Criar Blog

Delegar para crescer e ter qualidade de vida

Publicado por Marilvia Oliveira em 23/03/2013 às 09h53

Você sabe que trabalhar sem parar é inviável para a saúde, para a mente, para a vida amorosa, e, enfim, para a qualidade de vida, Delegar é a chave para um ritmo adequado à sua vida. Muitos porém tem medo de delegar pois entendem que é entregar tudo na mão do outro. Não é assim.

Comece estabelecendo níveis ou estágios de delegação. Para colaboradores novos, oriente sobre o que deve fazer e peça que lhe reporte o que foi feito, quando e como, em bases periódicas. Quando o colaborador amadurece, deixe-o tomar decisões dentro de um escopo pré-definido e peça-lhe que, periodicamente, reporte o que foi feito e decisões que foram tomadas. Ajuste aquelas que não estiverem adequadas e dê novo treinamento para melhorar as próximas decisões.

Quando o colaborador já tem maturidade, abra-lhe a opção de decidir mas também a de selecionar caminhos. A escolha é um ato que demanda compreensão muito clara do escopo de atividades e é um rico caminho de preparar verdadeiros substitutos.

Desta forma, você vai ver que criar um blog, com o apoio de alguns colaboradores, não é uma atividade insana e pode ser delegada, criando vários espaços para sua liberação e para autonomia de quem está com você. Até mesmo criar um site e administrá-lo desta forma é viável e prático.

Um exemplo prático. Imagine que uma pessoa vá criar um blog no sitePX. Ela pode delegar atividades como postar conteúdos e inserir datas de publicação, assim como os demais campos de informação sobre o seu post, com base em lista de posts pré-elaborada. Em outro momento, a pessoa pode receber a tarefa de dar os comandos de inserção dos posts nas redes sociais, criando pequenas frases introdutórias. Um último nível de delegação pode considerar a eleição de temas e um resumo do conteúdo e, ao final, a pessoa pode ser preparada para produzir os conteúdos. Veja que uma tarefa que você faz sozinho pode ser delegada em vários aspectos e de forma progressiva na medida e que os colaboradores mostram maior grau de preparo. Vamos começar a delegar?

Leia também: www.abrirempresaindividual.com.br

Imagem: © /TongRo Images/Corbis

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Sem criatividade para escrever

Publicado por Marilvia Oliveira em 12/03/2013 às 09h00

Ao criar um sitecriar blog, você pode ter pensado em tudo menos em que, com o tempo, se sentiria que nem um poço seco, sem conteúdo para escrever. Saiba: isto ocorre mais do que você pode imaginar, porém, tem como resolver.

Cria a disciplina da ação. Criar é um ato que inclui não só inspiração - exige a ação, com disciplina. Existem textos que vem como a brisa da manhã, chegam claros e frescos, e você logo os reconhece e começa a escrever. Mas existem aqueles textos que  não surgem de jeito algum. Acostume-se a ter uma pasta com textos que podem inspirá-lo. Ali, diariamente, abra um ou dois textos, para criar material que embora não seja espontâneo, no primeiro momento - irá se transformar em inspiração para algo genuinamente seu na medida em que, estimulada sua mente, ela atrair o seu coração.

É como um namorado que começa a acariciar o cabelo da namorada, depois o seu rosto e, então, novamente o cabelo. Ela, distraída vendo um filme, não percebe - mas seu coração começa a reconhecer o carinho e reage. É assim a inspiração que vem pela disciplina da ação.

Crie outra disciplina – a do tempo. Escolha o período do dia em que vai trabalhar e convoque a família inteira, se o escritório é em casa, ou seus colegas, se trabalha fora, para que saibam que, digamos, das 9 às 11h da manhã estará criando e não pode ser interrompido. Isto quer dizer que você vai trabalhar duas horas direto? Não. O melhor é trabalhar meia hora e parar 10 minutos, para ir tomar um café ou algo que o faça desconcentrar um pouco. Daí volte e vá por mais 30 minutos. Observe-se neste percurso. Pode ser que 30 minutos seja pouco para o seu bioritmo. Faça então ciclos de 40 ou 50 minutos e descanse 10 a 15 minutos. O importante é criar um ritmo de tempo de trabalho e um ritmo de intervalos para relaxamento, contato com a natureza, um café.

Crie, finalmente, a disciplina do esforço solitário. Não permita que pessoas o interrompam mas, também, não permita que venha gente falar com você no twitter ou no facebook. Nem abra o linkedIn ou outra rede social. Seu celular, desligue e deixe com uma mensagem que lhe permita retornar depois de 11h00 ou algo assim. A internet é maravilhosa mas se disciplinar pessoas ao seu redor é fácil, torna-se um fardo disciplinar pessoas na rede. Você deve literalmente desconectar se quiser ter sucesso. Depois destas duas a três horas de disciplina e dedicação, a criatividade terá vindo à tona e o produto de sua criação terá surgido, limpo e perfeito. Daí fale com o mundo!

Leia também: criarsites.net.br

Imagem: © Jon Arnold/JAI/Corbis

Leia também: www.abrirempresaindividual.com.br

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (1) e Compartilhar

Conselhos para blogueiros novos

Publicado por Marilvia Oliveira em 26/02/2013 às 08h10

As pessoas admiram blogueiros de sucesso e, muitas vezes, os seguem e reenviam seus posts para amigos. Até que um dia decidem criar blog. Alguns conselhos não vão fazer mal e, se você seguir, vão mesmo ajudá-lo. Permita-me.

1 – Nome e tema

Escolha tema onde você possa nadar de braçada. E crie um nome bom de lembrar. Se um amigo puder criar logomarca para seu blog, melhor ainda! Mas não é essencial – pelo menos, no início.

2 – Escolha plataforma adulta, experiente

Uma plataforma como o sitePX já caminhou bastante para entender suas necessidades. Lance mão desta ajuda. Após criar blog nesta plataforma, explore-a para rapidamente usar todos os seus recursos. No sitePX, após publicar um post, caminhe pelos campos a serem preenchidos. Haverá espaço para definir tags, outro para o que você vai divulgar nas redes sociais, outro para o que o motor de busca irá ler/divulgar, outro para posts que você já escreveu e para onde vai redirecionar seu leitor, enfim, inúmeros campos inteligentes e que lhe pouparão tempo, além de lhe dar o norte de como divulgar na internet.

3 – Interaja na rede

Não adianta só ter um blog ou site e escrever. É preciso divulgar. Inscreva-se nas redes e usando o sitePX, clique no botão referente a cada rede, para enviar seu post, já em forma resumida e com imagem. Isto vai lhe dar muita força na divulgação. Depois, vá às redes e fale com as pessoas – comente, discuta, like, insira imagens e mostre quem você é, de um jeito muito próprio, e criativo. Isto vai trazer gente para o seu blog.

4 – Aprimore sua escrita

Existem vários cursos sobre como fazer títulos, tamanho adequado de um post, uso de adjetivos e advérbios. A internet é rica em cursos online e posts sobre como escrever bem e criatividade. Na maior parte das vezes, cursos e orientação gratuitas.

Se você gosta de interagir com pessoas, fica feliz escrevendo, e tem interesse em aprender sobre a tecnologia que está relacionada a um blog ou site (aprendendo sobre mecanismos de busca, palavras-chave, metatags etc.)- então vá em frente e trabalhe muito pois o sucesso na internet vale a pena. É a ferramenta do momento. Você só vai ganhar com isso. 

Leia também: criarsites.net.br

Imagem: © Brüderchen & Schwesterchen GmbH/Corbis


Categoria: Conteúdo, Criar Blog, SEO
Comentários (2) e Compartilhar

A frustração de não ser seguido ou lido

Publicado por Marilvia Oliveira em 24/02/2013 às 23h30

Muitos blogueiros se frustram porque não recebem comentários e nem conseguem que seus twits sejam retuitados ou seus posts no facebook recebam likes. Ao criar blog, não pensaram que a vida poderia ser assim.

Lógico que tudo depende! Este deserto do Saara pode ocorrer porque você não sabe co-relacionar seus posts no blog com twits ou posts no facebook. Depende, também, de fatos ligados ao próprio leitor/internauta.

Quase 40% dos leitores de facebook ou twitter apenas lêem – não interagem. Este perfil retraído pode mudar se você provocá-los com alguma mensagem mais direta ou inteligente. Pode ser, no entanto, que nem assim reajam – às vezes, conectam-se ao facebook ou twitter e deixam o canal aberto, mas estão longe dali.

Outro grupo é de gente ainda nova na rede e que não sabe direito como usá-la. Um exemplo bem recente é do Pinterest, onde muita gente está entrando mas não entende bem o funcionamento. Podem dar um pin para uma imagem mas não tem muita clareza do que isto representa na rede, apenas respondem emocionalmente a um estímulo visual. 

No primeiro caso, a mensagem direta e desafiadora, no bom sentido, poderá mover a pessoa na sua direção, enquanto que, no segundo, você terá que começar a cativá-la dando informação sobre como usar a rede. Lembra-se daquelas provas tão bem formuladas que a gente aprendia, fazendo a prova?  Faça posts que dão dicas de como agir. Ensine, literalmente.

Quando você deslocar sua análise de você mesmo, verá que metade dos problemas estão do outro lado, e se sentirá mais tranqüilo para contribuir para uma mudança. Ao criar blog, sua idéia era, entre outras, prestar um serviço, lembra-se? Focar em sua frustração não levará a nada. Que caminho vai escolher?

Leia também: criarsites.net.br

Imagem: © Justin Paget/Corbis

Categoria: Criar Blog, Interações
Comentários (0) e Compartilhar

Como as métricas orientam sua ação no blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 16/02/2013 às 09h00

Este post é sobre o Google Analytics – aquele que lhe oferece um relatório diário do que acontece, ajudando a dar direção às suas ações que você definiu ao criar blog. Ações como a divulgação em redes sociais ou a elaboração de conteúdos específicos.

Ao criar blog, você pode, na plataforma do sitePX, incluir o Google Analytics como ferramenta de uso frequente. Há um caminho bem orientado para isso.

Neste post, vamos rever os fundamentos do relatório para você utilizar os dados a favor do seu blog.

Você está apenas começando e seu relatório mostra 119 visitas. Quando alguém entra em seu blog, conta-se uma visita. Se a pessoa deixar seu blog aberto e não clicar em nenhuma outra página no espaço de 30 minutos, ao voltar e clicar, será contada nova visita. Se ela entrar e sair, sem ir para outra página, aumentará o seu índice de rejeição. O Google Analytics entende que se uma pessoa entra em seu blog, ela deve procurar outras páginas. Se não o fizer, o blog não conseguiu seu objetivo - atraí-la para a leitura de outros posts.

A ( duração média da visita X o número de páginas por visita ) é outro indicador importante para se analisar se o conteúdo está gerando interesse, um dos mais importantes objetivos ao se criar blog hoje.

Há outros recursos que o Google Analytics lhe oferece e, destes, vale chamar a atenção para o relatório sobre mídias sociais. Procure em Fontes de Tráfego. Verá as referências de rede que tem vindo ao seu blog, como Google+, Facebook, LinkedIn, Twitter etc. Este relatório, porém, necessita da definição de metas pois é comparativo. Vale, no primeiro momento, para gerar constatações sobre como as redes estão funcionando para você e ir aprendendo aos poucos.

Ler também: www.criarsite.net.br


Categoria: Criar Blog, Estatísticas
Comentários (0) e Compartilhar

Desperte confiança, credibilidade e amizade com o blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 12/02/2013 às 08h00

A regularidade de acesso a um blog é determinada por alguns fatores, entre os quais está a credibilidade que o blogueiro passa. Ele sabe do que está falando? Forma seus conceitos com base em experiência ou pesquisa? Não tem importância se for pesquisa, desde que evidencie haver uma metodologia que passe confiança.

A confiança é um elemento central que cativa e mantém o leitor fiel. A pessoa precisa saber que, quando quiser saber de determinado assunto, poderá encontrar naquele blogueiro em que ela aprendeu a confiar. Ao criar blog, crie ali sinais de credibilidade, descrevendo com detalhes o seu perfil e seu conhecimento, e mesmo escrevendo posts que tenham suficiente embasamento e bom senso.

Finalmente, o blogueiro tem que ter clareza sobre o que afirma. Trata-se de uma opinião, está manifestando o senso comum, dirige-se ao leitor a partir de uma linha filosófica ou teórica específica? É importante deixar isso claro pois, além de credibilidade e confiança, ele começará a construir uma amizade com seu leitor. É importante que o leitor veja que o conteúdo não é a “última moda” sobre o assunto mas é algo pensado, refletido, ponderado que realmente pode ser seguido pois foi pesquisado e referenciado por várias fontes.

Amizade. Esta é a palavra que sela o acordo entre o seu leitor e você, ao criar blog e levá-lo a sério, se construir adequada confiança, originada em verdadeira credibilidade.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, Interações
Comentários (1) e Compartilhar

Etapas de construção de sucesso do blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 09/02/2013 às 08h20

Agonia da escrita

Ao criar blog, a primeira expectativa do blogueiro é produzir muito conteúdo. Os primeiros dez posts que ele publica já o deixam mais seguro. Seu tema já tomou um rumo. O foco de seus posts conduz a um conhecimento que irá se consolidando progressivamente. Cinquenta posts já pode ser considerado um blog bem consistente – lógico, se as premissas de construção de posts forem seguidas. Chamo esta primeira etapa de agonia da escrita.

Agonia dos acessos

Vencida a agonia da escrita, o blogueiro começa a sentir necessidade da audiência. Ele quer, primeiro, os acessos - esperava por isso desde sua decisão de criar blog. Os degraus de acessos são contados mais ou menos assim: 50 acessos, 100 acessos, 500 acessos. Quando se atinge 1000 acessos, o blogueiro está feliz e sente que tomou a direção certa. Chamo esta fase de agonia dos acessos. Só sabe o que estou dizendo quem lutou e venceu esta etapa, chegando aos 500 acessos. Antes, a luta é árdua e a incerteza , uma constante.

Agonia dos comentários

A necessidade de audência, contudo, tem seu segundo momento – vencida a etapa dos acessos. O blogueiro quer o interlocutor, quer os comentários, quer a interação com pessoas concretas. Quando isso ocorrer, pode até verificar que, nem sempre, seu leitor tem o perfil que ele imaginou. Chamo esta etapa de agonia dos comentários.

Chamada à ação

A quarta grande etapa é a chamada à ação. Tenho audiência mas para que efeito? Os comentários são uma etapa tão importante quanto dar as mãos, ou dar um beijo na face do outro, quando nos encontramos. Mas levar o outro a tomar um café com você é o desafio desta etapa de chamada à ação. Para que ações você quer este público? Pode ser a compra de um e-book, pode ser matricular-se em um curso que você agendou, pode ser comprar um produto que você decida lançar, enfim, deve ser algo concreto para o qual há um valor, mesmo que simbólico. Este público vai mostrar que paga porque acha que ali há valor.

Um conselho – nem sempre se precisa esperar a fase da chamada à ação, para ela acontecer. Você pode antecipar o processo, se planejar bem, e logo no início lançar um ebook, chamando todo mundo que entrar, mesmo na fase da agonia da escrita, para esta ação. Voltaremos a este tema.

Um lembrete importante: se você já está na fase da agonia dos comentários, comece a verificar, na  plataforma do sitePX, como irá colocar no ar uma loja virtual. Pode ser que, rapidamente, você tenha interesse em fazê-lo.

 

Obs. Infográfico construído no site easel.ly

Categoria: Criar Blog, Interações, SEO
Comentários (0) e Compartilhar

Três pontos de alavancagem de seu blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 07/02/2013 às 09h00

Existem alguns aspectos importantes que devem fazer parte de sua estratégia para que tenha uma linha de conduta clara e crie um blog consistente, no médio e longo prazo.

Tamanho do post

Um dos aspectos que merece sua atenção ao criar blog é o tamanho do seu post. Não fique preso a um número de caracteres preciso. Defina uma faixa de caracteres. Os posts com até 1200 caracteres serão lidos com mais facilidade. Os que tiverem mais de 1800 caracteres irão requerer um leitor com tempo e atento ao tema. Estabeleça que você escreverá entre 900 a 1800 caracteres, indo para o limite superior quando o tema realmente necessitar esta expansão porém ficando mais na base para que o seu leitor goste de ler o seu post, sem cansaço, e não adie a leitura pois não tem tempo. No médio prazo, esta estratégia funciona bem. Ao criar blog no sitePX você tem a sinalização de número de caracteres em várias áreas da plataforma para não ser perder neste sentido.

Frequência do post

Com que freqüência irá postar é outra definição estratégica para ser tomada de início, logo que criar blog. Se postar diariamente, terá mais chances de se tornar expressivo. No entanto isto é trabalho duro demais. Postar diariamente requer não só disposição mas um tema que esteja em uma área dinâmica. A freqüência é resultado de inspiração + vibe da área escolhida + disponibilidade de seu tempo. Uma boa média é postar 2 a 3 vezes por semana. A plataforma do sitePX ajuda com o recurso de agendamento dos posts. Você os prepara com antecedência e publica nos dias da semana planejados.

Promoção do blog

Defina seus objetivos e um prazo. Um prazo para que um blog comece a despegar do chão é de um a dois anos. É muito? Este tempo pode ser reduzido se você tiver freqüência perfeita (como definido anteriormente), tiver um tema interessante e souber abordá-lo de forma criativa e, finalmente, promova o seu blog para valer. O sitePX lhe dá as pontes imediatas com as redes sociais mas o trabalho de promovê-lo no seu facebook, twitter, linkedIn ou outra rede é seu e precisa de uma estratégia bem clara, onde também a frequência contará.

Estes três aspectos são verdadeira lição de casa para o blogueiro que quer ter sucesso. Invista neles!

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Interações
Comentários (0) e Compartilhar

Espaço para link building genuíno

Publicado por Marilvia Oliveira em 02/02/2013 às 09h00

Temos aconselhado a que, ao criar blog – em vez de buscar inserir seu blog nos diretórios de blogs – procure estar no ranking de blogs que são referência em suas áreas. É uma forma de caminhar no link building – construção de links de e para o seu blog – sem forçar ou comprar links. Estas eram práticas nada defensáveis mas que até o ano passado eram exercidas e que agora o Google pune, até banindo o blog, se for o caso.

Um exemplo interessante é o blog de associações. Visite a Associação Brasileira de Blogs de Viagem para ver um case nesta direção.

A Associação foi constituída em abril de 2012 e já tem vários associados. Em menos de um ano, já ofereceu serviço – como o workshop de espanhol e anunciou em setembro12 que faria uma pesquisa com leitores dos 41 blogs associados.

Se você criar blog de viagem e se associar a eles, contribuindo na construção do seu site, irá se relacionar com os outros blogueiros associados, incentivar seus leitores a participar de pesquisas por eles conduzidas,  e estará iniciando um relacionamento legítimo, forte, verdadeiro que estabelecerá uma rede de links dos blogs deles para o seu blog, um tesouro para um SEO genuíno.

Para você que não tem blog de viagem, vale também participar e falar com estes blogueiros se tiver algum tema de interesse para eles. Estará construindo um link de seu blog para eles. É também um caminho de link building e uma contribuição verdadeira para o crescimento deste setor.

Conheça: Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

O que as causas sociais tem a ver com o seu blog?

Publicado por Marilvia Oliveira em 31/01/2013 às 08h20

O Relatório de abril de 2012 sobre interesse por causas sociais – 2012 Edelman Goodpurpose Study – mostra que o interesse por causas sociais tem valor de compra, ou seja, na medida em que uma empresa está envolvida em causas sociais – sendo seus produtos bons e de preço justo – a balança do consumo irá pender para o seu lado.

No Brasil, esta consciência vem se estabelecendo progressivamente. O relatório informa que, no mundo, a preocupação com as causas sociais cresceu 26%. No âmbito dos países, houve crescimento expressivo no Japão (+100%), China (+79%), Holanda (+43%), India (+43%), e Alemanha (+36%).

A pesquisa, que é a 5ª desta natureza, foi conduzida com consumidores maiores de 18 anos, em 16 países, em amostra idêntica. Vale a pena ler os detalhes da pesquisa como, por exemplo, o fato de que, no Brasil, as pessoas se manifestam com maior intensidade sobre as causas sociais do que em outros países. Entre estas causas sociais, surgem itens como melhoria de qualidade na saúde, proteção do meio ambiente, acesso à água potável, oportunidades iguais de educação, redução de abuso e violência, alívio da fome e dos sem-teto, direitos humanos e civis, aumento da tolerância com as minorias e outros.

O que tudo isso tem a ver com você? Reflita sobre as causas que seu blog pode apoiar e como ele pode incorporar o tema em seus posts. Ao criar blog, há ações possíveis como incorporar selos para que as pessoas acessem links onde façam doações até manifestações a favor/contra determinadas situações. No sitePX você tem o recurso do destaque que pode ser colocado na barra lateral ou na base do site e onde você pode instalar os selos das causas que apóia. Você estará contribuindo com a humanidade e caminhando em uma direção segura em termos de contexto social onde seu blog se posiciona.

Estudo: 2012 Edelman Goodpurpose Study

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||