CRM

Caminhos de conversão de lead em cliente

Publicado por Marilvia Oliveira em 19/02/2013 às 08h20

Você sabe o que é lead? Vou relembrar você: é a pessoa que, de alguma forma, foi sensibilizada pela sua comunicação ou chegou ao seu blog, por pesquisa, e tomou uma iniciativa de deixar o nome, o telefone, o e-mail ou algo para que você possa chegar até ele. Ao criar blog, toda a sua expectativa é que ele viesse a você.

Isto vale ouro!

Defina objetivos para o seu lead, a fim de que possa pensar nas ações que realizará. Alguns exemplos:

- fazer com que o lead subscreva seu blog, para receber atualizações regulares

- se utilizou o sitePX fazendo um blog dentro de um site empresarial, um objetivo é fazer o lead conhecer melhor a sua marca. Crie ações para que ele fique por lá lendo material agradável sobre sua empresa, sua ação empreendedora, seus produtos.

- se o seu blog está no sitePX, dentro de um site, que tem uma loja virtual, seu objetivo será que o lead compre produtos em sua loja ou pelo menos a visite para conhecer o que há por lá. Coloque uma oferta poderosa para clientes novos em sua loja virtual.

Será importante pensar com clareza sobre o que deseja que seu lead faça, pois assim a sua ação será precisa no sentido de contatá-lo. Ao criar blog ou gerar uma ação específica para ele. Era o que você queria – atrair pessoas para o seu conteúdo e para o seu blog.

Que ações podem ser essas? Uma primeira ação é dar as boas vindas ao lead. Se você deixou no blog um aviso para que pessoas interessadas em receber seus ebooks cliquem em um local e preencham seus dados – e alguém o fez - envie uma mensagem de confirmação! Primeiras entradas em seu blog devem sempre ser registradas com uma mensagem de boas vindas. É uma celebração!

Novos convites para que visitem sua loja virtual para ver as ofertas do mês, ou para descontos especiais que você acabou de definir, são outras ações para fortalecer o vínculo com o lead e transformá-lo em fã, cliente, subscritor ou parte de sua rede de relacionamento pessoal.

O que é importante neste processo? Saber que o lead é sua responsabilidade. A partir do primeiro passo que ele deu, caberá a você namorar, noivar e casar! Invista neste relacionamento pois ele é o principal objetivo ao se criar blog.

Leia também: abrirempresaindividual.com.br

Imagem: © Ada Summer/Corbis

Categoria: CRM, Interações
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Como o blog pode tirar dúvidas de seus clientes

Publicado por Marilvia Oliveira em 04/12/2012 às 10h28

Sua empresa poderá ter um serviço de atendimento ao cliente muito bem montado mas a relação custo/benefício deste serviço pode ser fantástica se você tiver um blog em seu site. SitePX é um construtor de site que lhe permite criar blog assim que você criar o site. Isso, portanto, é fácil.

O próximo passo é pedir que seu pessoal de atendimento registre todos os telefonemas com dúvidas que seus clientes tiveram ao longo de um período. Classificar estas dúvidas e agrupá-las em temas pode ser o pontapé inicial para posts fantásticos, que esclarecerão não só aquele cliente que ligou mas todos os outros que tiverem a mesma dúvida.

Algumas vezes, uma informação pode se conectar a outras informações também relevantes e que melhor ainda esclarecerão a dúvida do cliente. Nestes casos, coloque links dos demais posts no interior do texto que estiver sendo criado.

Isso também ajudará nas estatísticas de seu blog. Um leitor que sai de um post e entra em um link que ali está colocado, fica mais tempo em seu blog, o que também conta para a avaliação de seu site e de seu blog.

Criar site não é só uma tarefa operacional. Ela é inteligência pura que precisa estar conectada com o seu cliente de forma absoluta. Para isso, você terá que estar sintonizado com o que este cliente pensa, sente, pergunta, raciocina e investiga. Criar blog e colocá-lo a serviço desta sintonia é  um dos melhores caminhos para manter um diálogo aberto e vigoroso com seu cliente.

Categoria: Criar Blog, CRM
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