Como fazer um blog de cinema

Publicado por Marilvia Oliveira em 20/06/2013 às 20h50

Se há um assunto interessante para um blog são os filmes. Não só cinéfilos adoram. Também pessoas que gostam de se divertir procuram, entre outras opções, pelo cinema.

Para você fazer um blog de cinema, será interessante fazer uma pesquisa no Google sobre blogs de cinema. Encontrará lista dos 13 melhores blogs e assim por diante. Assim como cinéfilos que fizeram verdadeiros diários de suas experiências fílmicas. É o caso do 70 anos de cinema que já foi, uma vez, 60 anos de cinema e onde estão organizados os filmes por gênero, cada um comentado e com sua ficha técnica – uma coletânea riquíssima.

Ao ver todos os blogs, constatará que o tema é bom mas a concorrência é grande. Sua conclusão? É preciso uma especialização como, por exemplo, blog de filmes para educação.  Ou blog sobre filmes de política – que  não é um gênero mas que interessa a muita gente. O site Política para Políticos tem constantes contribuições nesta área. Então, busque um nicho ou sua concorrência será parada dura.

O segundo passo é montar um guia de filmes para você criar seu banco de dados. Comece com os 70 anos de cinema e busque outros, para colocar em seus favoritos e sempre ter referências organizadas dos filmes. Se quiser criar uma listagem, busque um editor de sites que lhe permita criar uma página deste tipo. Se a sua previsão é crescer muito, crie listagem por gênero e, assim, terá facilidade em agregar novos filmes. Outro aspecto é definir um período - filmes produzidos de 2000 para frente, por exemplo. Ou apenas filmes em 3D. Enfim, defina território de forma muito especifica para você não se perder e para seu público o considerar um especialista.

Uma alternativa é criar um site com fichas técnicas e listas de filmes por gêneros e, agregar a ele um blog, com os seus posts.

Ao escrever, considere que a ficha técnica está disponível em vários sites. Economize, então, e coloque uma ficha de duas linhas com ano de produção do filme, nome em português e na língua original do filme, diretor e principais artistas.

Quanto aos seus posts, escolha também um ângulo de análise. Se quiser analisar personagens, trilha, direção etc., ficará com posts incompletos porque tentam abranger tudo. Que tal abordar só trilha, se você tiver conhecimento musical? Ou abordar as locações? Enfim, diferencie-se e aí logo, logo começará a ter acessos e ser ranqueado nos robôs de busca pois estará concorrendo em uma faixa muito estreita, de média ou baixa concorrência, onde brilhar como um astro é mais fácil.

Imagem: © Ron Chapple/Ron Chapple Stock/Corbis

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Tags: criar um site, editor de sites, fazer um blog, fazer um blog de cinema

Comentários

Barbara Barbosa em 26/11/2013 22:16:01
Pessoal que curte filmes, já viram que teve uma reformulação no Hao e agora tem um espaço animal para cinéfilos? Muito legal as interações da página (essa: http://br.hao123.com/movie?tn=wt_self_post_04_br)
Mariane em 13/08/2013 02:12:23
Dicas muito boas! =)

Logo logo estarei lançando meu bebê (blog de cinema) *-*

Gostei da dica de criar um site de fichas e agregar um blog a ele.

Enviar comentário

voltar para Criar blog

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||