Criar Blog

Instale a técnica da espiada diária em seu blog, site e redes sociais.

Publicado por Marilvia Oliveira em 01/12/2012 às 22h10

A velocidade da informação hoje, com a internet, ganhou um impacto vigoroso em nossas vidas. Da noite para o dia, podem invadir o seu blog, ou deixar comentários em seu site, ou nas redes sociais, colocando sua empresa em maus lençóis.

Se você não tem uma pessoa que pode se dedicar só às redes sociais, ao site e ao blog, então deixe alguém que tem outra função, encarregado de ler o que estão colocando, pelo menos a cada hora. Alocando duas pessoas, terá alguma verificação a cada meia hora. Isto já está bom.

É um cuidado simples que evita dissabores.

Saiba, também, que enviar um comentário para estes espaços da internet e receber uma resposta imediata, faz toda a diferença. A pessoa se sentirá estimulada a abrir mais informações de si própria e do que deseja. Você estará estimulando a pessoa a realmente se encantar com sua empresa. Ao criar blog, por exemplo, sua idéia era exatamente se comunicar com as pessoas, não era? Então cuide das interações, e mantenha o diálogo aberto e em tempo real, na medida do possível.

Instale, hoje ainda, a técnica espiada diária, colocando seus sentinelas a cada meia hora no seu site, no seu blog e nas redes sociais. Você ganhará muito com isso.

Categoria: Criar Blog, Interações
Comentários (0) e Compartilhar

Seu blog deve mostrar seus valores

Publicado por Marilvia Oliveira em 01/12/2012 às 18h52

Uma questão essencial quando se lê um blog é sentir que atrás do post existe uma pessoa que está ali do nosso lado. Como evidenciar esta familiaridade? Assinar seu post com sua foto é uma boa iniciativa. De preferência, sorrindo, ou até contextualizada – dentro de um cenário que tenha a ver com seu tema ou estilo.

Outra questão são os seus valores. Ao postar sobre o resultado de um jogo de futebol, salário dos jogadores, mudança do técnico da seleção para o Felipão, você irá escrever sobre o tema e fazer uma reflexão: Você acredita mesmo que o Felipão voltou ao Brasil, sem ter certeza de que iria para a seleção? Ou foi tudo uma grande surpresa? Criar blog representa informar e posicionar-se com responsabilidade. Ofereça uma conclusão ou leve o leitor a uma reflexão.

Um  caso exemplar, destes dias, é da jornalista correspondente do New York Times em Jesuralém – Jodi Rudoren (mais de 8 mil seguidores no seu twitter @rudoren, em dezembro 2012), que ganhou um analista para avaliar seus posts e assegurar que o que ela escreve não é discriminatório.

Jodi Rudoren trabalha no mundo dos palestinos e israelenses que, por estarem em confrontos permanentes, geram um clima quente e delicado. Bobeou, dançou. Muita gente criticou a iniciativa do jornal em colocar este ‘fiscal” no trabalho dela mas evidencia nosso tema. Os cinco princípios que o editor Phil Corbett, do NYT, citou em uma entrevista inclui “use o bom senso”. Ao criar blog, twitter, facebook, postar é um trabalho a ser feito com ética e responsabilidade, tendo senso crítico sobre o que escreve.

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Experiência nas redes sociais onde um blog faria diferença. O caso Meleva.

Publicado por Marilvia Oliveira em 30/11/2012 às 23h58

Divulgado na TV, em sites como o Catraca Livre, twitter e facebook, o MELEVA - idéia de dois paulistas para compartilhamento de taxis no aeroporto, está bombando. Ali você se cadastra, informa o seu vôo de volta e destino. Ah! Vou de Guarulhos para a 12 de Outubro, na Lapa. O pessoal do Meleva checa com a companhia aérea se você realmente veio no vôo citado e acerta a carona entre você e outro, de mesmo horário e destino. Aí vocês vem junto e dividem o preço do taxímetro.

Tem gente desconfiada que pensa que a coisa pode não dar certo e citam até o exemplo do filme Busca Implacável. E o pessoal do Meleva responde: “Aquele filme onde um cara só mata uns 50 sozinho? Eu não diria queé a coisa mais próxima da realidade que existe mas, mesmo assim, a filha do cara nunca teria sido seqüestrada se tivesse usado o Meleva. Ela só teria rachado o taxi com alguém que a gente **confirmou com a companhia aérea** que de fato comprou a passagem e estava no vôo, e a gente ia ter as informações da pessoa. Então mesmo se alguém tivesse se dado ao trabalho de viajar de avião só pra atacar alguém no taxi, ia ter dado bem menos trabalho pro Liam Neeson achar os seqüestradores.”

Por que lhe contar isso? É que vale a pena entrar no facebook e twitter deles e acompanhar o que anda rolando. Precisam fechar 5000 cadastros até 15/12/12 para o sistema rodar legal. Você estará assistindo uma coisa crescer do nada, com o uso das redes sociais.  

A iniciativa de criar blog daria um upgrade no projeto e concentraria tudo que anda acontecendo sobre o Meleva. É um aprendizado e tanto sobre redes sociais. Vai lá.

Categoria: Criar Blog, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Como um blog dá conteúdo para suas páginas em mídias sociais

Publicado por Marilvia Oliveira em 30/11/2012 às 10h13

Quando você faz uma campanha publicitária, você coloca anúncio em revistas, jornais e TV, outdoor e, ainda, faz promoções em baladas, restaurantes, maratonas e assim por diante. Tudo isso reforça a sua mensagem e exponencia os resultados.

Na internet não é diferente. Você vai criar site, criar blog, fazer página no Facebook, twittar, colocar o link do site no LinkedIn e assim por diante. Estará criando uma onda que vai reverberar no mercado.

Seu blog e seu site não podem ficar como a Mulher Gato, linda mas sozinha. O negócio é se integrar ao resto e criar um brilho conjunto tão forte que vire estrela de primeira grandeza e não coadjuvante, fazendo sua empresa realmente aparecer. O SitePX já lhe dá a vantagem de poder criar blog no mesmo momento em que criar o site. Como então integrar ao resto?

Nas campanhas publicitárias offline, veicula-se idêntica mensagem, com pequenas variações que a resumem ou estendem. Na campanha online, a coisa tem que ser intensa em cada ângulo. No twitter, é a força do telegrama. Ao criar blog, seu post será um capítulo intenso, ou mais, da história. O facebook trará os principais takes, transformando sua mensagem em um thriller. O que você quer comunicar vai ficar sensacional.

Imagine um carro. O site traz conteúdos sobre suas funcionalidades. O blog discute o que os jovens estão pensando do carro, como as mulheres analisaram sua estética e como os  bancos impressionaram os homens. O twitter poderá apimentar cada um destes posts com provocações, perguntas, segredos. Os posts podem trazer conteúdos variados, abrindo espaços para o thriller, para a pimenta e para dar realce às páginas do site.

Quando criar site, imediatamente decida criar blog e escreva posts que sejam o primeiro movimento de  uma onda que vai se espraiar por todas as mídias sociais que você usa. Isso vai lhe dar uma relação custo/benefício perfeita. Muitos acessos e uma comunicação que vai longe.

Categoria: Conteúdo, Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Como um blog pode ajudar a conseguir mais visitas no site

Publicado por Marilvia Oliveira em 29/11/2012 às 23h34

Existe  poção mágica que faça com que visitantes entrem em seu site até que você chegue aos 500 por dia, e depois a 1000? Não, porém existe receita milagrosa. Ter acessos é a forma de seu blog sobreviver na internet e gerar os resultados que você espera - fazer gente entrar também no seu site.

A receita

Primeiro ingrediente. Escrever religiosamente todo dia, toda semana ou todo alguma coisa. O leitor precisa sentir confiança em que você vai publicar seus posts nos períodos prometidos. Ele vai fazer disso um ritual – ler seu post.

Segundo ingrediente. Conteúdos que realmente o conquistem. Ele deve que sentir que quando seu post chega, lá vem chuva boa. O tamanho do post é perfeito, a informação é rica e agradável de ler. Há novidade no front!

Terceiro ingrediente. Domine o básico – cada post com uma tag, use os recursos de SEO, e diariamente analise as estatísticas. O sitePX permite incluir a ferramenta do Google Analytics quando você criar site e criar blog. No seu post, use a metatag. Há posts sobre todos estes assuntos aqui em nosso blog. Tudo simples e fácil.

Recheio e chantilly

Um bolo melhora muito quando você recheia ou põe glacê. Usar Google Adwords pode ser um recheio e tanto em seu blog. Mas, lógico, precisa de investimento.

O glacê pode ser a sua página no Facebook e linkar com seu site e seu blog. Não pode ser um link sem sentido, tem que ter sinergia. Um exemplo? Anuncie o lançamento de um produto novo no seu site, e em sua página no Facebook. Depois, no blog, insira um post/dia, a cada semana, para ensinar como usar o produto, como otimizar recursos, principais tópicos do manual do produto e assim por diante. No twitter, emita sinais de fumaça de seu próximo post ou divulgue um comentário fabuloso que lhe fizeram sobre o novo produto.

Site completo, com blog glaceado, enfim, vai ser difícil ficar parado na contagem de acessos.

 

Categoria: Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Crie um blog para mostrar que você entende do que vende

Publicado por Marilvia Oliveira em 28/11/2012 às 23h28

Existem vários sites que criticam empresas, produtos e serviços. As pessoas estão aprendendo a se organizar neste sentido, criando associações e grupos de discussões, para colocar as empresas na vitrine. O processo começou nos anos 70 quando a inflação fez o Fusca, o carro mais querido naquele momento, subir 760%. Estes e outros fatos levaram no Brasil à criação da primeira associação privada de defesa do consumidor.

Este é um processo de destruição? Absolutamente. É um processo de autodefesa porque não sentem transparência nas empresas. Quando você decide criar blog, está criando transparência. Ali você primeiro se coloca em um modo de abertura para seus clientes ou prospects. Depois, fala de seus produtos e serviços e discute as necessidades dos clientes.

Quando um post seu fala exatamente de um problema que seu cliente está sentindo, ele imediatamente começará a ouvi-lo com atenção. Aos poucos, poderá ir percebendo que você entende não só do seu processo produtivo porém, mais do que isso, entende de como o usuário utiliza seu produto ou serviço. Isto é inédito. Em geral, as empresas fazem um diálogo para dentro. Ao criar blog para sua empresa, você estará abrindo um espaço de diálogo verdadeiro com seu público externo.

Procure criar um site completo, já com blog, como o que existe, por exemplo, na plataforma do SitePX. Ali, você acaba de criar site, e já abre a página do blog, fazendo seu primeiro post.  Por que um cliente irá buscar um grupo de consumidores se você está ali, no blog de sua empresa, disponível, para explicar tudo que sabe de seu produto e tudo sobre que o seu cliente tem dúvidas ou precisa saber mais?

Categoria: Criar Blog
Comentários (0) e Compartilhar

Por que sua empresa precisa de um blog?

Publicado por Marilvia Oliveira em 27/11/2012 às 17h26

Os blogs nasceram para as pessoas expressarem seus pensamentos, sentimentos e idéias. Mas isso não é o que todo mundo faz quando se relaciona? Por isso o blog evoluiu e ganhou o mundo. Hoje, é uma ferramenta especialíssima para você se relacionar com os outros, quer sejam seus amigos ou clientes.

O blog mostra que você conhece o que faz. Ele lhe dá a chance de, todo dia ou semana, falar sobre novidades e funcionalidades de seus produtos e serviços, assim como ir de encontro às dúvidas e inquietudes de seu mercado.

Todo cliente quer sentir que, atrás de uma logomarca, de uma fábrica ou escritório, existe gente que o trata de forma humana e verdadeira. O blog lhe dá esta alternativa. Quanto mais posts simples e práticos, mais eles estarão interessados em sua empresa.

Nem pense que criar blog pode ser uma tarefa difícil. Na medida em que as plataformas de blogs – como wordpress, blogger etc. – evoluíram, os blogs foram ficando cada vez mais fáceis de fazer e administrar. Hoje, as plataformas de sites incluíram os blogs em suas facilidades porque ter um site sem blog é como ir a um baile de debutante sem vestido longo, ou chegar a uma festa de forró universitário sem botas.

O sitePX é uma plataforma que já nasceu com o conceito de site completo, que pode abrigar o seu blog.  Quando você criar um site, você já poderá criar uma página para o blog. Tanto criar site quanto criar blog podem ser tarefas a serem feitas de bate-pronto: você decide fazer hoje e, antes do dia terminar, tudo já estará feito.

Depois vem o trabalho disciplinado. Toda semana, pelo menos, será importante colocar novo post em seu blog. Cada post deverá estar sinalizado, ou seja, ter tags que definam as palavras-chave de seu texto para estimular o leitor a entrar em seu blog e seduzir os robôs de busca para visitarem seu blog e o colocarem em posições importantes nos instrumentos de busca. A disciplina é que conquista também o seu cliente. Ele passa a se sentir confiante em que você não vai abandoná-lo e vai supri-lo com novas e ricas informações. Como é, vamos começar hoje?

Categoria: Criar Blog
Comentários (1) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||