Fazer um blog para reter clientes

Publicado em 23/08/2013 às 09h29

Conquistar um cliente é um trabalho que tem  um custo alto. Dependendo do setor da empresa, são almoços, viagens, reuniões, test drives, enfim, todo o conjunto de atividades e despesas que se faz para que o cliente fique exposto aos serviços ou produtos e crie a convicção de compra.

O segundo momento é reter este cliente, mantê-lo ativo para que se torne o que se chama cliente consolidado. Para isso, fazer um blog pode ser uma das atividades nesta direção. O blog deverá ter conteúdo que interesse ao cliente e não à sua empresa. Este ponto é importantíssimo. Fale do cliente dele, mostre o mercado que interessa a ele e, de vez em quando, fale de seus produtos ou serviços - principalmente quando estiver trazendo uma novidade da empresa ou do seu portfólio.

Fazer um blog sempre implica em interessar o outro e não a nós mesmos. Perdemos este foco com muita facilidade pois sempre nos vemos envolvidos no nosso próprio mundo. Crie este vínculo com o seu cliente.

Podem ser informações fisco-tributárias relevantes, podem ser notícias do mercado em que ele está inserido ou da economia do país, enfim, estabeleça pontes através de assuntos que realmente atraiam e fisguem o seu cliente. Com o editor de sites, você vai poder separar os temas por áreas distintas para que ele vá direto ao que mais o interessa ou estabelecer uma atualização que automaticamente ele receba, porque subscreveu seu site ou blog. Vai ver que instrumento poderoso tem em sua mão semanalmente para estar ao lado dele.

 

 

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