Criar Blog

Malandro é malandro, e mané é mané

Publicado por Marilvia Oliveira em 15/01/2013 às 10h00

Já ouviram a música do Bezerra da Silva "Malandro é malandro"? Vai lá ouvir e cantar!  Quando 2012 acabou, o filme brasileiro Penetras entrava, celebrando o jeito malandro do carioca, e conseguindo boa audiência. O filme inicia com esta música. Se você entrou 2013 e não viu o filme, vale a pena tentar ver. Vai rir muito e se divertir com a música brasileira.

Mas por que estamos falando nisso? Porque tem blog malandro e tem blog Mané. O blog malandro é de quem sabe das coisas e sabe o que quer. E o blog Mané? É o blog que se amarra em um caminho e não sai de lá nem que a porca torça o rabo, como diz o ditado popular.

Faça o seu blog deixar de ser Mané, sem sal, com postagens esparsas, sem ter público e assunto claro, sem link com nada no mundo, solto no cyberespaço cantando para você, junto com o Caetano Veloso: “Às vezes no silêncio da noite, eu fico imaginando nós dois... Por que você me deixa tão solto?? Por que você não cola em mim?”.

Vamos lá, ao criar blog, integre todas as ferramentas de redes sociais no seu blog – ele não vai mais ficar sozinho. Turbine-o com vídeos, infográficos, memes, textos gostosos de ler, informação de quem “sabe das coisas”. Se não souber de algumas destas coisas, continue ligado em nosso blog que, pelo menos três vezes por semana, falamos de pelo menos um destes temas..

O sitePX põe esta tecnologia toda aos seus pés. Migre para lá ou, se não tem blog ainda, vamos criar blog agorinha. A plataforma é super amigável. E comece com direção certa, em rumo seguro, buscando objetivos bem concretos, do tipo:

- quero falar com gente que pode comprar meus produtos ou serviços.

- quero conexões com pessoal que pode me contratar;

- busco aparecer porque quem não aparece na internet, desaparece;

- não vou me atrapalhar com bobagens, preguiça ou cismas – vou arrebentar e acontecer.

- não quero ser da galera dos blogs manés!

Combinado?!

Categoria: Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Memes e virais – é fácil criar?

Publicado por Marilvia Oliveira em 12/01/2013 às 10h00

Meme é um termo criado em 1976 por Richard Dawkins com o sentido de uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro. Diferente de viral, que é algo que se espalha em rápida velocidade.

Existem vários blogs de meme como o Memes Brasil. Que blog de meme você  usa para selecionar seus memes?

Hoje, o pessoal se farta de copiar memes e incluí-los em suas páginas do facebook, às vezes até em freqüência excessiva que chega a cansar o leitor. O meme traz a crítica, a inconseqüência, os preconceitos, o humor - ele é, enfim, meio iconoclasta. Para aqueles a quem a linguagem às vezes grotesca não agrada, há memes engraçadinhos, leves que vão de encontro a preferências mais singelas.

O meme está evoluindo para contar uma pequena história, por isso, as tirinhas são o melhor espaço para elas. E outra direção desta evolução é a inclusão no marketing. Ao criar blog de um assunto determinado, considere incluir, além de imagens - vídeos e memes, em um equilíbrio com o texto e o conjunto de suas postagens. A plataforma de sitePX permite que você crie o blog e possa incluir vídeos, galeria de memes e outros arquivos, ao criar blog com seus recursos.

Vou citar algo que pode estimular sua criatividade. Em 2004, um meme criado por um site norueguês – Prikk – comparou Estados Unidos e Europa. Eram duas mulheres, usando calça comprida. A européia, em boa forma, com uma cestinha com vinhos e a segunda, norte-americana, muito gorda, com cestinha de produtos do McDonald´s. No ano seguinte, surgiram várias versões deste meme, e até mesmo um template (veja ao final), que facilitou a comparação relativa a outros temas como trens, carros, etc. Da mesma forma, o meme foi adaptado para comparar países e USA.

Pense em um meme que possa dar origem a um template e daí receber a contribuição de inúmeras pessoas. Hoje, pessoas mais familiarizadas com o trato da imagem, criam seus próprios memes a partir de outros. Na literatura da área, observa-se a presença do Brasil como no meme Tenso, onde vários frames de uma foto são mostrados até que um deles, em close, mostra alguém com expressão totalmente contrária à dos demais, evidenciando estar tenso. Há quem diga que Tenso nasceu em um site estrangeiro e outros defendem que foi no Uol Jogos “Vale Tudo”. Independente da origem, mostra a força do Brasil no tema. Novelas como Avenida Brasil usaram os memes e divertiram muita gente (é culpa da rritaa! - lembram-se?)

De forma geral, contudo, meme é algo fácil de encontrar e copiar mas não tão fácil de fazer nem de recriar. Você tem que ir na essência de um assunto, contexto, relação - para encontrar o ponto de ironia ou humor e ali centrar o seu meme. Por isso passa de cérebro a cérebro de maneira tão forte. Mexeu com algo lá dentro de você. Templates, porém, ajudam para este fim. Como disse, deixe sua criatividade voar e inclua em seus recursos.

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Interações
Comentários (0) e Compartilhar

O que um almoço de negócios ensina

Publicado por Marílvia Oliveira em 10/01/2013 às 10h00

Muita gente reclama de que não tem assunto para o blog da empresa. No entanto, após um almoço de negócios, ou uma reunião negociação com cliente, as pessoas saem com várias informações na cabeça, entre as quais:

- pontos onde não conseguiu fazer um jogo ganha-ganha com o cliente e que constituem aprendizado em novas negociações

- pontos em que o cliente tem know how que precisa ser respeitado e traduzido em novas informações para o negócio

- informações sobre como anda o mercado em que vocês atuam

- informações sobre estratégias e táticas da concorrência

- sugestões que o cliente fez para aprimoramento de seus serviços e produtos

- passos importantes para se conseguir fechar o negócio com o cliente e que serão lição de casa para áreas da empresa.

 Tudo isto é comentado nas conversas de corredor ou elevador mas poderiam ser pontos de um briefing que seus funcionários lhe passassem por email. Algo de, no máximo, 1200 caracteres. Se instalar este procedimento, verá como estará colhendo material riquíssimo para um blog de sua empresa. Arredonde a informação, coloque-a em contexto neutro para que se preserve o conceito e não o caso. Refine o texto e crie um post para o blog.

As interações sociais em contexto de negócios sempre são ricas de informações que acabam perdidas porque ninguém as registra.

Vou dar um exemplo. O filme Negociação (Arbitrage), com Richard Gere é sobre a venda de seu império e o envolvimento de sua família no processo. Um dos momentos brilhantes do filme é quando Richard Gere - desesperado porque o comprador Mayfield posterga a compra, alegando “compliance” e outros motivos pífios - questiona seus parceiros sobre o que realmente ouviram. Somando os fatos, percebe o que está ocorrendo com Mayfield e acha a chave para fechar a negociação antes que descubram a fraude em que está envolvido. Outro aspecto do filme é como, em um diálogo no parque, com a filha, ele explica o que é fazer hedge – expressão que nem sempre a média das pessoas entende. Seu exemplo é claríssimo e explica melhor o contexto de fraude em que se vê envolvido.

Ao criar blog para a sua empresa, instale ligações com as redes sociais – o sitePX lhe permite fazer isto rápido – e obtenha uma rede de informações. Além disso, use a riqueza de informações ao seu redor, especialmente em momentos em que as pessoas estão comprometidas com o processo de discussão, como é um almoço de negócios – para registrar dados relevantes que alimentarão o blog de sua empresa e o tornarão extremamente interessante, em seu setor de atuação.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Interações
Comentários (0) e Compartilhar

Blogs sobre áreas funcionais

Publicado por Marilvia Oliveira em 08/01/2013 às 09h00

As áreas funcionais básicas de uma organização - Produção, Vendas e Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade -  vem mudando em função de diferentes contextos externos, e tomam várias outras formas e denominações.

Recentemente, a jornalista Adriele Marchesini abordou no site ItWeb, o processo de desgaste da função Gerente de Projetos que está exigindo uma reformulação do foco de seu trabalho e uma ampliação de suas competências.

Está sinalizada uma oportunidade para criar blog que comente sobre determinadas áreas funcionais cujos problemas estão pululando como é o caso da Gerência de Projetos. Os posts trariam temas como atrasos na entrega, falta de visão administrativa, demanda excessiva, falta de profissionais para compor a estrutura da área, empresas que encontraram boas soluções inovadoras, etc. Existem outros casos como, por exemplo, os profissionais de marketing em suas querelas contínuas com as funções do Financeiro e do Comercial.  Não é uma mudança mas é um caso clássico de áreas funcionais que necessitam aparar arestas e trabalhar juntas.

As novas funções constituem também tema para criar blog. O conhecimento que se tem delas é insipiente.  O que faz um Gerente de Desenvolvimento Sustentável? Como é que a função de nutricionista vem incorporando o Health Coaching como uma das novas modalidades do seu trabalho?

Enfim, criar blog para funções questionadas ou novas irá atrair muita gente.. Ao criar blog com um destes temas, procure criar, ao mesmo tempo, um site sobre a sua experiência na área. Os dois objetivos (blog e site) poderão ser atingidos rapidamente se você utilizar uma boa plataforma de sites como é o sitePX, com a facilidade de também integrar ambos às redes sociais.

No blog, quando puder, incorpore entrevistas escritas ou em vídeo, com estudantes de faculdades afins e profissionais novos ou experientes. Isto tornará seu conteúdo muito mais diversificado e atrairá mais leitores. Seguramente, será um blog a criar pauta para revistas e jornais, se houver suficiente pesquisa.

Leia também:

criarsites.net.br

Prepare-se para a era do vídeo

 

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Blogs na educação

Publicado por Marilvia Oliveira em 05/01/2013 às 10h00

Uma das áreas que muito pode se beneficiar de blogs é a da educação. Os professores podem criar blogs sobre suas aulas, sobre matérias complementares para pesquisa, sobre exercícios, enfim, há uma possibilidade imensa nesta direção. Um blog maravilhoso neste sentido é Diario de Biologia. Sempre traz matérias complementares ao processo educacional, que realmente chamam a atenção não só dos alunos como dos pais e até de outros internautas.

Como vida de professor nunca é fácil, atrás de um blog na área de educação, é necessário uma tarefa prévia, ou seja:

- verificar se todos os alunos tem acesso à internet em horas apropriadas para fazerem a lição; não adianta passar uma lição para o dia seguinte se os alunos só vão acessar a internet uma vez por semana;

- orientar sobre como podem comentar e utilizar os recursos disponibilizados no blog;

- ensiná-los sobre a educação na internet, a fim de que saibam se relacionar no blog; um pequeno manual de etiqueta na internet ajudará inclusive para interagirem em outros blogs. Use o abrangente guia do blog Tecmundo para montar um conjunto de regras básicas.

Outro tipo de blog é o que fala sobre temas sobre educação. É o caso do blog Educadores Urbanos, que trata de assuntos ligados ao processo educativo, aos professores, às políticas públicas na área de educação. Um terceiro tipo é o blog de notícias na educação e aí uma referência muito interessante é o Portal Nota 10 ou o Clipping Educacional que traz notícias diárias de jornais do país todo.

Se você está pensando em criar blog na área, acesse o sitePX para rapidamente ter o seu blog instalado e poder fazer os primeiros exercícios de posts. O sitePX, além de lhe oferecer os recursos de um site para o blog, coloca seu blog imediatamente interligado às redes sociais de seu interesse.

Vamos blogar na área da educação?

Leia mais: criarsites.net.br

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (1) e Compartilhar

Quem tem blog, deve ter site?

Publicado por Marilvia Oliveira em 03/01/2013 às 10h00

O papel de um blog é expor suas idéias e informações sobre um assunto. As pessoas lêem e reconhecem a sua autoridade no assunto, convencendo-se do que você diz e até utilizando as informações, dicas e conselhos ali postados.

Nas ciências sociais, existe o conceito de Authority, em inglês, para designar aquele que tem poder sobre um grupo. Não é um poder de cima para baixo, mas um que nasce de baixo para cima, concedido pelo grupo. É um reconhecimento. Como diz no Wikipédia: é um uso do poder aprovado ou legitimado socialmente.

O que as pessoas querem, contudo, é que você escreva sobre coisas de que tem conhecimento e que realmente as ajude. Este conhecimento você comprovará com um site que fale de seu trabalho, exponha seu curriculum vitae e mesmo cite projetos dos quais participou.  Se iniciar um blog novo, é ali também que irá noticiar, assim como poderá tirar fotos de você em congressos, seminários ou outros eventos que importam para a formação e atualização de seu conhecimento e evidenciem isso para o seu leitor.

Por esse motivo, já deveria ter um site. Criar site é simples e leva poucos minutos desde que você use uma plataforma como sitePX. Lá você também pode criar blog. A questão é que, além de lhe permitir criar, o sitePX lhe dá o caminho para linkar o site e o blog às redes sociais e criar verdadeira conexão entre todos os seus trabalhos na web. Esta rede profissional revalida a autoridade que você mostrará em seu site.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, Interações
Comentários (0) e Compartilhar

Use o twitter como vitrine de seu blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 01/01/2013 às 09h10

Lojas usam vitrines para atraírem clientes. Da mesma forma quando criar blog, você tem que usar armas para atrair as pessoas para ele. Uma delas, poderosíssima, é o twitter.

Ter um twitter é bem simples mas é preciso saber administrá-lo. Primeiro, dê-lhe um estilo, ou seja, pense bem sobre a imagem que irá colocar e o nome com que aparecerá. Depois, defina uma forma de escrever – séria, bem humorada... Postar para estimular a leitura do tema de seu blog é de alto impacto. Ali, você comenta sobre o post e adiciona o link para ele.

O número de twits por dia é outro recurso de alto impacto. No facebook, se você postar muito, as pessoas vão deixar de seguir você. No twitter, ao contrário, a freqüência diária é que assegura ser visto. 1% do seu público é atingido a cada post no twitter. Isto significa que se você tem 100 seguidores, irá atingir apenas 1! Isso é nada! A receita mágica é 12 twits por dia para realmente atingir pelo menos 10% dos seus seguidores. Programe-os e insira dentro de um ritmo – um a cada hora, ou um a cada 45 minutos, como quiser.

Depois, planeje diversificadas inserções:

a)      Três a cinco twits ao dia serão para links para seus blogs, chamando atenção para o post do dia, um post relacionado a algo que está acontecendo na blogosfera, e um terceiro sobre uma notícia ligada ao seu tema.

b)     Coloque mais três a cinco twits interagindo com pessoas ou empresas que deseja atrair para seu blog. A interatividade também conta - valem também as respostas a twitters que lhe foram endereçados.

c)      Finalmente, envie links de vídeos, imagens e outras mídias. Se você fala sobre mangás, publique imagens sobre o tema. Podem ser suas, de amigos ou de terceiros. A imagem e o vídeo diversificam seu conteúdo e atraem as pessoas.

Ao criar blog, já crie um twitter e use o sitePX para manter tudo interligado. O sitePX lhe permite criar blog e conectá-lo imediatamente com twitter, facebook, google+, pinterest e mesmo enviar o seu post por email.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Tecnologia com toque humano: receita para um bom blog.

Publicado por Marilvia Oliveira em 29/12/2012 às 09h10

John Naisbitt, na década de 80, escreveu um livro que marcou época: Megatrends. Ele antevia uma sociedade fortemente marcada pela tecnologia mas com imensa demanda de atenção, o que ele chamou de high-touch, ou, como se costuma traduzir – toque especial, o fator humano nas relações.

Ao decidir criar blog, não se esqueça de que a tendência citada por Naisbitt é uma realidade com que você deve se confrontar hoje, se quiser ter sucesso.

Seu blog deve ser bem estruturado, com recursos tecnológicos como widgets, interação com redes sociais, e mesmo abas especiais para temas complementares ao tema central do blog. Isto tudo você consegue na plataforma do sitePX pois ele vem completo – tem todas as ferramentas que você necessitaria para um site, e que pode usar para criar blog.

No entanto, no âmbito do high-touch, você tem que se colocar inteiro lá. Quando comentarem em seus posts, responda imediatamente. Se encontrar sugestões de temas ou comentários que gerem temas, escreva posts sobre eles e divulgue que o internauta foi sua inspiração. Sempre agradeça a interação mesmo que sejam críticas. Não leve discussões em tom agressivo – procure ser conciliador, ponderado, amistoso. Mostre sempre todos os lados de uma questão. Ou, se o interlocutor for desafiador e forçar situações, faça como o rio, serpenteie e passe para o outro lado. O toque especial é de total responsabilidade sua.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, Interações, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Como gerir blog com vários autores

Publicado por Marílvia Oliveira em 27/12/2012 às 20h22

Por uma questão de gestão do tempo, ou por querer somar competências distintas, e outros tantos motivos, as pessoas podem se reunir para criar blog único.

Uma vantagem é que o blog tem variedade de opiniões, visões, expertise e jeito de escrever. Estas diferenças, porém, devem ser como partes de um mosaico – no final, há que ser ver algo com sentido único. Ou se transformará em desvantagem.

O aspecto do tempo é relevante. É importante organizar uma escala de trabalho, onde cada um insere postagens em datas pré-estabelecidas, não complicando a agenda de ninguém, e mantendo o blog abastecido de posts, com regularidade. Isso é fundamental para os robôs de busca que querem não só conteúdo de qualidade mas, também, freqüência.

No construtor de sites e blogs do sitePX assim que você criar blog e já poderá criar emails individuais para cada autor. Desta forma, individualmente, os autores poderão promover conteúdos, responder a emails, ou contatos e comentários, tendo vida própria, embora todos os emails tenham, após o nome de cada um, o nome do domínio do blog, comunicando imagem única.

Finalmente, é bem saudável a técnica de reunir os autores a cada mês para avaliarem os resultados de estatísticas do blog, os posts mais lidos, a qualidades dos comentários e fazer uma listagem de temas para o próximo mês, discutindo o que funcionou, o que precisa melhor e assim por diante.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Tema de Natal para criar blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 25/12/2012 às 16h41

Na ceia de Natal um tema recorrente é comer deliciosamente, sem a culpa de engordar. Vou comer isso porque hoje não quero nem saber se vai engordar! O site boingboing.net traz a sua contribuição e publica anúncio de um tônico chamado Grove´s que mostra um porquinho com rosto de criança que diz que Grove´s “torna crianças e adultos gordos como porcos”. Lógico, o anúncio não é atual. É de 1890. Naquele tempo, engordar fazia parte da vida boa.

Está aí um bom tema para criar blog – se você está sem idéias. Na ceia de Natal, ouça com atenção os comentários que a família e os amigos fizerem sobre o tema da comida e observe que sairá com uma boa reserva de temas para blogar. Em que família não há gordos para você ouvir durante a ceia? Gordos tem problemas com o assunto da comida . Eles seriam seu público se você decidir criar blog que olhe para a comida como se ela fosse algo sem culpa e interessante, como em 1890.  Não é só comida, blogue sobre outros temas para eles, em um jeito sem culpa e inspirado. A sociedade exige muito do gordo. Crie um espaço onde ele se sinta protegido, informado, querido, livre.

Mas como fazer isto se não sou nutricionista? Você não vai ditar regras, vai rever temas sobre alimentos e criar outros. Veja alguns exemplos de assuntos para um blog como este. Como comer coisas gostosas, apenas controlando quantidades. Existem comidas doces sem usar açúcar? Que lanches gostosos podem ser comidos, sem culpa, porque não tão calóricos? Quais os ângulos que fotografam bem para os gordos? Roupas lindas, feitinhas com carinho, para os gordos. Lojas com camisetas masculinas em tamanhos grandes. Sapatos confortáveis para quem está acima do peso. Você pode criar blog com seções – Moda, Estilo de Vida, Culinária, Esportes, enfim, um blog fantástico que vai bombar. A chave para este blog dar certo é uma certa irreverência, culpa zero, criatividade.

Isso tudo vai implicar em pesquisa, mas muito rapidamente você vai ter um blog que interessa a milhares de pessoas. O que não pode é escrever de forma aleatória. Tem que ter consciência e buscar matérias inéditas. Escreva uma vez por semana e vai conseguir fazer isso sem sofrer. E com prazer. Para que a coisa corra bem, use o sitePX, pois é um construtor de sites e blogs muito prático e fácil de usar. 

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||