 às 09h00

Existem alguns aspectos importantes que devem fazer parte de sua estratégia para que tenha uma linha de conduta clara e crie um blog consistente, no médio e longo prazo.

Tamanho do post

Um dos aspectos que merece sua atenção ao criar blog é o tamanho do seu post. Não fique preso a um número de caracteres preciso. Defina uma faixa de caracteres. Os posts com até 1200 caracteres serão lidos com mais facilidade. Os que tiverem mais de 1800 caracteres irão requerer um leitor com tempo e atento ao tema. Estabeleça que você escreverá entre 900 a 1800 caracteres, indo para o limite superior quando o tema realmente necessitar esta expansão porém ficando mais na base para que o seu leitor goste de ler o seu post, sem cansaço, e não adie a leitura pois não tem tempo. No médio prazo, esta estratégia funciona bem. Ao criar blog no sitePX você tem a sinalização de número de caracteres em várias áreas da plataforma para não ser perder neste sentido.

Frequência do post

Com que freqüência irá postar é outra definição estratégica para ser tomada de início, logo que criar blog. Se postar diariamente, terá mais chances de se tornar expressivo. No entanto isto é trabalho duro demais. Postar diariamente requer não só disposição mas um tema que esteja em uma área dinâmica. A freqüência é resultado de inspiração + vibe da área escolhida + disponibilidade de seu tempo. Uma boa média é postar 2 a 3 vezes por semana. A plataforma do sitePX ajuda com o recurso de agendamento dos posts. Você os prepara com antecedência e publica nos dias da semana planejados.

Promoção do blog

Defina seus objetivos e um prazo. Um prazo para que um blog comece a despegar do chão é de um a dois anos. É muito? Este tempo pode ser reduzido se você tiver freqüência perfeita (como definido anteriormente), tiver um tema interessante e souber abordá-lo de forma criativa e, finalmente, promova o seu blog para valer. O sitePX lhe dá as pontes imediatas com as redes sociais mas o trabalho de promovê-lo no seu facebook, twitter, linkedIn ou outra rede é seu e precisa de uma estratégia bem clara, onde também a frequência contará.

Estes três aspectos são verdadeira lição de casa para o blogueiro que quer ter sucesso. Invista neles!

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Interações
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Qual o perfil do leitor do seu blog?

Publicado por Marilvia Oliveira em 05/02/2013 às 09h10

Ao criar blog, imaginamos um público a ser atingido – pessoas  de nossa faixa etária, pessoas com mais de 18 anos, pessoas de 25 a 35 anos - e assim por diante. Nem sempre temos isso claro mas é esta intuição de quem é o nosso público que define nossa linguagem, estabelece nossos temas e até mesmo nos indica o tipo de imagem que colocaremos em cada post.

Você pode tornar esse direcionamento bem específico, se desejar. Mas por que o faria? Porque você vai dar uma racionalidade a seus posts e a seu blog de forma geral. Quando a gente escreve de forma muito genérica, acaba não atingindo ninguém.

Uma dica fantástica para você que acabou de decidir criar blog. Mas também para quem já tem blog e quer fazer uma pequena reforma para que ele tenha uma alavancagem. Vá ao site do IBOPE e clique em um destaque que está na home e que se chama APRENDA. Ali, você é convidado a descobrir a qual geração você pertence. Busque o seu ano de nascimento e verá, a seguir, a descrição de sua geração.

Imagine que você nasceu em 1974, você pertence à geração Y. Como ela é? Transcrevo aqui, direto do site do IBOPE:

De acordo com o TARGET GROUP INDEX, do IBOPE Media, os membros da geração Y mostram ter uma veia ambiciosa: 75% gostariam de, algum dia, abrir seu próprio negócio; 79% querem atingir o topo mais alto de sua carreira e 58% gostaria de empreender uma vida de aventuras, novidades e mudanças. A internet é peça chave para esta geração, com 73% deles acessando pelo menos uma vez por semana. E o primeiro lugar de busca de informação é a internet, para 56% deles.

Acompanhando os anos seguintes, verá que a tal da geração Y, pela visão sociológica, vai de meados dos anos 70 a meados dos anos 90, quando surge a geração Z. Se a geração Y gosta de internet, a geração Z  veio para interagir loucamente com os equipamentos digitais.

Ao criar blog e inserir posts para um público específico, pense como cada geração estará interagindo com a sua informação e se  há gerações que você não leva jeito para atender bem. O sitePX lhe permite colocar destaques em seu blog. Você poderá até inserir um destaque em uma barra lateral do blog, com o título Amigos da Minha Geração, ou Gerações do Blog X, ou algo similar - com link para uma página onde você descreve duas a três gerações que espera atingir com o seu blog. É uma curiosidade e aproximará seu público do seu blog.

Acesse o IBOPE: 

http://www.ibope.com.br/pt-br/ibope/Paginas/default.aspx

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Espaço para link building genuíno

Publicado por Marilvia Oliveira em 02/02/2013 às 09h00

Temos aconselhado a que, ao criar blog – em vez de buscar inserir seu blog nos diretórios de blogs – procure estar no ranking de blogs que são referência em suas áreas. É uma forma de caminhar no link building – construção de links de e para o seu blog – sem forçar ou comprar links. Estas eram práticas nada defensáveis mas que até o ano passado eram exercidas e que agora o Google pune, até banindo o blog, se for o caso.

Um exemplo interessante é o blog de associações. Visite a Associação Brasileira de Blogs de Viagem para ver um case nesta direção.

A Associação foi constituída em abril de 2012 e já tem vários associados. Em menos de um ano, já ofereceu serviço – como o workshop de espanhol e anunciou em setembro12 que faria uma pesquisa com leitores dos 41 blogs associados.

Se você criar blog de viagem e se associar a eles, contribuindo na construção do seu site, irá se relacionar com os outros blogueiros associados, incentivar seus leitores a participar de pesquisas por eles conduzidas,  e estará iniciando um relacionamento legítimo, forte, verdadeiro que estabelecerá uma rede de links dos blogs deles para o seu blog, um tesouro para um SEO genuíno.

Para você que não tem blog de viagem, vale também participar e falar com estes blogueiros se tiver algum tema de interesse para eles. Estará construindo um link de seu blog para eles. É também um caminho de link building e uma contribuição verdadeira para o crescimento deste setor.

Conheça: Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
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