Conteúdo é rei para o Google. Como produzir conteúdo-rei?

Publicado por Marílvia Oliveira em 17/07/2013 às 14h51

Existe uma questão líquida e certa: os movimentos dos buscadores do Google direcionam-se para dar relevância ao conteúdo e baixar o ranking de quem usa artifícios para posicionar o site ou blog de forma a atrair os buscadores.

Como produzir conteúdo-rei, ou seja, algo diferenciado, de qualidade?

Estilo e linha de trabalho. Antes de criar um site ou fazer um blog, você tem que ter certeza da linha que seguirá. Irá na tangente de assuntos clássicos, sempre buscando referências que não ficam na esteira de quem contesta? Ou irá ser um consolidador de referências clássicas em um determinado tema?

Quando o assunto é novo, quem consolida as referências está em um bom caminho. Quando o assunto já é batido – ex. artesãos e reis na Idade Média – aí você tem que procurar assuntos que tangenciem este foco mas não se percam nos caminhos normais dentro dele. Você estaria falando, por exemplo, sobre reis que se relacionaram de forma especial com as guildas dos artesãos, e assim por diante.

Frequência de postagem.  Observe que ambos os caminhos exigem pesquisa, leitura, paixão pelo conteúdo para que realmente a pessoa faça uma garimpagem de coisas interessantes. Quem posta diariamente não tem condição de fazer isso. Ou tem que assumir que fará 10% com conteúdo diferenciado e 90% com conteúdo fraco ou médio.

Comunicação. Na hora em que você posta conteúdos-rei nas redes sociais, as pessoas começam a ver em você uma referência interessante e vão se ligar ao seu blog ou site. Se você começar a escrever 5 posts de nível baixo ou médio de conteúdo e 1 de conteúdo-rei, eles irão com o tempo desplugar de você. Não perceberão que aqueles 10% valem o esforço de abrir 90% de posts fracos.

Então assuma que se quiser conteúdo-rei, vai ter que postar menos, e divulgar mais – para conseguir com menor freqüência, o espaço que precisa para que as pessoas percebam seu conteúdo-rei.

Existe um caminho do meio? Sim, produzir conteúdo médio e deixar as pesquisas para quando quiser produzir artigos. Com um bom editor de sites, você abre uma página para o blog e outra para os artigos. Quem quiser se aprofundar, sabe que no blog haverá uma área onde estará seu conteúdo-rei. No entanto, terá que divulgar ambas as páginas, e às vezes até criar dois públicos diferentes. 

Esta discussão não é aleatória. Quando você começa algo na internet, mudar no meio do caminho tem custo alto. Faça estas reflexões antes de criar seu site ou blog, e construirá algo que seja desde o início bem direcionado e claro.

Imagem: © Image Source/Corbis

Leia também: Como fazer um site

Categoria: Conteúdo
Tags: comunicação, conteúdo-rei, frequência de postagem, google e conteúdo

Enviar comentário

voltar para Criar blog

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||