Fazer blog

Seu blog reflete o mundo em volta?

Publicado por Marilvia Oliveira em 07/12/2014 às 10h12

logo google feita por jeff koonsOs blogs iniciaram com reflexões pessoais, quase um diário feito por jovens. Hoje, são espaços profissionais, inclusive patrocinados por empresas, e a chave de sua vida, de seu dinamismo é o reconhecimento do mundo em volta. Continuam sendo bom espaço de reflexões mas ganharam o contato com o mundo, a perspectiva do entorno, o envolvimento com tudo que está ao nosso redor, a partir de lentes pessoais. Seu blog reflete o mundo em volta?

Para o blog refletir o mundo em volta, deve estar ancorado nos fatos do momento, no entorno de seu bairro, cidade, país ou mais além. Seu oxigênio é o seu espírito antenado com a modernidade e uma sensibilidade para um ângulo próprio de análise. Não deve ser uma lente de jornal, revista ou portal. Tem que ser uma lente sua, única. Um ângulo específico deste mundo tão maravilhoso, múltiplo e repleto de novidades.

Ah! nesta última frase, vai mais um recado. Ao refletir o mundo em volta você pode sentar na calçada e chorar. Há tanta coisa berrando de ruim! Pobreza, desigualdade, corrupção, maldade mas isto todo mundo fala. A mídia pipoca de más notícias.

No entanto, poucos se animam a erguer uma taça à beleza que está ao nosso redor, viva, palpitante, estimuladora. Mesmo a bronca pode ser bela. Jeff Koons, autor do logo google que inicia este post, acaba de chegar ao Pompidou, em Paris. Ele é mestre em dar um pitaco em algum tema do cotidiano, com sua arte kitsch mas bela a seu modo.  Puppy foi sua bronca por não participar da Documenta de Kassel em 1992, Alemanha - uma das maiores exposições de arte contemporânea internacional que rola a cada cinco anos (a próxima será em junho 2017!). Enquanto isso fique antenado e reflita o mundo em volta para dar vida ao seu blog. Se suas férias incluem Paris, vá ao Pompidou e veja Koons e o inclua em seu blog. A exposição de Jeff Koons fica até abril 2015. Ah! e inclui área não aberta a crianças, onde estão obras da fase de amor de Jeff Koos com Cicciolina, a estrela pornô.

Ok, faça seus selfies. Mas a maior parte do tempo olhe o mundo e escreva em seu blog sobre ele. O facebook já cuida um monte de você mesmo. O blog deve respirar e refletir o mundo.


 

Categoria: Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (0) e Compartilhar

Ser simples, você consegue?

Publicado em 16/08/2014 às 08h20

A internet é o reino do simples. Artigos pesados são até interessantes como referência de seu conhecimento mas as pessoas não vão ler até o final. E o que se quer ao criar um blog, por exemplo, é que as pessoas leiam, comentem, enviem a amigos.

Exemplo de um artigo simples mas perfeito do ponto de vista técnico: Como escrever um artigo em um blog. O autor escreve em espanhol mas é fácil entendê-lo. Se não conseguir, coloque no google tradutor.

Ele vai direto ao ponto: escrever um blog é desenhá-lo. Antes de ler, a pessoa praticamente escaneia o post e aquilo já lhe dá idéia se vai ter conteúdo interessante ou não.

Você já pensou em desenhar o blog? Olha que conceito bárbaro.

No seu próximo post, siga as instruções de nosso amigo espanhol - desenhe. Pesquise a imagem, veja onde colocará negrito, crie o envolvimento a partir do visual do blog.

 

Categoria: Criar Blog, Fazer blog
Comentários (1) e Compartilhar

Começar seu blog em 2014: recomendação de experts

Publicado por Marilvia Oliveira em 05/01/2014 às 09h43

Interessante coletânea de previsões de experts em Marketing, feita para 2014 por Social Media Examiner, começa com uma constatação clara: as mídias sociais mais e mais irão monetizar. O uso das mídias sociais por empresas já está buscando ou buscará retorno financeiro. Portanto, reveja seu orçamento do ano.

No meio das previsões, uma interessante de John Haydon, que escreve no Huffington Post e outros meios: Comece já seu blog. Publicar conteúdo relevante em um blog é uma das melhores maneiras de usar o Facebook e outras mídias sociais para levar seu público ao seu site e fazê-los comprar o seu produto, ou serviços, e mesmo fazer doações para seu projeto social.

Esta decisão é para ontem. Um conselho: comece, independente de estar perfeito. Use um bom editor de sites e prepare rapidamente a parte de design, escrevendo na sequência seus primeiros posts e publicando. Depois, você vai incrementará, fará seu calendário de posts, selecionará temas principais. Leva um tempo até o seu blog surgir no radar dos robôs de busca. Faça com que este tempo comece a contar desde agora! 

 

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, Redes Sociais
Comentários (5) e Compartilhar

Um blog sobre situações cotidianas

Publicado por Marilvia Oliveira em 01/11/2013 às 22h44

Um adolescente e seu irmão mais novo entram no elevador com um conhecido. Outras pessoas já estão lá. O pequeno olha o conhecido e pergunta: você tinge o cabelo? Todos olham imediatamente o “desconhecido” que, espirituoso, responde: “de manhã, de tarde e de noite”. E todos, sem querer, respiram aliviados pois a saia justa passou.

Crianças em elevadores fazem perguntas e observações indiscretas – quem já não passou por isso? Como lidar?

Da mesma forma, empresas apresentam muitas situações complicadas. No banheiro feminino, uma garota pergunta à outra se ela empresta a escova de cabelo. A outra responde que não porque é um objeto pessoal. A garota sai dizendo: “vaca!”.  A outra sai à porta do banheiro e grita: “muuuu!”. Aceitação? Humor? Ironia? Tanto faz. A relação foi fechada. Não permite mais frases.

O mundo hoje mudou e as relações não passam mais pelo que se chamava de educação, polidez, traquejo social e assim por diante. As pessoas falam e fazem coisas que sempre assustam. Um blog que relatasse isso daria um bom registro do cotidiano, podendo inclusive mostrar boas lições de “comunicação e expressão” e de “moral”, sem ter que entrar em teorias.

Como fazer um blog sobre situações cotidianas? Basta observar e registrar. Vivemos isso diariamente. Algumas situações são tão singulares que viram piadas. Se você tiver alguém que desenhe, melhor ainda, pois várias situações, quando acompanhadas de um desenho, ganham efeito espetacular. Se quiserem tentar sozinhos, vejam o site de desenho do Carlos Damasceno. Ele estimula até quem não sabe desenhar nem um ovo a pelo menos tentar e dá boas orientações.

Procure agregar alguns vídeos ao seu blog. Eles estão em alta! Abaixo um vídeo sobre uma situação em um elevador. Os homens querem ir para o 11o andar (eleven) e estão em um elevador que reconhece a voz - não há botão para apertar. Eles são da Escócia e o sotaque deles não é reconhecido... Uma divertida situação cotidiana de interação com a tecnologia mesmo que você também não reconheça o que falam!

 

Categoria: Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (2) e Compartilhar

Criar um blog ou site sobre halloween

Publicado em 27/10/2013 às 22h05

Todo ano, o brasileiro agora festeja halloween. Em residenciais e em ruas com casas, em playgrounds e salões de festas de edifícios, observa-se os adereços nas portas e janelas, grandes abóboras colorem o cenário e as crianças brincam de bruxinha. Nas escolas, é o mesmo. A internet parece que renasce com tanta imagem e brincadeira.

Já não é mais apenas uma tradição americana que o povo brasileiro, pela sua proximidade com aquele pais, absorveu. Entrou em nossos costumes, como entraram rock and roll no passado, ou os vídeos-games em tempo mais recente e tantas outras coisas norte-americanas. Mas espere aí: halloween não é apenas tradição norte-americana. Você encontrará a mesma festa, de origem celta, na Itália, Espanha, Irlanda e por aí vai.

Fazer um blog ou criar um site sobre halloween pode agrupar informações importantes como a origem da tradição, como os norte-americanos ou outros povos comemoram ou brincam, dicas para criar brincadeiras em casa para as crianças, costumes e outros aspectos da celebração. A imagem deste blog, por exemplo, é do site www.mykidsadventures.com, criando uma brincadeira de múmia para o halloween - bem simples e de baixo custo.

Você tem ainda dois dias se quiser começar exatamente em 31 de outubro, neste halloween, o seu blog ou site. Comece de forma simples, dando nome a ele e inserindo informações importantes assim como curiosidades. Depois, na medida em que evoluir, crie brincadeiras que combinem com halloween, mesmo que seja em outras épocas do ano, como acontece nas festas de aniversários festas temáticas - halloween fora de hora. E, ainda, pense em criar uma loja virtual com itens ligados ao tema.

Categoria: Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (2) e Compartilhar

Criar um blog a respeito dos transgênicos

Publicado por Marilvia Oliveira em 21/10/2013 às 22h23

A questão dos transgênicos já é rotina nos supermercados. Se você, hoje, for procurar aquele produto que conhecemos como "Maizena" (que é marca), ou seja, o amido de milho, não encontrará nada que não seja transgênico. Minto. Há uma rede de supermercados grande que tem um produto com sua marca própria, onde não aparece a marca de transgênico. Será?

Em Curitiba, começa hoje um Seminário Internacional sobre Transgênicos e seus 10 anos no Brasil. O Seminário começa com um balanço crítico dos transgênicos no país, seguido pela discussão da agricultura familiar e os transgênicos, e uma abordagem internacional, incluindo América Latina, América do Norte, Ásia até chegar à "Resistência transgênica na Europa".

O último dia fala dos riscos à saúde, dos retrocessos e alternativas deste tema tão importante.

Para quem quiser criar um blog sobre transgênicos, poderá ter material muito rico se obtiver os anais deste Seminário. Ao fazer um blog sobre os transgênicos, será importante tratar de todos estes temas para criar consciência e discussão já que o consumidor não é exposto a informação ampla sobre o assunto, embora seja exposto cada vez mais aos produtos transgênicos já transformados em produtos clássicos como é o caso da "Maizena".

 

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (3) e Compartilhar

Lixo: um desafio deste século

Publicado por Marílvia Oliveira em 11/10/2013 às 23h45

A Expolixo, exposição que agrega produtos e serviços ligados ao lixo, aconteceu nesta semana. Foi muito interessante verificar a presença de players do setor, vindos da Áustria, Canadá, Espanha e assim por diante. Todos de olho no imenso mercado que representa o nosso lixo, devido ao tamanho do país e ainda à baixa educação para o não desperdício.

Fazer um blog sobre o lixo é assunto que vai ter matéria por boas décadas. A legislação nacional foi muito bem pensada e exige a sustentabilidade, com reforço dos papéis sociais da população que já se envolveu com o lixo, como os recicladores, por exemplo. Exige ainda o cuidado com os processos de tratamento dos resíduos de forma a que não se gere gás que comprometa ainda mais a atmosfera, gerando mais aquecimento global.

Existe ainda muita desinformação sobre todo o processo como se pode ver na feira e um blog pode ser uma fonte de referência até mesmo para jornalistas, pois a matéria ampla e tem inúmeras vertentes. Uma destas vertentes é a sucata e outra é a riqueza contida no lixo. Havia na feira máquinas tratando fios e cabos, que contém metais preciosos, e mostrando como este material de valor poderia ser recuperado.

Enfim, quem se habilita? Temos que sair na frente com este tema pois ele realmente promete e há um bom chão para se caminhar ainda.

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (1) e Compartilhar

Força para a agricultura familiar

Publicado por Marilvia Oliveira em 30/09/2013 às 23h25

Há alguns anos atrás, fui responsável pela coordenação técnica de um trabalho de organização de cooperativas junto aos assentados do Pontal do  Paranapanema. No trabalho, desenvolvíamos com os assentados, que já possuíam terras, e com os acampados - que estavam ainda aguardando uma terra, um trabalho de formação de negócios com os produtos agrícolas. Discutíamos seu beneficiamento, que agregaria valor, e as formas de comercialização assim como fazíamos, com cálculos simples, a formação dos custos, do preço e a identificação de seu lucro. A idéia era que vissem as possibilidades de um pequeno negócio agrícola familiar, ou cooperativado.

Saiu esta semana a Cartilha Estratégia de Acesso a Mercados para a Agricultura Familiar, com vários dos pontos que tratávamos, e outros importantíssimos como os órgãos de apoio institucional e governamental, com orientações de como usá-los, como se organizar para trabalhar em cooperação com eles. Fantástico suporte.

A iniciativa é da Fundação Banco do Brasil e União Nacional das Cooperativas da agricultura Familiar e Economia Solidária.

Você pode acessar a cartilha neste link

http://litoralsustentavel.org.br/wp-content/uploads/2013/09/Cartilha-Estrag_gia-de-Acesso-a-Mercados-para-a-Agricultura-Familiar-Fundacao-Banco-do-Brasil.pdf

É um material visualmente atrativo e os tópicos são tratados de forma objetiva e direta. Pelo que vivenciei dos grupos de assentados e acampados, acredito que vão precisar de um suporte técnico para descobrirem tudo que está nesta cartilha mas, com o apoio dos próprios órgãos, chegam lá.

Mas onde entra o suporte comercial de um site próprio?

Não vi nos caminhos de comercialização, um modo de divulgação para quem tiver produtos beneficiados, ou mesmo produtos in natura, com produção regular. Este caminho está pronto e precisa ser usado – bastará criar um site ou fazer um blog. Com um criador de sites, isto será fácil pois há modelos prontos que podem ser imediatamente usados, preenchendo-se os campos com os produtos e descrição de contato para que possam ser encontrados e contratados.

Certo, o pessoal da agricultura familiar não tem traquejo com internet. No entanto, precisam ir se familiarizando. Uma lan-house na cidade pode ser o primeiro ponto de apoio para eles.

O paradoxo é que a cartilha fala dos sites dos órgãos, fala de formulários que devem ser preenchidos e encaminhados por e-mail mas não falam de se fazer um site para os agricultores familiares e seus negócios. Fica aqui o desafio para quem decidir encampar este projeto. Mesmo que seja contatando vários agricultores familiares e promovendo a oferta conjunta deles através de um site ou blog.

Vamos achar juntos este caminho? O convite está feito.

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (3) e Compartilhar

Criar um blog em seu site: estilo e valor na rede

Publicado em 28/09/2013 às 11h10

Outro dia, uma pessoa respondeu assim à pergunta “o que é que você faz”: “sou blogueira”. Uau, virou profissão, quem diria! Nos últimos 16 anos, desde que surgiu, o blog passou por várias etapas, nascendo como diário de adolescentes e chegando hoje a plataforma de profissionais de prestígio. Virou verbo: blogar.

Dos eventos históricos do blog, o melhor aconteceu em 2000, quand o blogger criou um link permanente para cada post, isto significa que se você postasse imediatamente o robô de busca poderia localizar seu post. Além disso, se uma pessoa quisesse fazer referência a um post seu, ela poderia colocar o link do post e, pronto, você já estava ligado a outra plataforma.

Hoje, uma empresa pode, através deste recurso, dinamizar seu site, criando posts regulares que acionem suas palavras-chave na blogosfera e no mundo dos sites. Talvez nem todas as empresas pequenas e m édias tenham se dado conta da ferramenta fantástica que isto representa. Se você tem um editor de sites que lhe permita não só utilizá-lo como criador de sites mas também como criador de blogs, fechou! É a arma perfeita para o marketing digital de sua empresa. É como se a em presa pudesse não só estar lá na rede, como todo dia – ou na freqüência que desejar escrever – movimentar a rede, criar suas marolas, acontecer.

Poderiam me contestar sobre a eficácia, dizendo: “ah! Mas existem hoje cerca de 112 milhões de blogs”. É verdade, e mais que isso: criam-se 120 mil por dia. No entanto, quem tem um site e um blog, tem um valor maior. O post vem referendado por um site que é um conteúdo fixo, sério, comprometido com produtos e serviços ali anunciados  e com um mercado que tem poder aquisitivo. Percebem o valor de um blog empresarial?

Bora criar blog em seu site! Não dá para abrir mão de um recurso assim poderoso.

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Fazer blog
Comentários (4) e Compartilhar

Um blog sobre política que vale a pena ler

Publicado por Marílvia Oliveira em 15/09/2013 às 12h26

Fico lendo nas redes sociais as críticas sobre a situação política do Brasil e acho que são absolutamente inúteis. Motivo? Misturam-se a fotos de aniversário, a mais novinha do cão de alguém, veja que lindo eu beijando minha namorada e assim por diante. Algo bem na linha da moral de botequim da mídia televisiva e, até mesmo, em vários casos, impressa. Denúncias bem feitas misturadas a este vendaval de coisas da vida não funciona a não ser para diluir a revolta e a denúncia – fazê-las perder o vigor com que são emitidas e a verdade que trazem.

Fico pensando se as redes sociais não foram feitas mesmo para neutralizar a moral e a cultura de qualquer país.

O que funcionaria então para a ação política verdadeira? Ações social e juridicamente organizadas seria um caminho. Embora as organizações acabe. sempre tendo um presidente que, envolvido pelo ego, se perca no processo. A resposta é muito ampla para caber em um post. Vamos, então, nos restringir à internet e à ação dos indivíduos.

Considero a ação dos blogs políticos extremamente eficaz. Quem lê um blog como o Vespeiro, do jornalista Fernão Lara Mesquita, sabe do que eu estou falando. Ele não tem papas na língua e existem posts dele que são essenciais e que informam sobre assuntos pouco divulgados pela mídia. Aliás, para envolver os jovens nesta discussão, envie-lhes o link de um outro post do Vespeiro - O Olho de Obama - sobre celulares. Clique aqui.

Todas as denúncias, assim concentradas em um blog, fazem com que você pelo menos fique meia hora lendo e comece a criar consciência não só sobre aquilo que vê ou lê, mas também sobre o que não vê/lê e amplie seus temas de pesquisa. Melhor ainda, gera memória, coisa que os brasileiros, com as investidas de neutralização moral da mídia, vem perdendo progressivamente.

E você, que tem uma posição clara sobre os temas em curso na nossa política, que também lê e se informa o suficiente para decifrar a realidade sob uma objetiva grande-angular – não é hora de dar sua contribuição comprometida e fazer um blog político?

Deixo vocês com a única imagem que me vem à mente quando se fala, nas redes sociais, de assuntos ligados à política nos tempos de hoje, no Brasil. O ano é 1955. E o local The Friar´s Club. James Cagney estava com 56 anos e Bob Hope com 52. Filme: The Seven Little Foys (1955).

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||