Criar blog

Blogs sobre áreas funcionais

Publicado por Marilvia Oliveira em 08/01/2013 às 09h00

As áreas funcionais básicas de uma organização - Produção, Vendas e Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade -  vem mudando em função de diferentes contextos externos, e tomam várias outras formas e denominações.

Recentemente, a jornalista Adriele Marchesini abordou no site ItWeb, o processo de desgaste da função Gerente de Projetos que está exigindo uma reformulação do foco de seu trabalho e uma ampliação de suas competências.

Está sinalizada uma oportunidade para criar blog que comente sobre determinadas áreas funcionais cujos problemas estão pululando como é o caso da Gerência de Projetos. Os posts trariam temas como atrasos na entrega, falta de visão administrativa, demanda excessiva, falta de profissionais para compor a estrutura da área, empresas que encontraram boas soluções inovadoras, etc. Existem outros casos como, por exemplo, os profissionais de marketing em suas querelas contínuas com as funções do Financeiro e do Comercial.  Não é uma mudança mas é um caso clássico de áreas funcionais que necessitam aparar arestas e trabalhar juntas.

As novas funções constituem também tema para criar blog. O conhecimento que se tem delas é insipiente.  O que faz um Gerente de Desenvolvimento Sustentável? Como é que a função de nutricionista vem incorporando o Health Coaching como uma das novas modalidades do seu trabalho?

Enfim, criar blog para funções questionadas ou novas irá atrair muita gente.. Ao criar blog com um destes temas, procure criar, ao mesmo tempo, um site sobre a sua experiência na área. Os dois objetivos (blog e site) poderão ser atingidos rapidamente se você utilizar uma boa plataforma de sites como é o sitePX, com a facilidade de também integrar ambos às redes sociais.

No blog, quando puder, incorpore entrevistas escritas ou em vídeo, com estudantes de faculdades afins e profissionais novos ou experientes. Isto tornará seu conteúdo muito mais diversificado e atrairá mais leitores. Seguramente, será um blog a criar pauta para revistas e jornais, se houver suficiente pesquisa.

Leia também:

criarsites.net.br

Prepare-se para a era do vídeo

 

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Blogs na educação

Publicado por Marilvia Oliveira em 05/01/2013 às 10h00

Uma das áreas que muito pode se beneficiar de blogs é a da educação. Os professores podem criar blogs sobre suas aulas, sobre matérias complementares para pesquisa, sobre exercícios, enfim, há uma possibilidade imensa nesta direção. Um blog maravilhoso neste sentido é Diario de Biologia. Sempre traz matérias complementares ao processo educacional, que realmente chamam a atenção não só dos alunos como dos pais e até de outros internautas.

Como vida de professor nunca é fácil, atrás de um blog na área de educação, é necessário uma tarefa prévia, ou seja:

- verificar se todos os alunos tem acesso à internet em horas apropriadas para fazerem a lição; não adianta passar uma lição para o dia seguinte se os alunos só vão acessar a internet uma vez por semana;

- orientar sobre como podem comentar e utilizar os recursos disponibilizados no blog;

- ensiná-los sobre a educação na internet, a fim de que saibam se relacionar no blog; um pequeno manual de etiqueta na internet ajudará inclusive para interagirem em outros blogs. Use o abrangente guia do blog Tecmundo para montar um conjunto de regras básicas.

Outro tipo de blog é o que fala sobre temas sobre educação. É o caso do blog Educadores Urbanos, que trata de assuntos ligados ao processo educativo, aos professores, às políticas públicas na área de educação. Um terceiro tipo é o blog de notícias na educação e aí uma referência muito interessante é o Portal Nota 10 ou o Clipping Educacional que traz notícias diárias de jornais do país todo.

Se você está pensando em criar blog na área, acesse o sitePX para rapidamente ter o seu blog instalado e poder fazer os primeiros exercícios de posts. O sitePX, além de lhe oferecer os recursos de um site para o blog, coloca seu blog imediatamente interligado às redes sociais de seu interesse.

Vamos blogar na área da educação?

Leia mais: criarsites.net.br

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (1) e Compartilhar

Quem tem blog, deve ter site?

Publicado por Marilvia Oliveira em 03/01/2013 às 10h00

O papel de um blog é expor suas idéias e informações sobre um assunto. As pessoas lêem e reconhecem a sua autoridade no assunto, convencendo-se do que você diz e até utilizando as informações, dicas e conselhos ali postados.

Nas ciências sociais, existe o conceito de Authority, em inglês, para designar aquele que tem poder sobre um grupo. Não é um poder de cima para baixo, mas um que nasce de baixo para cima, concedido pelo grupo. É um reconhecimento. Como diz no Wikipédia: é um uso do poder aprovado ou legitimado socialmente.

O que as pessoas querem, contudo, é que você escreva sobre coisas de que tem conhecimento e que realmente as ajude. Este conhecimento você comprovará com um site que fale de seu trabalho, exponha seu curriculum vitae e mesmo cite projetos dos quais participou.  Se iniciar um blog novo, é ali também que irá noticiar, assim como poderá tirar fotos de você em congressos, seminários ou outros eventos que importam para a formação e atualização de seu conhecimento e evidenciem isso para o seu leitor.

Por esse motivo, já deveria ter um site. Criar site é simples e leva poucos minutos desde que você use uma plataforma como sitePX. Lá você também pode criar blog. A questão é que, além de lhe permitir criar, o sitePX lhe dá o caminho para linkar o site e o blog às redes sociais e criar verdadeira conexão entre todos os seus trabalhos na web. Esta rede profissional revalida a autoridade que você mostrará em seu site.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, Interações
Comentários (0) e Compartilhar

Use o twitter como vitrine de seu blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 01/01/2013 às 09h10

Lojas usam vitrines para atraírem clientes. Da mesma forma quando criar blog, você tem que usar armas para atrair as pessoas para ele. Uma delas, poderosíssima, é o twitter.

Ter um twitter é bem simples mas é preciso saber administrá-lo. Primeiro, dê-lhe um estilo, ou seja, pense bem sobre a imagem que irá colocar e o nome com que aparecerá. Depois, defina uma forma de escrever – séria, bem humorada... Postar para estimular a leitura do tema de seu blog é de alto impacto. Ali, você comenta sobre o post e adiciona o link para ele.

O número de twits por dia é outro recurso de alto impacto. No facebook, se você postar muito, as pessoas vão deixar de seguir você. No twitter, ao contrário, a freqüência diária é que assegura ser visto. 1% do seu público é atingido a cada post no twitter. Isto significa que se você tem 100 seguidores, irá atingir apenas 1! Isso é nada! A receita mágica é 12 twits por dia para realmente atingir pelo menos 10% dos seus seguidores. Programe-os e insira dentro de um ritmo – um a cada hora, ou um a cada 45 minutos, como quiser.

Depois, planeje diversificadas inserções:

a)      Três a cinco twits ao dia serão para links para seus blogs, chamando atenção para o post do dia, um post relacionado a algo que está acontecendo na blogosfera, e um terceiro sobre uma notícia ligada ao seu tema.

b)     Coloque mais três a cinco twits interagindo com pessoas ou empresas que deseja atrair para seu blog. A interatividade também conta - valem também as respostas a twitters que lhe foram endereçados.

c)      Finalmente, envie links de vídeos, imagens e outras mídias. Se você fala sobre mangás, publique imagens sobre o tema. Podem ser suas, de amigos ou de terceiros. A imagem e o vídeo diversificam seu conteúdo e atraem as pessoas.

Ao criar blog, já crie um twitter e use o sitePX para manter tudo interligado. O sitePX lhe permite criar blog e conectá-lo imediatamente com twitter, facebook, google+, pinterest e mesmo enviar o seu post por email.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Tecnologia com toque humano: receita para um bom blog.

Publicado por Marilvia Oliveira em 29/12/2012 às 09h10

John Naisbitt, na década de 80, escreveu um livro que marcou época: Megatrends. Ele antevia uma sociedade fortemente marcada pela tecnologia mas com imensa demanda de atenção, o que ele chamou de high-touch, ou, como se costuma traduzir – toque especial, o fator humano nas relações.

Ao decidir criar blog, não se esqueça de que a tendência citada por Naisbitt é uma realidade com que você deve se confrontar hoje, se quiser ter sucesso.

Seu blog deve ser bem estruturado, com recursos tecnológicos como widgets, interação com redes sociais, e mesmo abas especiais para temas complementares ao tema central do blog. Isto tudo você consegue na plataforma do sitePX pois ele vem completo – tem todas as ferramentas que você necessitaria para um site, e que pode usar para criar blog.

No entanto, no âmbito do high-touch, você tem que se colocar inteiro lá. Quando comentarem em seus posts, responda imediatamente. Se encontrar sugestões de temas ou comentários que gerem temas, escreva posts sobre eles e divulgue que o internauta foi sua inspiração. Sempre agradeça a interação mesmo que sejam críticas. Não leve discussões em tom agressivo – procure ser conciliador, ponderado, amistoso. Mostre sempre todos os lados de uma questão. Ou, se o interlocutor for desafiador e forçar situações, faça como o rio, serpenteie e passe para o outro lado. O toque especial é de total responsabilidade sua.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, Interações, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Como gerir blog com vários autores

Publicado por Marílvia Oliveira em 27/12/2012 às 20h22

Por uma questão de gestão do tempo, ou por querer somar competências distintas, e outros tantos motivos, as pessoas podem se reunir para criar blog único.

Uma vantagem é que o blog tem variedade de opiniões, visões, expertise e jeito de escrever. Estas diferenças, porém, devem ser como partes de um mosaico – no final, há que ser ver algo com sentido único. Ou se transformará em desvantagem.

O aspecto do tempo é relevante. É importante organizar uma escala de trabalho, onde cada um insere postagens em datas pré-estabelecidas, não complicando a agenda de ninguém, e mantendo o blog abastecido de posts, com regularidade. Isso é fundamental para os robôs de busca que querem não só conteúdo de qualidade mas, também, freqüência.

No construtor de sites e blogs do sitePX assim que você criar blog e já poderá criar emails individuais para cada autor. Desta forma, individualmente, os autores poderão promover conteúdos, responder a emails, ou contatos e comentários, tendo vida própria, embora todos os emails tenham, após o nome de cada um, o nome do domínio do blog, comunicando imagem única.

Finalmente, é bem saudável a técnica de reunir os autores a cada mês para avaliarem os resultados de estatísticas do blog, os posts mais lidos, a qualidades dos comentários e fazer uma listagem de temas para o próximo mês, discutindo o que funcionou, o que precisa melhor e assim por diante.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Tema de Natal para criar blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 25/12/2012 às 16h41

Na ceia de Natal um tema recorrente é comer deliciosamente, sem a culpa de engordar. Vou comer isso porque hoje não quero nem saber se vai engordar! O site boingboing.net traz a sua contribuição e publica anúncio de um tônico chamado Grove´s que mostra um porquinho com rosto de criança que diz que Grove´s “torna crianças e adultos gordos como porcos”. Lógico, o anúncio não é atual. É de 1890. Naquele tempo, engordar fazia parte da vida boa.

Está aí um bom tema para criar blog – se você está sem idéias. Na ceia de Natal, ouça com atenção os comentários que a família e os amigos fizerem sobre o tema da comida e observe que sairá com uma boa reserva de temas para blogar. Em que família não há gordos para você ouvir durante a ceia? Gordos tem problemas com o assunto da comida . Eles seriam seu público se você decidir criar blog que olhe para a comida como se ela fosse algo sem culpa e interessante, como em 1890.  Não é só comida, blogue sobre outros temas para eles, em um jeito sem culpa e inspirado. A sociedade exige muito do gordo. Crie um espaço onde ele se sinta protegido, informado, querido, livre.

Mas como fazer isto se não sou nutricionista? Você não vai ditar regras, vai rever temas sobre alimentos e criar outros. Veja alguns exemplos de assuntos para um blog como este. Como comer coisas gostosas, apenas controlando quantidades. Existem comidas doces sem usar açúcar? Que lanches gostosos podem ser comidos, sem culpa, porque não tão calóricos? Quais os ângulos que fotografam bem para os gordos? Roupas lindas, feitinhas com carinho, para os gordos. Lojas com camisetas masculinas em tamanhos grandes. Sapatos confortáveis para quem está acima do peso. Você pode criar blog com seções – Moda, Estilo de Vida, Culinária, Esportes, enfim, um blog fantástico que vai bombar. A chave para este blog dar certo é uma certa irreverência, culpa zero, criatividade.

Isso tudo vai implicar em pesquisa, mas muito rapidamente você vai ter um blog que interessa a milhares de pessoas. O que não pode é escrever de forma aleatória. Tem que ter consciência e buscar matérias inéditas. Escreva uma vez por semana e vai conseguir fazer isso sem sofrer. E com prazer. Para que a coisa corra bem, use o sitePX, pois é um construtor de sites e blogs muito prático e fácil de usar. 

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Critérios de escolha para plataforma de blog ou site

Publicado por Marilvia Oliveira em 23/12/2012 às 16h56

Existem hoje algumas plataformas importantes e bem desenvolvidas para você criar blog. Por que o faria em uma plataforma destas e não por si próprio? Ocorre que as boas plataformas são profissionais. Elas acompanham o que acontece no mundo dos blogs e criam ferramentas e melhorias em bases regulares para que o usuário esteja sempre bem assistido e se concentre em seu ofício de blogar em vez de usar seu tempo para aprimorar tecnicamente os recursos de seu blog.

No caso do sitePX, permanentemente são lançados novos recursos, informados em posts ou emails aos clientes, de maneira a que você possa capitalizar as mudanças junto ao seu leitor ou subscritor. Ao criar blog, é importante que você escolha uma plataforma que realmente invista em recursos permanentemente pois isso repercutirá na qualidade visível de seu blog, acelerando seus resultados.

Quanto mais profissional é a plataforma, mais rapidamente você poderá criar blog ou mesmo criar site. Seguem alguns critérios importantes para avaliar uma plataforma de blogs ou sites.Compara duas ou três plataformas com esta base.

  • A plataforma é completa, oferecendo tanto site como blog?
  • Há pelo menos uma ou duas novidades por ano?
  • Há a possibilidade de integrar direto site ou blog com redes sociais?
  • Podem ser inseridos widgets, formulários, vídeos, galerias, mapas no site ou blog?
  • Há recursos de design para você reformatar livremente seu site ou blog?
  • Há ferramentas de otimizaçao (SEO) na plataforma escolhida?
  • Há recursos de otimização junto aos buscadores?
  • Dispõe de administrativo para gerir todo o site ou blog?
  • Há possibilidade de configurar emails tanto para o blog como para o site?

Estes critérios são todos atendidos pelo sitePX. Invista na melhor plataforma para você ficar sossegado com a modernidade de recursos de seu blog ou site. Concentre-se no conteúdo e no relacionamento.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, SEO
Comentários (0) e Compartilhar

Defina clara área de conhecimento e público para seu blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 22/12/2012 às 10h00

Profissionais liberais, em geral, decidem criar blog para mostrarem seu conhecimento. Se ao criar site, lhes é requerido mostrarem sua formação, realizações em sua área e até clientes atendidos, ao criar blog sua atenção deve estar voltada para evidenciar um conhecimento muito próprio, que o distinga e onde realmente transite com desenvoltura.

Esta definição deverá ter repercussão no nome que você escolheu para o blog. Também no Quem Sou. E, principalmente, no seu público.

Um caso exemplar é o do blog de uma professora que dava aulas particulares. Seus posts ora falavam de tipos de dificuldades nas várias disciplinas da Educação Básica, ora falava de como o aluno deveria estudar, ou das dificuldades dos pais com as lições de casa dos alunos. Observava-se que, às vezes, o post era para os pais, outras, para seus colegas de área e outras, ainda, para o próprio aluno. Certamente não conseguia atenção de nenhum deles.

Uma limpeza que fez nos posts possibilitou centrar atenção nos pais e, com isso, ampliou muito o número de acessos. Poderia ter escolhido qualquer dos três públicos e teria o mesmo efeito benéfico. No Quem Sou,  passou a contar sua experiência como mãe de aluno, e de como lidou com os problemas de educação escolar dos filhos. Seus posts passaram a ter “anima” porque sempre que escrevia, pensava em dificuldades concretas de pessoas específicas, que precisavam de orientação.

Definir uma área de conhecimento e escolher um público é fundamental para que um blog tenha impacto definido e esteja bem fundamentado. 

Categoria: Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

GUEST POST: Feliz por estar no Século XXI

Publicado por Maria Conceição de Souza em 21/12/2012 às 16h28

Agradeço o convite para escrever no criarsite.blog.br. Primeiro quero dizer que é importante ter blogs como este orientando quem quer criar blog.

E aí vem um tema interessante para refletirmos. Até meados do século XX, internet não existia e as pessoas, quando queriam ajudar outras - em suas redações, seus trabalhos escolares, relatórios e coisas assim - o faziam pessoalmente. Nos últimos 30 anos do século XX, com o crescimento da internet, as pessoas começaram a se comunicar, e até a ajudar as outras, pela internet. Isso mudou muita coisa. Vejo que, neste século XXI, as pessoas se visitam menos, não mais escrevem cartas (era tão gostoso receber uma carta pelo correio!) e tem menos interações.  Mas também vejo que muito mais pessoas se comunicam entre si, neste novo século, em função da internet. Quem diria que pessoas iam conseguir ter 100, 200, 1000 nomes ou mais como seguidores de seus blogs, ou amigos no facebook!

Novidade mesmo neste século XXI, na minha visão, foi o Papa ter entrado no twitter. Isto foi inédito porque twitter é uma comunicação curta, e a Igreja Católica é mais ligada a sermões bem trabalhados, encíclicas e textos maiores. O Papa Bento começou no dia 12 de dezembro 2012 (@Pontifex) e hoje, com esta história de fim de mundo dos maias, fui até lá ao twitter do Papa, para ver o que ele dizia. E fiquei feliz em em ver os textos positivos e animadores de hoje. Para o dia 21 de dezembro, ele não fala do fim do mundo mas nos faz refletir sobre a relação do homem com Deus. Está também, do seu jeito, nos ajudando, em seu twitter. Leia os três trechos que ele postou hoje:

1) No final do ano, nós oramos para que a Igreja, apesar de suas deficiências, pode ser cada vez mais reconhecida como a morada de Cristo.

2 ) Não possuímos a verdade, a verdade nos possui. Cristo, que é a verdade, nos toma pelas mãos.

3 ) Quando você nega Deus, você nega a dignidade humana. Quem defende Deus está defendendo a pessoa humana.

Entro em 2013, feliz por ver que estamos caminhando para coisas tão belas e tão inusitadas neste século XXI, que vale a pena ter feito a transição do século passado e estar neste, com todos vocês!

 

Maria Conceição de Souza é administradora e economista. Durante muitos anos, foi executiva na FIESP, coordenando o Departamento da Pequena e Média Empresa. Foi Vice-Presidente da Associação de Mulheres de Negócios de São Paulo. Escreveu o livro MULHER EM AÇÃO (Editora Record - esgot.).

Seu blog é pensamentosdadinda.wordpress.com.

Categoria: Criar Blog, Interações
Comentários (2) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||