Criar Blog

O melhor conteúdo e palavras-chave: o caminho de iniciação

Publicado em 07/06/2013 às 10h10

Quando o Google fez mudanças em seu algoritmo, começou a neura de se buscar o melhor conteúdo argumentando sobre a inutilidade das artimanhas de SEO para ranquear seu blog. Isso é apenas parte da verdade. Devote-se como um monge a divulgar ou você, no médio prazo, estará morto.

Se você não divulgar um blog, ele não vai para frente mesmo. Já li muitos blogs com conteúdos brilhantes mas que ficam no ostracismo porque não há quem os acesse já que não são divulgados. O tal conceito de pagerank, onde o Big Brother Google nos espreita a cada dia, comanda o show e exige, sim, ações de divulgação entremeadas a ações de criação de conteúdo.

Algumas dicas interessantes neste labor diário que podem facilitar um pouco sua vida:

Seu título. Ali já devem estar suas palavras-chave. Lógico que no final todos os seus títulos estarão meio que parecidos porque seu blog deve se concentrar em algumas palavras-chave para não se perder. Mas o que ocorre é que ao lado de demanda por conteúdo inteligente há uma demanda meio burra por palavras-chave para o robô de busca. Tente ficar confortável no meio deste tiroteio cruzado porque vida de blogueiro é assim.

Palavras-chave. O Google Trends tem que ser seu fiel escudeiro no processo de escolha de palavras-chave tanto para o título quanto para o texto e indicação de tags. Ali você vai ver que palavras-chave mais estão sendo procuradas. Lógico que existe uma pegadinha aí também: as mais procuradas são as mais concorridas. Isso significa que aquele blog que já tem muitos acessos está em melhor posição para que elas sejam consideradas no seu ranqueamento do que um blog nada conhecido. Procure algumas palavras próximas deste sentido e sem muita concorrência. Aquela estratégia de “ir comendo pelas beiradas”.

As redes sociais complementam este processo de divulgação de seu blog mas estes dois podem ser bons começos pois criam acessos mecânicos - através dos robôs de busca. Ao criar um blog ou criar um site, concentre-se nestes dois processos no início, como um monge o faria - com desbragada dedicação. Há todo um aprendizado na identificação de palavras-chave e todo um constrangimento na criação de títulos com as mesmas e que amarra sua criatividade. São, portanto, recomendações onde você tem muito a fazer. Depois que se tornar master neste processo inicial, tão relevante, ataque de frente as redes sociais.

Imagem: © Corbis

Leia mais: Criar sites

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, SEO
Comentários (0) e Compartilhar

O mundo está oferecendo. Aceite!

Publicado por Marilvia Oliveira em 06/06/2013 às 09h12

Na astrologia, dizem que há períodos em que a natureza favorece tudo à sua volta e, em outros períodos, ela se ausenta por completo, deixando tudo por sua conta. No primeiro período, aproveite cada minuto e, no segundo, tente não se estressar porque a coisa fica feia.

Da mesma forma, no mundo da internet, há períodos em que tudo vem ao seu encontro, em uma certa direção, e o inteligente é responder rápido, da forma que lhe for possível. Refiro-me às experiências de vídeo.

Instagram, vine e outros recursos para vídeo foram as coqueluches de 2012. E 2013 começou com Google+ lhe oferecendo o hangout, uma experiência de chat com vídeo ao vivo, onde você pode falar com muita gente. Certo, também serve para falar com o filho que mora no outro país, mas nos negócios é um recurso importante disponível, gratuitamente, agora.

Você pode utilizá-lo criando um ambiente de aprendizagem, e depois compartilhá-lo no youtube ou outras redes sociais. Você ainda pode iniciar um hangout para falar com o seu cliente sobre algo que acabou de implantar e sobre o qual ele tem dúvida. Ou após treinar o corpo gerencial, ensiná-los a usar o recurso para treinar suas equipes – até dez pessoas no vídeo-chat ao mesmo tempo, e utilizando um grupo de materiais que você já pode deixar preparado para eles. As chances de multiplicação e interação são inúmeras.

Caso inicie um projeto novo, queira transmitir um conceito diferenciado, pense também em criar um site para ali depositar materiais de referência, artigos complementares para leitura de apoio e os vídeos feitos em hangouts. Um gerente pode ter excelente referência para desenvolver a equipe a partir da análise de um vídeo em que você treinou a equipe dele, e onde eles tiveram uma ativa interação. Use, ainda, um editor de site que lhe permita, além do site, criar um blog e nele expandir os posts com conceitos adicionais. O próprio Google+ está fortalecendo a sua plataforma de blog, o blogger, propondo o uso dos vídeos gerados no hangout dentro do blog. Mas outras plataformas, como o sitePX, são completas – oferecendo site, blog e loja virtual, e admitindo o uso dos vídeos. Uma loja virtual pode ganhar muito com um vídeo que mostra como o produto é aplicado ou usado.

Em resumo, o mundo virtual está chamando você para a interação, para os vídeos, para o uso de recursos multiplicadores. Faça valer e circular o seu conhecimento, integre estas experiências em seu trabalho. Você só tem a ganhar.

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Sinalizações importantes nos negócios do LinkedIn

Publicado por Marílvia Oliveira em 05/06/2013 às 16h58

Existem pessoas que aproveitam bem o LinkedIn para relacionamentos de negócios e profissionais. Outros – uma grande parte – não liga e nem quer saber. No entanto, é importante observar como o LinkedIn está crescendo para entender que, na área de negócios e no âmbito dos profissionais, esta rede está ganhando uma direção muito importante que você não deve perder de vista.

Em 2012, LinkedIn adquiriu SlideShare onde muitos palestrantes e outros conteudistas compartilham seus materiais de estudo, apresentação, acadêmicos e técnicos. Outra aquisição importante foi a revista Pulse que divulga notícias e estimula discussões via celular. Pulse se posiciona como a plataforma avançada da indústria moderna de notícias.

Com isso, LinkedIn está sinalizando que vai acontecer na área de notícias e conteúdo de forma geral, tendo visceral compatibilidade com o mundo profissional e de negócios. Dá para ignorar?

Observa-se que o usuário do LinkedIn, no Brasil, pouco se exercita no uso de suas várias ferramentas e, quando muito, deixa lá pinceladas de seus dados curriculares e sua vida acadêmica. Mas, acredite, como diz o nome da revista eletrônica, o mundo pulsa no LinkedIn e vale a pena exercitar-se dentro dele para começar a ter uma posição avançada e ativa nesta rede.

Cuidados a tomar de forma rápida: criar um site, pessoal ou de seu negócio, e informar lá qual é. Vai ser uma ótima referência para quem quiser conhecer suas idéias e suas realizações de forma melhor. Use um editor de sites que lhe permita também criar um blog e comece a divulgar suas idéias sobre sua área de competência. E, de novo, coloque o blog no seu perfil do LinkedIn.

Depois que estiver mais tranquilo com o site e os posts, selecione posts que podem interessar à comunidade do LinkedIn e publique. Será um primeiro passo importante para formar sua carteira de contatos na rede social e depois conhecê-la melhor, em função dos textos que lêem e dos comentários que fazem. Unir-se a grupos de discussão também lhe abrirá novas perspectivas.

Imagem: © Noel Hendrickson/Corbis

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Interações, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Compartilhando tendências em B2B

Publicado por Marilvia Oliveira em 03/06/2013 às 11h52

B2B, como você sabe, é o relacionamento comercial de negócio (B, de business) para negócio. Em outras palavras, o relacionamento institucional, de empresa para empresa. Um distribuidor de peças irá se relacionar com as concessionárias, centros automotivos e oficinas mecânicas que compram as suas peças (B2B). Ele faz isso inicialmente ao criar um site e depois através das redes sociais e outras ações de marketing.

Em relatório recente feito por Content Marketing Institute e Marketing Profs, destaca-se que o marketing de conteúdo é uma estratégia firme que empresas vem utilizando em sua comunicação do tipo B2B. Quando uma empresa usa a estratégia de divulgar conteúdo, ela busca divulgar informações que, na ponta, acabam validando seu relacionamento comercial e fortalecendo os relacionamentos com clientes existentes e novos.

Neste processo algumas constatações merecem ser aqui resumidas:

Os mais relevantes objetivos no Marketing B2B são: promover conhecimento de marca, promover aquisição de clientes, gerar leads (potenciais compradores).

A tática mais usada para divulgar conteúdo são as redes sociais seguidas por: artigos no site, newsletters, blogs, estudos de caso, vídeos, artigos em outros websites. Há outro grupo de ações menos utilizados mas ainda fortes como webinars, whitepapers, relatórios de pesquisas, microsites, infográficos, ebooks, revistas, livros, conferências virtuais, podcasts etc. Bons editores de site lhe permitem inserir boa parte destes formatos em seu próprio site.

Os canais sociais mais usados são cinco. Os primeiros, com cerca de 80 a 83% de uso, são LinkedIn, Twitter e Facebook. O 4º é o Youtube (61%) e o 5º é o Google (39%). Pinterest vem crescendo neste processo e merece ser observado com atenção.

Os três maiores desafios para a empresa na geração de conteúdo são:

- produzir suficiente conteúdo

- produzir o tipo de conteúdo que envolva os clientes

- produzir variedade de conteúdo

Estas informações são relevantes para o seu planejamento B2B. Analise sua ação de marketing através das lentes destes ângulos e seguramente encontrará novos caminhos mais eficazes ainda do que a sua situação atual.

Imagem: © Beathan/Corbis

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Como fazer um blog de futebol de botão

Publicado por Marílvia Oliveira em 29/05/2013 às 10h50

Primeiro, primeiro mesmo é gostar de futebol de botão porque se não gostar será difícil entender este mundo de apaixonados. É quase a mesma coisa que entender o mundo de pessoal que lida com aeromodelismo, pipa ou similares.

Em São Paulo, já começa a ficar conhecido o evento Paulista com Farofa que é para os fãs de futebol de botão se encontrarem, ali na Avenida Paulista, na altura do Masp e Trianon. Quem não conhece, fica olhando os entendidos jogarem e comendo um churrasquinho com cerveja ou ouvindo samba.

Futebol de botão, quando é jogado oficialmente, se chama futebol de mesa. Ai não entra trave feita com caixa de fósforo nem botão tirado de terno. O reconhecimento do Futebol de Mesa como modalidade desportiva ocorreu em 1988, ou seja, ele já está maduro, faz 25 anos agora em 2013!

Para quem vai montar um blog sobre o assunto é importante trabalhar o seguinte conjunto de temas, para ser completo:

- História. Há vários momentos relevantes da história deste futebol e  uma primeira referência é Wikipedia. Dali você sai para vários sites que lhe darão bom material.

- Campeonatos. O mesmo site lhe abrirá informações sobre os campeonatos os grandes nomes, os times e seus escudos, e lhe darão a base para acompanhar os eventos e reportar em seus posts.

- Técnica. Há diferentes conjuntos de regras no futebol de botão e posts sobre estas diferentes modalidades também serão importantes para alegrar a vida de seu público do blog.

- Eventos. Onde jogar. Curiosidades. Onde comprar. Estes temas diversos são a pitada de pimenta do seu blog. Comece pesquisando na página de notícias  Futebol de Mesa News que é bem completa. Ali você entenderá o funcionamento dos grupos de aficionados e verá inúmeras informações relevantes para fazer o seu blog.

Importante: não fique só na pesquisa - vá a campo. As fotos das partidas, as entrevistas com os jogadores (inclusive, vídeos) serão o toque de ouro em seu blog.

Sucesso!

 

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (0) e Compartilhar

Para decisões sobre seu blog, conheça estes fatos

Publicado por Marilvia Oliveira em 25/05/2013 às 20h22

Leio em Advertising Age sobre ranking de blogs e, depois, os comentários de um blogueiro de prestígio sobre os 10 maiores blog de SEO (recursos de otimização de blog para os robôs de busca) ali listados, e suas práticas. Anote os highlights.

Tópicos relevantes

- Metade dos 10 maiores usa wordpress como sua plataforma de blog.

- Os principais blogs, cujos posts não estão no domínio principal, usam subpastas para seus blogs, ou seja, nomedomínio/blog.

- Posts destes blogs tem URLs que incluem o título do post na íntegra. Dois apenas tem URLs curtas, apenas com as principais palavras incluídas, o que é uma das recomendações de SEO.

É por esse motivo que um editor de site como sitepx.com lhe dá a opção de editar a URL de seu post, reduzindo ou simplificando o título original do post.

- Oito dos 10 blogs tem “categorias” na barra lateral ou no cabeçalho, facilitando ao internauta a visão dos tópicos de seu interesse.

- Apesar de se dizer que RSS está nos últimos dias, os dez blogs usam Feedburner como seu RSS.

- Oito dos blogs indicam links para suas redes sociais que incluem Twitter, Facebook e Google+.  Um deles inclui ainda Pinterest e Tumblr.

- Todos os dez usam o Google Analytics.

Fonte: 180fusion

Categoria: Criar Blog, Redes Sociais, SEO
Comentários (0) e Compartilhar

Uma trégua no dia-a-dia

Publicado por Marilvia Oliveira em 16/05/2013 às 20h27

Pensamentos positivos ou que nos estimulem à consciência são como um oásis no deserto do dia-a-dia. Vejam estes pensamentos dos índios norte-americanos, que traduzem suas crenças sobre a vida:

Vocês vão realmente ter uma boa vida se se ajudarem mutuamente. Este é o modo que um pode fazer o outro feliz – sempre se sinta desejoso de ajudar o outro. Isto você deverá fazer por todo o tempo em que a Humanidade permaneça na Terra. White Buffalo

Nossos pais nos ensinaram que a mentira foi a grande vergonha – que era o escudo de batalha atrás do qual o covarde escondia a sua vergonha. Sioux

Grande Espírito, eu busco força não para ser maior que o meu irmão mas para lutar contra o meu maior inimigo – eu mesmo. Por isso quando a vida se esvai, como um por de sol desaparecendo, o meu espírito pode ir a Você, sem vergonha. Sioux

A adoração dos índios norte-americanos ocorria na Natureza, frequentemente em silêncio, que se acreditava trazer auto-controle, coragem verdadeira, força, paciência, dignidade e reverência. Um ditado importante deles: guarde sua língua na juventude e, na maturidade, um pensamento de grande valor para o seu povo irá maturar.

Em suas crenças sobre a vida, sobre os obstáculos e como enfrentá-los e sobre os relacionamentos, encontramos pensamentos de grande valor, ensinamentos cheios de força e direção clara. Valeria a pena criar um site com informações sobre suas vidas e crenças. Nos Estados Unidos, há um número enorme de sites e blogs sobre estes temas. No Brasil, contudo, não temos presente esta tradição. Sobre os nossos próprios índios, conhecemos pouco e, com dificuldade, encontraremos referências para montar um site. Quem sabe inglês, contudo, pode ter material riquíssimo para reflexões ao criar um blog sobre as crenças, o modo de vida e a visão de mundo dos sioux e outros índios norte-americanos.

Um site que tem palestras originadas direto desta tradição dos sioux é redcloud100yrs.wordpress.com. Está em português e é um blog muito acessado – já está com mais de 60 mil acessos. Visite para refletir sobre esta idéia de blog.

Categoria: Criar Blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (0) e Compartilhar

A Nova Era foi feita para os blogs. Ou como tirar ouro de plantas.

Publicado por Marilvia Oliveira em 09/05/2013 às 20h21

Há novos conhecimentos e abordagens sendo feitas  no mundo que são apropriadas para se criar um blog. São temas que intrigam, geram questionamentos e estimulam reflexões importantes.

Não vamos tão longe e tomemos um artigo recente, divulgado pela Exame Info. Ali se fala que é possível obter ouro através de plantas, e informa sobre um método de cultivar e colher ouro de plantas.

Nem vou para a frente neste assunto mas acho que já criei um ponto de curiosidade importante em sua mente. Isso é ou não é matéria de blog?

Sou entusiasta dos blogs exatamente por isso. Em geral, a idéia de criar um blog vem de um salto criativo, de uma idéia que a pessoa julga fantástica, ou de uma informação que mobiliza o blogueiro a ativamente compartilhar. É um movimento bom, do ponto de vista social, e do ponto de vista cultural. O blog é movedor de gente e de idéias.

Estou dizendo que criar um site não tem a mesma dinâmica? Não. O site, porém, nasce de um movimento interno mais organizado, de uma necessidade mais pontual. E não tem tanta liberdade criativa. Por isso, aos sites, costuma-se agregar um blog, para que este contribua com esta força criativa. 

Imagem:  TongRo/TongRo Images/Corbis

Categoria: Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Reciclagem: tendência firme e boa idéia para blog

Publicado por Marílvia Oliveira em 03/05/2013 às 10h58

A reciclagem é um tema que surgiu há alguns anos mas no começo era visto como meio folclórico ou de interesse apenas de ambientalistas de plantão.

Hoje, virou coisa séria. No nível doméstico, surgem cursos para orientar a reciclagem e até a vida comunitária nos condomínios.

Em termos de negócios, investidores nacionais e internacionais se organizam para investir na área e tem procurado oportunidades no Brasil. Estivemos a par de uma negociação recente sobre aterros em municípios onde foi chamada empresa internacional porque tinha tecnologia diferenciada. Imagine o que uma contratação assim não atrai em termos de interesse para o país e visão das oportunidades existentes nos municípios.

Esta é uma área que só tende a crescer e que irá gerar ainda muito mais negócios do que os que já estão aí. Vale a pena considerar este tema para um blog porque, em geral, quem quer investir nesta área, ouve os benefícios financeiros disso mas tem, em geral, muitas dúvidas. Por outro lado, quem tem equipamentos de reciclagem quer se dirigir a interessados mas ainda não os encontra com facilidade. Criar um site ou fazer um blog nesta linha é uma oportunidade não só de informar mas também de monetizar o site. Aposte aí!

Leia também: Criar sites

Imagem: Máquinas de reciclagem

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (0) e Compartilhar

Valsa das Três da Manhã

Publicado por Marilvia Oliveira em 01/05/2013 às 09h15

Inspiração é uma forma de denominar a ansiedade que abate o blogueiro quando por algum motivo não lhe vem a mente o tema que toque o seu coração e, por tabela, o de seu leitor.

Quando hoje lia sobre a morte de Paulo Vanzolini, em post de Fernando Albrecht, pensei sobre isso, estimulada pelo nome de uma de suas belas canções “Valsa das três da manhã”.

A vida, no seu dia-a-dia, é cheia de percalços, em geral, conflituosa pois ninguém mais tem calma com ninguém. Fica difícil vir aquela inspiração que nos enche o coração, que nos dá vontade de criar um site ou blog, e que nos faz – mesmo elaborando algo técnico – transcender o fato ou sistema, e mesmo a técnica – para chegar também a algum tipo de meta-sentido, dando mais, tocando o humano do outro lado da tela de um computador ou mobile.

Quem escreve, porque gosta, tem estes pruridos de querer escrever além da notação objetiva das palavras.

Daí pensei que, realmente, me inspiro mais, me sinto mais estimulada quando a paz da noite vem, e a cidade se aquieta, e o céu fica polarizado entre lua e estrelas. Tudo convidando ao descanso e ao relaxamento. Nossa glândula pineal produz a melatonina e ouvimos o piar da noite, chamando-nos ao sono. Naqueles minutos que antecedem a consciência do descanso, como é bom escrever, como é bom refletir, como é bom produzir aquilo que queremos escrever com carinho e entusiasmo. Como dizia Paulo Vanzolini na música título deste post: "É o meu instante de felicidade".

Deixo vocês com a música Valsa das Três da Manhã, deste homem que escandia as palavras, com amor, e que acabou de ir embora do círculo da vida, deixando porém sua linda obra para nos acompanhar noite adentro.

Para quem quiser cantar junto:

Valsa Das Três da Manhã

Paulo Vanzolini

Eu não bebo para esquecer,
Bebo para lembrar.
Bebo e cambaleio e tenho você ao meu lado
É o meu instante de felicidade.

Vou andando na neblina das ruas
Conversando com você
Cantigas da perdida felicidade.

Seu perfume se mistura
Ao cheiro bom da madrugada.

Sua mão nem pesa no meu braço
Mas seu contato é doce, doce
E o rumor do seu passo
É música, música pura.

Só não vejo você.
Mas não faz mal.

Com você ao meu lado
Isso me basta.

E lá vou eu andando na neblina, feliz
Até cair

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||