Criar blog

O momento do guest post é agora!

Publicado por Marilvia Oliveira em 21/12/2012 às 12h31

Um recurso que turbina o seu blog é quando você escreve em outros blogs, artigos exclusivos e que tem tudo a ver com o outro blog. O blogueiro que recebeu seu post, por sua vez, retorna ao seu blog e escreve lá também. É o que se chama guest post e parceria de links. Os motores de busca dão grande importância a esta troca de links.

Cuidados importantes são a exclusividade do seu post e do post de seu amigo, assim como atividades completas, ou seja, não é colocar um link mas efetivamente escrever e contribuir para o contexto do blog.

Você está no momento certo de fazer isso. Quando for escrever e-mails cumprimentando os amigos pelas festas de fim de ano, normalmente você irá procurar uma frase que tenha tudo a ver com a pessoa, não é? Naquele momento de reflexão, pense no que esta pessoa tem como conhecimento diferenciado, no que ela pode estar escrevendo para você e a convide para um guest post. Se ela não tiver um blog, estimule-a a criar blog. Este artigo inicial poderá ser o impulso que estava faltando para ela criar blog. Já dê a dica sobre o sitePX, onde ela poderá criar blog de forma prática e fácil.

Faça disso a forma de celebrar o ano novo com ela, em seu blog! Você verá 2013 nascer com muitos guest posts e uma rede de links estrelando seu céu de blogueiro!

Leia também: criarsites.net.br

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Perfil de blogueiro

Publicado por Marilvia Oliveira em 18/12/2012 às 10h00

Poderíamos aqui descrever vários itens que devem compor o perfil de um blogueiro. Mas preferimos transcrever um perfil solicitado por um blogueiro para um assistente na comunicação do seu blog. A vaga foi divulgada pela Arata Academy e é para um assistente de comunicação que lidaria com emails e redes sociais:

Perfil desejado

- tem ótima leitura, entendendo o que as pessoas escrevem (mesmo quando as pessoas não se expressam com clareza)
- excelente escrita, com muita clareza e cordialidade, sem ser pedante
- conhecimento em primeira pessoa dos treinamentos da Arata Academy
- ser gente fina, com descontração, positividade e boa vontade pra ajudar
- uso inteligente de mídias sociais
- tem acesso constante à Internet e pode dar sinal de vida no máximo 24 horas depois de receber alguma mensagem
- tem responsabilidade e bom senso pra avisar a equipe caso tenha algum compromisso e não possa responder em um prazo de 24 horas
- pró-atividade e organização (óbvio)
- equipamento próprio (desktop, laptop, tablet) para trabalho

O recrutamento já acabou mas ficou o registro de um perfil concebido com extrema praticidade e objetividade. Se a vaga voltasse, você estaria pronto para atender 100% de todos os quesitos?

Para criar blog e fazer dele um caso de sucesso, tudo que está aí é necessário, além de ter uma área específica de competência. Seiichi Arata, figura fantástica, criador do perfil, do blog e do negócio, que o diga.

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Ao criar blog, dê-lhe um nome fácil de lembrar

Publicado por Marilvia Oliveira em 10/12/2012 às 00h01

Ao criar blog e escolher o nome para ele, tenha algumas coisas em mente.

Tem que ser um nome fácil de pronunciar e de memorizar. Quanto mais curto, melhor. Se for longo, que suas palavras-chave sejam fáceis de memorizar.  Para dizer numa palavra tudo: tem que ser fácil de colocar em uma camiseta, chamando a atenção das pessoas rapidamente. Se não der leitura em uma camiseta, não serve.

Outra coisa. Imagine que duas pessoas estão tomando um café e uma delas cita o seu blog. O nome tem que ser algo diferenciado, chamativo, de forma que a outra pessoa fique curiosa só de ouvi-lo. Vai prestar atenção imediatamente. É o efeito que daria um nome como Pano para Manga. Ou Gringoes – que fala do Brasil, para estrangeiros. Ou Pé de Jaca.

Dizem que o nome deve sempre estar ligado ao que você escreve. Mas não precisa ser uma ligação direta. Pode ser uma “postura”, um “estilo”. Pode significar “sua forma de ser”.

Lógico que você poderá dar o nome de sua empresa ao criar blog corporativo mas não esqueça destes conselhos. Imagine um blog das Casas Bahia. Você poderia colocar BahiaVibe, para dizer que ali estão posts sobre as coisas em promoção, aquilo que dá alegria, os itens mais comprados, a oferta do dia, ou algo assim. “Vibe” é uma palavra que dá esta idéia de vibração, agito, coisa boa. Apesar de “vibe” ser um anglicismo, as pessoas a utilizam nas várias classes sociais. As músicas a popularizaram.

Finalizando, busque um nome singular. Algo que é único. 

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Seja fonte confiável para outros blogs e para a mídia

Publicado por Marilvia Oliveira em 09/12/2012 às 23h27

Existem pessoas que tem real conhecimento de determinados assuntos. Pesquisam ou participam de eventos, cursos ou feiras. Sabem do que rola no segmento. Ao criar blog, é este conhecimento que fará  diferença para você.

É o caso, por exemplo, de uma pessoa que negocia flores. Participa de cursos de arranjos florais, visita regularmente os pontos de flores de sua cidade, sabe que o preço de uma flor subiu muito pois um grande fornecedor teve problemas com seu cultivo. Ou que vai chegar ao Brasil um especialista em rosas. Capta buxixos nas feiras nacionais, vai com grupos de excursionistas às feiras internacionais e fica por dentro também do que rola lá fora.

Isto é know-how puro. Verdadeiro tesouro! Em geral, a pessoa que negocia um produto, fica focado no seu dia-a-dia e esquece de se inteirar do que está ocorrendo no segmento em que atua.

Transforme cada informação em vários posts, para que você abra uma ampla vitrine em seu blog sobre o assunto, garantindo visibilidade. Em uma feira, por exemplo, escreva um post sobre os visitantes profissionais. Em outro, sobre público em geral. Em um terceiro post, fale sobre jornalistas da internet. Enfim, exponencie o tesouro que você tem em mãos para que a  mídia tenha em você uma fonte confiável e logo você comece a receber convites para encontros com jornalistas, a fim de participar de pautas de mídia, ou como entrevistado e mesmo como fonte para estudo do mercado. Seu conhecimento o transformará em fonte confiável para blogs e para a media. Isso significa visibilidade para o seu blog e para seu negócio ou profissão.

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Comentários valem ouro!

Publicado por Marilvia Oliveira em 05/12/2012 às 11h02

Ao criar blog, sua intenção é fazer com que as pessoas o leiam e também interajam. Mas nem sempre isso acontece.

Uma dica é criar polêmica. Se você não quiser confrontar um assunto de forma direta, faça um post como se estivesse imaginando o que diria. "Se eu fosse escrever sobre os recentes shows da Madonna no Brasil, eu diria que ela, mesmo tentando ser iconoclasta, está um pouco ultrapassada... Você pensaria o mesmo, se fosse escrever sobre isso?"

Outro caminho é fazer perguntas e pedir que as pessoas dêem sua opinião. No entanto, não deixe de responder ao que elas comentam, mesmo que seja apenas agradecendo. Se elas forem totalmente contrárias ao que você postou, agradeça mesmo assim e considere que uma opinião contrária é melhor que nenhuma opinião.

Oferecer serviço também é um caminho. Disponha-se a dar aos seus internautas o que eles desejam. Pergunte-lhes sobre outros temas que poderiam sugerir para você postar. Se não vier resposta, coloque alternativas para que elas escolham.

Criar blog é criar diálogo. E comentários são diálogos importantes porque estão se relacionando ao que você escreveu. Em sites monetizados, aqueles que tem anúncios, os comentários tem maior importância ainda pois mostram aos anunciantes que você consegue mobilizar pessoas, de forma ativa, para o seu blog e, consequentemente, para os anúncios deles.

Se você está começando, não se desespere se os comentários não vieram ainda: eles custam um pouco a aparecer. As pessoas querem primeiro conhecer bem o que você escreve para depois se animarem a se manifestar. Não desanime. fale com os seus amigos para que entrem no blog e comentem. Isso estimulará comentários daqueles que você não conhece. Continue escrevendo e eles virão, caso as suas matérias contribuam realmente com o que as pessoas desejam.

Você costuma comentar em blogs? Se não o faz, comente aqui nos informando os seus motivos.

Categoria: Criar Blog, Interações
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Como um blog ajuda no SEO do seu site

Publicado por Marílvia Oliveira em 05/12/2012 às 10h31

Quando você fala de SEO, você fala de como o robô de busca se aproxima e capta as informações de seu site e de seu blog para depois colocá-las em um ranking onde você estará em primeiro, décimo, vigésimo ou milionésimo lugar. Você precisa entender o robô. Ele é programado – capta por exemplo cerca de 70 caracteres em seu título. De que adianta escrever algo com 90 caracteres e ainda deixar as palavras mais importantes para o final do título? Ou escrever títulos retóricos que tornam a informação complexa?

No entanto, é preciso entender ainda que ao criar um site, você cria seções com títulos que não mudarão. Ao criar blogcontudo, cada post terá seu próprio titulo e ainda será sinalizado pela metatag - a forma como o título aparece no browser. Se você quiser indicar o post para alguém, copie a metatag que está no browser e mande para a pessoa.

Em outras palavras, enquanto no seu site estiver a seção Conheça nosso Produto – Lançamentos, sobre um produto recém-lançado, no seu blog estarão várias metatags, cada uma referente a um post, fazendo com que o robô de busca sempre encontre “carne fresca” quando vier investigar o seu blog. Ele não sai de lá sem novidade sobre aquele assunto do lançamento que você acabou de fazer.

Acompanhe este exemplo:

SITE

Site Moderno – www.sitemoderno.com.br (criado na plataforma SitePX)

SEÇÃO

A seção Serviços tem a seguinte indexação: http://www.sitemoderno.com.br/servicos.html

BLOG

Já os serviços propriamente ditos podem ser vistos em vários posts com as seguintes metatags:

http://www.sitemoderno.com.br/blog/como-fazer-o-meu-site-rapidamente.html

http://www.sitemoderno.com.br/blog/parando-para-pensar-sobre-o-seu-site.html

http://www.sitemoderno.com.br/blog/blog-tem-que-superar-a-lei-gravidade.html

Categoria: SEO
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Como o blog pode tirar dúvidas de seus clientes

Publicado por Marilvia Oliveira em 04/12/2012 às 10h28

Sua empresa poderá ter um serviço de atendimento ao cliente muito bem montado mas a relação custo/benefício deste serviço pode ser fantástica se você tiver um blog em seu site. SitePX é um construtor de site que lhe permite criar blog assim que você criar o site. Isso, portanto, é fácil.

O próximo passo é pedir que seu pessoal de atendimento registre todos os telefonemas com dúvidas que seus clientes tiveram ao longo de um período. Classificar estas dúvidas e agrupá-las em temas pode ser o pontapé inicial para posts fantásticos, que esclarecerão não só aquele cliente que ligou mas todos os outros que tiverem a mesma dúvida.

Algumas vezes, uma informação pode se conectar a outras informações também relevantes e que melhor ainda esclarecerão a dúvida do cliente. Nestes casos, coloque links dos demais posts no interior do texto que estiver sendo criado.

Isso também ajudará nas estatísticas de seu blog. Um leitor que sai de um post e entra em um link que ali está colocado, fica mais tempo em seu blog, o que também conta para a avaliação de seu site e de seu blog.

Criar site não é só uma tarefa operacional. Ela é inteligência pura que precisa estar conectada com o seu cliente de forma absoluta. Para isso, você terá que estar sintonizado com o que este cliente pensa, sente, pergunta, raciocina e investiga. Criar blog e colocá-lo a serviço desta sintonia é  um dos melhores caminhos para manter um diálogo aberto e vigoroso com seu cliente.

Categoria: Criar Blog, CRM
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Como dar força ao seu blog, criando ligações internas

Publicado por Marílvia Oliveira em 03/12/2012 às 10h25

Lembram-se do filme Ligações Perigosas? Ali, uma marquesa pede que um visconde seduza a filha de sua prima, buscando vingança contra um antigo amante. E a coisa rola, cheia de eventos dramáticos, e entremeados de cartas que contam os segredos de todos os envolvidos. Cartas lembram posts. Mas Ligações Perigosas lembram as ligações internas do blog, só que sem o perigo. Sabe o que é isso?

Ao criar blog e iniciar seus posts, você os relaciona entre si. Quem lê um post, tem um link para outro post anterior de seu blog. São as tais de ligações internas. Isso dá muita força ao conjunto de posts do blog. Imagine que você fala de um lançamento de produto ou serviço. Pode falar de características do produto ou serviço, mostrando como evoluiu sobre produtos anteriores, citados em posts. Coloque o link dos posts anteriores pois assim o leitor poderá ir até lá e entender melhor esta evolução.

Ligando uns posts aos outros, o blog irá lembrar aquela rede de laser no filme Armadilha em que Sean Connery ensina Catherine Zeta Jones a atravessar, para que juntos participem de uma aventura na virada do milênio. Esta rede estará como que dando a base de seu blog, dando-lhe como que uma espinha dorsal. O robô de busca ficará ensandecido quando encontrar isto.

As ligações internas dão força estrutural ao seu blog. E acabam beneficiando também o seu site. Uma plataforma como sitePX permite ciar site e criar blog juntos, multiplicando os resultados. Em seu blog, ao criar um post, pense em futuras ligações que possa trazer para ele. Estabeleça vários caminhos de ida e vinda dos posts.

Valem, também, as ligações externas. Mas destas falaremos em outro post.

Leia também: Como amplificar o som de seu blog com ligações externas

Categoria: Criar Blog, SEO
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Prepare sua agenda para o final do ano

Publicado por Marilvia Oliveira em 02/12/2012 às 16h44

Muitos blogueiros viajam nas festas de final de ano e, não raro, esticam até o início do outro ano. Seu blog não pode parar porque nem todos os internautas viajam. Criar blog no sitePX lhe oferece a facilidade de deixar preparados seus posts e agendar sua publicação. Existe um campo em cada área de conteúdo chamado Publicação, onde você tem a data em que escreveu e pode programar a data da publicação, e até mesmo a data de expiração quando for um conteúdo temporário.

Existem outros recursos interessantes. Um deles é selecionar posts já publicados e fazer uma lista de links com a descrição do título, para que nos vários feriados deste final de ano, as pessoas os leiam com mais calma. Tal seleção pode ser feita em vários ângulos: Os Mais Lidos, Os Mais Comentados, Os Mais Polêmicos e assim por diante.

O importante é não deixar o blog na geladeira. Se o fizer, a retomada de visitas em 2013 pode ser cansativa e trabalhosa.

Nas férias, uma recomendação: reflita sobre o que você deseja para o seu blog em 2013? Está na hora de fazer uma reforma do design? Criaria uma área para artigos, a fim de dar mais densidade a material de posts? Que tal criar um e-book sobre temas de sua especialidade e lançar como promoção de verão para quem subscrever o blog? Enfim, sente, tome sua “breja” calmamente e planeje um blog vitaminado para 2013.

Categoria: Conteúdo, Interações
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Como amplificar o som de seu blog com ligações externas

Publicado por Marilvia Oliveira em 02/12/2012 às 10h23

Ao criar site, você o faz com uma expectativa de que haja muito acesso e todo mundo saiba de seu produto ou serviço. Na verdade, isso leva tempo. Não ocorre do dia para a noite. Mas se você, usando a plataforma do SitePX, já criar o site e junto criar blog, suas chances de acelerar o tempo são maiores.

Existem ligações externas muito interessantes e fáceis de usar que podem ter o mesmo efeito acelerador do tempo de evolução e sucesso de seu blog. Uma delas é o YouTube. Você enriquece conteúdo mostrando vídeos que tenham a ver com a informação dada e isso lhe permite ser acessado na busca do YouTube e ter seu post lido por mais gente.

Lógico que você tem que respeitar aí as regras do YouTube para este uso. Mas é permitido e ganha tanto o YouTube quanto seu blog. É um recurso fácil de usar até por quem está iniciando.

Além deste link externo, recomenda-se que você escolha de três a cinco blogs que tenham a ver com o seu tema, seus produtos ou serviços, e toda semana vá lá e insira algum comentário sobre o que se está falando, deixando seu nome e seu link, após o comentário. Os comentários devem ser ricos e interessantes para estimular o leitor a ir atrás de seu link. Com este processo, estará criando o que se chama de backlink, ou seja, ligações em retorno ao seu comentário, estabelecendo um relacionamento comunitário entre o seu blog e o blog dos demais.

Nem precisa dizer que aí também o robô de busca encontra exatamente o que procura: links e backlinks, criando uma estrutura externa onde seu blog está inserido. Seu blog aparecerá mais facilmente nos rankings de busca do Google e de outros motores de busca.

Categoria: SEO
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