Idéia de blog: receitas, culinária e dietas especiais

Publicado por Marilvia Oliveira em 31/03/2013 às 16h46

Os blogs de receitas, culinária e dietas são dos mais lidos. Vale a pena investir em criar blog nesta linha. Use a plataforma do sitePX para que a parte técnica seja resolvida em minutos e você possa se concentrar no conteúdo e outros aspectos importantes que citamos a seguir.

Crie ou mostre uma persona

A garota está fazendo um doce fantástico e, enquanto o prepara, ela canta Highway to the Danger Zone! Uau, este post vou ler já. As pessoas hoje querem ler sobre receitas, sim, mas que seja em blogs divertidos, onde cozinhar se mostre um prazer especial. Quem cozinha, cantando esta música (Revvin' up your engine / Listen to her howlin`roar / Metal under tension / Begging you to touch and go! – Tradução livre: Ligue sua máquina, ouça ela rugir / metal sob tensão / Você começa a tocar e ir), só pode fazer coisas gostosas porque a alma já está em alegria, entusiasmo, prazer. A música leva direto para o filme Top Gun... Ah! Finalzinho da década de 80. Nem todos vão lembrar. O que vale na persona que conduz um blog é o espírito. Ao criar um blog, saiba que a pessoa que ler quer coisas que mostrem vida e prazer de viver.

Ilustre com fotografias e, se der, vídeos

Além de mostrar-se como uma persona feliz, de bem com a vida, é importante também saber fotografar bem. Quando o negócio é alimento, a dica importante de Felipe Loss é usar luz natural. Só isso? Claro que não, fotografar é arte. Visite o blog dele e saiba mais para fotografar alimentos. O prazer da comida nasce da sua visão e investir nisto é metade do seu trabalho. Outro aspecto importante é fotografar cada etapa da preparação. Depois, anime-se e libere suas criações, colocando as fotos em um site do tipo Flickr, com um aviso de que é foto liberada sob o conceito do Creative Commons (indique CC no campo License) porque compartilhará suas criações e estimulará as pessoas a irem até seu blog.

Hoje, é importante inserir vídeos em um blog de receitas, culinária ou dietas, mostrando a elaboração de um prato ou, para quem está começando, pelo menos um trecho curtinho com as partes mais complexas da elaboração.

Conteúdo diferenciado

Sempre batemos na mesma tecla: diferencie seu conteúdo. Se está falando de dietas, escolha um ângulo (ex. dietas vegetarianas) mas inove. Se forem dietas não específicas, crie grupos de temas como dietas para emagrecer 10 quilos, dietas para pessoas que detestam carne, dietas para desintoxicar. Tudo isto esclarece e entusiasma as pessoas. Quanto mais focado for o seu blog, mais interessará públicos específicos e logo será reconhecido como um blog de referência. Em temas badaladíssimos como os blogs de receitas, culinária e dietas, você precisa investir neste foco. Ou na personalidade que irá demonstrar. Veja o sucesso de cozinheiros como Jamie Oliver, Palmirinha Onofre, Alex Atala e assim por diante - cada um com o seu jeito próprio de ser.

Receita de blog de receitas, culinária e dietas: um perfil curioso e interessante como base. Muito muito conteúdo diferenciado. Pitadas de fotografias e vídeos. Vamos começar?

Imagem (cozinheiro): © Don Mason/Corbis

Leia mais: Criar site

Categoria: Criar Blog
Tags: blog de comida, blog de receitas, culinária e dietas

Enviar comentário

voltar para Criar blog

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||