Criar Blog

O homem que se ocupa do passado não merece ter um futuro

Publicado por Marilvia Oliveira em 08/02/2015 às 15h26

o homem que se ocupa do passadoO título deste post - O homem que se ocupa do passado não merece ter um futuro - é um pensamento de Oscar Wilde. Você concorda com ele?

O passado nos dá licões e, com elas, evoluímos como pessoas, como companheiros, como sócios. Quando não evoluímos, as experiências se repetem. Quantas vezes não nos pegamos, pensando: por que isto está acontecendo de novo comigo? Nem todos no entanto conseguem detectar os padrões de fatos que ocorrem em nossa vida. Encaram cada experiência como coisa de primeira vez. Quem olha de fora, porém, não raro percebe que ali, na vida daquela pessoa, tem um padrão se repetindo...

No entanto quem se ocupa do passado, como único foco, se perde. É como se andasse de costas para a vida. Porque a vida é dinâmica, oferece portas, saídas, janelas, oportunidades a cada momento. Se não olharmos estas possibilidades e ficarmos focados no passado, realmente iremos confirmar a tese de Wilde e confirmar com ele: a pessoa não merece ter um futuro.

Nestes dias, em São Paulo, está acontecendo a Feira do Empreendedor, no Anhembi - promovida pelo Sebrae. Andar pelos corredores da feira é uma experiência interessante. Os expositores olham para cada pessoa que para em seu stand, com olhos de futuro, pensando "este merece ter um futuro", "este outro é muito crítico, não vai ter um futuro, pelo menos comigo...". Os participantes olham com olhos vibrantes de que acha que merece ter um futuro e "pode ser que seja este produto, ou aquele serviço". É uma feira de esperanças onde a grande maioria está avaliando suas possibilidades de futuro.

Se quiser intensificar a experiência, sente em uma das mesas da área de alimentação e ouvirá as conversas animadas nas mesas mais cheias, com gente discutindo, fazendo contas, criando projeções de futuro.

Eu complementaria o pensamento de Wilde com outro pensamento seu: Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe. E estas pessoas que estão aqui, buscando tantas possibilidades, convictas de que as merecem, estas, sim, estão vivendo. Empreender é um verdadeiro exercício de vida. E você já empreendeu, pelo menos, fazendo um blog para divulgar suas idéias ou um site para mostrar sua competência?

Categoria: Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Busca orgânica e blogs

Publicado por Marílvia Oliveira em 01/01/2015 às 12h08

Busca orgânica e blogs.

Vamos falar de busca orgânica (onde a pessoa coloca o seu assunto e logo vem o seu blog, sem você ter feito anúncio ou nada). 

Durante os últimos anos, ouvimos muita coisa sobre o tal de SEO - Search Engine Optimization. Endeusado, depois odiado. De forma quase cíclica. No entanto, SEO é a forma como você prepara o seu blog para o robô de busca. A ferramenta que uso - sitepx - já traz isso configurado a cada página. Já pensou o que é isso? Não é o blog todo, é página por página. Isto fez com que meus blogs se transformassem em algo muito concreto dentro da internet. Estão sempre ranqueados.

Busca orgânica e busca por adwords

Em paralelo, muito se falou de adwords. Você investe um dinheiro e consegue cliques que podem levar a vendas. Ótimo só que... quando acaba o dinheiro, tudo para. Na busca orgânica, não pára. Há blogs que abandonei por um tempo, por motivos pessoais, e quando eu voltei, lá estavam eles, prontos, ativos, esperando um post como se fosse o ar que respiram. E vários leitores haviam postado comentários. Este é o melhor dos mundos.

Então tome a sua decisão do ano: construa um blog, sozinho ou, melhor ainda, ligado a um site seu. Vai ver que isto irá lembrar as grandes árvores que se sustentaram após tantas tormentas neste final de ano em São Paulo. Você não só estará entrando na internet em grande estilo como ficando lá, soberano, inteiro, forte. 
Feliz 2015!

Categoria: Criar Blog, SEO
Comentários (0) e Compartilhar

Fazer blog é para todos?

Publicado por Marilvia Oliveira em 06/10/2014 às 16h25

Fazer blog não é uma solução universal.

Existem empresas que não tem quem cuide do blog, nem que seja para sintetizar notícias interessantes sobre os seus produtos ou sobre o mercado de seu produto. Esses não deveriam ter blog porque se torna uma ferramenta sem função e, quando o usuário entra, ele se decepciona. Não precisamos acrescentar situações de desagrado ao cliente em um mundo tão complicado como o de hoje. É por isso que muitas empresas contratam um blogueiro profissional, mesmo que seja um prestador de serviços, que anime o seu blog permanentemente.

No caso de pessoa física, se a pessoa não tem o que dizer porque não há uma área onde é especialista, nem tem uma personalidade que seja interessante para a mídia (pode até ser interessante no pessoa a pessoa), então também o blog não ajuda, atrapalha.

Tiradas as situações que inviabilizam uma boa produção de blog, lembre-se de que ele é uma ferramenta fantástica para dinamizar seu site. Toda semana ter alguma notícia ou texto presente faz com que o consumidor, leitor, fã se acostume com sua produção textual e subscreva seu blog, para receber automaticamente as atualizações.

O robô de busca também estará atento ao seu site porque sabe que o blog é dinâmico, traz sempre coisas novas. Com isso, ele irá prestar atenção em seu site e em seu blog - primeiro passo para que você seja por ele ranqueado.

Vamos fazer um blog que realmente funcione para você e sua empresa?

 

Categoria: Criar Blog
Comentários (2) e Compartilhar

Ser simples, você consegue?

Publicado em 16/08/2014 às 08h20

A internet é o reino do simples. Artigos pesados são até interessantes como referência de seu conhecimento mas as pessoas não vão ler até o final. E o que se quer ao criar um blog, por exemplo, é que as pessoas leiam, comentem, enviem a amigos.

Exemplo de um artigo simples mas perfeito do ponto de vista técnico: Como escrever um artigo em um blog. O autor escreve em espanhol mas é fácil entendê-lo. Se não conseguir, coloque no google tradutor.

Ele vai direto ao ponto: escrever um blog é desenhá-lo. Antes de ler, a pessoa praticamente escaneia o post e aquilo já lhe dá idéia se vai ter conteúdo interessante ou não.

Você já pensou em desenhar o blog? Olha que conceito bárbaro.

No seu próximo post, siga as instruções de nosso amigo espanhol - desenhe. Pesquise a imagem, veja onde colocará negrito, crie o envolvimento a partir do visual do blog.

 

Categoria: Criar Blog, Fazer blog
Comentários (1) e Compartilhar

"Cama e café" na Copa

Publicado por Marilvia Oliveira em 14/01/2014 às 22h35

Para que é impulsivo ou é de Áries, nada como um negócio para começar imediatamente e acabar até agosto. Ou não. Trata-se da hospedagem que está sendo estimulada nos Estados para dar cobertura à demanda de turistas que se espera na Copa. No site do Ministério do Turismo você acessa o link da página da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, que lançou o Programa de Hospedagem Alternativa Cama e Café.

Em Brasilia há mais de 300 residências cadastradas. O Rio de Janeiro está na mesma corrida. O preço de hospedagem destas residências que oferecem a possibilidade da pessoa dormir e tomar o café da manhã é mais convidativo do que o de hoteis tradicionais.

Criar um blog sobre hospedagem em residências ou "Cama e Café" pode não só abrigar estas ofertas como servir de espaço para artigos sobre o que está acontecendo e posts sobre o que se recomenda ao "anfitrião" para melhor receber seu hóspede. É uma coisa com pegada muito forte para agora, agorinha. E, se bem feito, terá patrocínio, pode crer.

Categoria: Criar Blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (7) e Compartilhar

Começar seu blog em 2014: recomendação de experts

Publicado por Marilvia Oliveira em 05/01/2014 às 09h43

Interessante coletânea de previsões de experts em Marketing, feita para 2014 por Social Media Examiner, começa com uma constatação clara: as mídias sociais mais e mais irão monetizar. O uso das mídias sociais por empresas já está buscando ou buscará retorno financeiro. Portanto, reveja seu orçamento do ano.

No meio das previsões, uma interessante de John Haydon, que escreve no Huffington Post e outros meios: Comece já seu blog. Publicar conteúdo relevante em um blog é uma das melhores maneiras de usar o Facebook e outras mídias sociais para levar seu público ao seu site e fazê-los comprar o seu produto, ou serviços, e mesmo fazer doações para seu projeto social.

Esta decisão é para ontem. Um conselho: comece, independente de estar perfeito. Use um bom editor de sites e prepare rapidamente a parte de design, escrevendo na sequência seus primeiros posts e publicando. Depois, você vai incrementará, fará seu calendário de posts, selecionará temas principais. Leva um tempo até o seu blog surgir no radar dos robôs de busca. Faça com que este tempo comece a contar desde agora! 

 

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, Redes Sociais
Comentários (5) e Compartilhar

Um blog sobre a Rússia

Publicado por Marilvia Oliveira em 28/12/2013 às 20h11

Um blog sobre a Rússia ou sobre outros países, como já citamos aqui, pode ser sempre muito interessante pois você disponibiliza para pessoas que pouco conhecem o país aquilo que você sabe e que, por alguma razão, é um conhecimento inédito ou difícil de encontrar. Você pode ter vivido lá algum tempo, ou pode ter amigos no país, e mesmo pode ter acesso à língua e a noticiários locais. Sempre saberá algo novo e interessante que a mídia pode nem divulgar.

Essa é uma boa idéia para blog.

Vamos pensar na Rússia, apenas para continuar nosso exemplo. Lembram-se que 2013 começou com um dos eventos mais fantásticos, logo em fevereiro, na cidade de Tcheliábink, centro industrial nos Urais? Um tremendo meteorito – 30 vezes maior do que a bomba de Hiroshima, caiu lá. O que, você esqueceu? As janelas de 7 mil edifícios quebraram e muita gente se feriu. Por meses, os cientistas ficaram recolhendo pedaços dos meteoritos que estavam no fundo do lado Tchebarkul.

No aspecto cultural, reabriu um dos principais teatros do país, localizado em São Petersburgo – o Mariínski. Gérard Depardieu, tão querido no Brasil, e indignado com a taxa de 75% sobre a renda em seu país (quando na Rússia é 13%) recebeu a cidadania russa e o convite para ser o ministro da cultura da Mordóvia.

Em um post falamos dos jogos universitários internacionais, a Universíada, na cidade de Kazan, capital do Tatarstão, tendo a Rússia ficado com a maior parte das medalhas. E em outro post, falamos da tocha olímpica que chegará a Sôtchi em fevereiro de 2014.

Escândalos? Quase. O primeiro foi a separação do presidente Vladimir Putin e Ludmila em junho, anunciada ao saírem de um balé. Mas o asilo a Edward Snowden que denunciou a espionangem internacional feita pelos Estados Unidos deu verdadeiro Ibope. Não menos escandalosa, embora menos anunciada, foi o confisco de um navio do Greenpeace, o Arctic Sunrise, que prostestou na plataforma de petróleo no mar de Pechora, e que agora aguardam anistia.

A reunião da cúpula do G20 em São Petersburgo, onde se discutiram as armas químicas da Síria e onde Moscou ajudou a Damasco a evitar ataque militar  norte-americano.

Tem mais? Só tem. Mas fica para quem quiser fazer um blog em 2014 sobre esta interessante região que ainda não descobriu direito o Brasil. Uma ajuda? Leia a história de uma jovem brasileira que se formou lá e que agora sonha em voltar e fazer Mestrado. É uma forma de começar a ver como um brasileiro pode se encantar com a Rússia e se animar a escrever o seu blog. Ela conta aspectos muito interessantes do povo e de sua vida lá.

 

 

 

Categoria: Criar Blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (1) e Compartilhar

Natal! Festa nos blogs!

Publicado por Marilvia Oliveira em 23/12/2013 às 09h38

Recebemos email de Chris Brogan - expert em midia social - falando sobre a universalidade da festa de Natal. Ele lembrou que o Ramadan foi em 8 de julho em 2013. E já deixamos registrado aqui que esta celebração muçulmana será na última semana de junho em 2014. Os oito dias da celebração judaica de Hanukkah começaram em 26 de novembro e, em 2014 - começarão em 16 de dezembro. Vai bater com a véspera de nosso Natal.

Isto traz um interessante aspecto do Natal. Ele é meio que universal, mesmo. Muita gente nem viu passar Hanukkah ou mesmo nem sabe o que é Ramadan, menos ainda o festival indu Diwali que é o começo do ano na Índia, mas uma enormidade de países sabe que é Natal. Isso dá prevalência à celebração do Natal? Não sei se é o caso de se falar de prevalência mas, sim, de universalidade. E isso abastece o espírito da fraternidade, dos cumprimentos, dos votos, dos desejos bons.

Como deixar passar batido a festa de Natal? Não deixe de festejar esta data de alguma forma em seu blog.

Feliz Natal a todos vocês que nos leram no decorrer deste ano. Que tenhamos mais um lindo Natal juntos em 2014.

Categoria: Criar Blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (3) e Compartilhar

Criar um blog a respeito dos transgênicos

Publicado por Marilvia Oliveira em 21/10/2013 às 22h23

A questão dos transgênicos já é rotina nos supermercados. Se você, hoje, for procurar aquele produto que conhecemos como "Maizena" (que é marca), ou seja, o amido de milho, não encontrará nada que não seja transgênico. Minto. Há uma rede de supermercados grande que tem um produto com sua marca própria, onde não aparece a marca de transgênico. Será?

Em Curitiba, começa hoje um Seminário Internacional sobre Transgênicos e seus 10 anos no Brasil. O Seminário começa com um balanço crítico dos transgênicos no país, seguido pela discussão da agricultura familiar e os transgênicos, e uma abordagem internacional, incluindo América Latina, América do Norte, Ásia até chegar à "Resistência transgênica na Europa".

O último dia fala dos riscos à saúde, dos retrocessos e alternativas deste tema tão importante.

Para quem quiser criar um blog sobre transgênicos, poderá ter material muito rico se obtiver os anais deste Seminário. Ao fazer um blog sobre os transgênicos, será importante tratar de todos estes temas para criar consciência e discussão já que o consumidor não é exposto a informação ampla sobre o assunto, embora seja exposto cada vez mais aos produtos transgênicos já transformados em produtos clássicos como é o caso da "Maizena".

 

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (3) e Compartilhar

Lixo: um desafio deste século

Publicado por Marílvia Oliveira em 11/10/2013 às 23h45

A Expolixo, exposição que agrega produtos e serviços ligados ao lixo, aconteceu nesta semana. Foi muito interessante verificar a presença de players do setor, vindos da Áustria, Canadá, Espanha e assim por diante. Todos de olho no imenso mercado que representa o nosso lixo, devido ao tamanho do país e ainda à baixa educação para o não desperdício.

Fazer um blog sobre o lixo é assunto que vai ter matéria por boas décadas. A legislação nacional foi muito bem pensada e exige a sustentabilidade, com reforço dos papéis sociais da população que já se envolveu com o lixo, como os recicladores, por exemplo. Exige ainda o cuidado com os processos de tratamento dos resíduos de forma a que não se gere gás que comprometa ainda mais a atmosfera, gerando mais aquecimento global.

Existe ainda muita desinformação sobre todo o processo como se pode ver na feira e um blog pode ser uma fonte de referência até mesmo para jornalistas, pois a matéria ampla e tem inúmeras vertentes. Uma destas vertentes é a sucata e outra é a riqueza contida no lixo. Havia na feira máquinas tratando fios e cabos, que contém metais preciosos, e mostrando como este material de valor poderia ser recuperado.

Enfim, quem se habilita? Temos que sair na frente com este tema pois ele realmente promete e há um bom chão para se caminhar ainda.

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (1) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||