IDEIA PARA BLOG

Um blog sobre casamento que não seja chato

Publicado por Marilvia Oliveira em 07/12/2014 às 13h41

Casamento é uma coisa muito, muito antiga. Blogs sobre casamento podem falar de preparativos para a cerimônia e a festa mas muitos deles falam sobre como tornar o casamento mais feliz. Só podem ser blogs chatos pois uma coisa tão antiga quanto casamento não pode ser um tema instigante e inovador. Ou pode?

Pode, se você não ficar falando o que toda revista fala, e começar a olhar o casamento com olhos de águia: um salto de grande altura e depois um mergulho em um ponto específico. Vamos falar mais claramente. A águia quando vê lá de cima, tem a visão de grande angular mas identifica o ponto exato em que vai mergulhar e pegar sua caça. É este momento do casamento que pode valer a pena. Você pega por exemplo um apaixonado beijo de fim de cerimônia, com todo mundo olhando, e os dois nem ligando, apaixonados e comprometidos um com o outro. Que tal falar sobre a intensidade daquele momento e até que ponto se deixou que aquele público em volta entrasse inteirinho na cena do beijo, na medida em que os anos passaram?

Observe esta foto histórica onde Ronald Regan fala para que Frank Sinatra pare de dançar com sua mulher.

Reagan e Frank Sinatra

Que tal falar sobre aqueles momentos em que você viu o risco total do outro ser absolutamente envolvido por uma pessoa singular, extraordinária, muito além de suas habilidades de humano normal? Isto é olhar lá do alto, do ponto de vista do ciúme e baixar à Terra, exatamente no ponto em que tudo pode mudar. Como você agiria?

Enfim, este pode ser um blog interessante. Danado de bom. Sobre uma coisa muito antiga chamada casamento.

Categoria: IDEIA PARA BLOG
Comentários (0) e Compartilhar

Seu blog reflete o mundo em volta?

Publicado por Marilvia Oliveira em 07/12/2014 às 10h12

logo google feita por jeff koonsOs blogs iniciaram com reflexões pessoais, quase um diário feito por jovens. Hoje, são espaços profissionais, inclusive patrocinados por empresas, e a chave de sua vida, de seu dinamismo é o reconhecimento do mundo em volta. Continuam sendo bom espaço de reflexões mas ganharam o contato com o mundo, a perspectiva do entorno, o envolvimento com tudo que está ao nosso redor, a partir de lentes pessoais. Seu blog reflete o mundo em volta?

Para o blog refletir o mundo em volta, deve estar ancorado nos fatos do momento, no entorno de seu bairro, cidade, país ou mais além. Seu oxigênio é o seu espírito antenado com a modernidade e uma sensibilidade para um ângulo próprio de análise. Não deve ser uma lente de jornal, revista ou portal. Tem que ser uma lente sua, única. Um ângulo específico deste mundo tão maravilhoso, múltiplo e repleto de novidades.

Ah! nesta última frase, vai mais um recado. Ao refletir o mundo em volta você pode sentar na calçada e chorar. Há tanta coisa berrando de ruim! Pobreza, desigualdade, corrupção, maldade mas isto todo mundo fala. A mídia pipoca de más notícias.

No entanto, poucos se animam a erguer uma taça à beleza que está ao nosso redor, viva, palpitante, estimuladora. Mesmo a bronca pode ser bela. Jeff Koons, autor do logo google que inicia este post, acaba de chegar ao Pompidou, em Paris. Ele é mestre em dar um pitaco em algum tema do cotidiano, com sua arte kitsch mas bela a seu modo.  Puppy foi sua bronca por não participar da Documenta de Kassel em 1992, Alemanha - uma das maiores exposições de arte contemporânea internacional que rola a cada cinco anos (a próxima será em junho 2017!). Enquanto isso fique antenado e reflita o mundo em volta para dar vida ao seu blog. Se suas férias incluem Paris, vá ao Pompidou e veja Koons e o inclua em seu blog. A exposição de Jeff Koons fica até abril 2015. Ah! e inclui área não aberta a crianças, onde estão obras da fase de amor de Jeff Koos com Cicciolina, a estrela pornô.

Ok, faça seus selfies. Mas a maior parte do tempo olhe o mundo e escreva em seu blog sobre ele. O facebook já cuida um monte de você mesmo. O blog deve respirar e refletir o mundo.


 

Categoria: Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (0) e Compartilhar

"Cama e café" na Copa

Publicado por Marilvia Oliveira em 14/01/2014 às 22h35

Para que é impulsivo ou é de Áries, nada como um negócio para começar imediatamente e acabar até agosto. Ou não. Trata-se da hospedagem que está sendo estimulada nos Estados para dar cobertura à demanda de turistas que se espera na Copa. No site do Ministério do Turismo você acessa o link da página da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, que lançou o Programa de Hospedagem Alternativa Cama e Café.

Em Brasilia há mais de 300 residências cadastradas. O Rio de Janeiro está na mesma corrida. O preço de hospedagem destas residências que oferecem a possibilidade da pessoa dormir e tomar o café da manhã é mais convidativo do que o de hoteis tradicionais.

Criar um blog sobre hospedagem em residências ou "Cama e Café" pode não só abrigar estas ofertas como servir de espaço para artigos sobre o que está acontecendo e posts sobre o que se recomenda ao "anfitrião" para melhor receber seu hóspede. É uma coisa com pegada muito forte para agora, agorinha. E, se bem feito, terá patrocínio, pode crer.

Categoria: Criar Blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (7) e Compartilhar

As superluas do seu blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 07/01/2014 às 09h35

Este ano teremos 5 superluas. A superlua ocorre quando a lua está mais perto de nosso planeta do que sua distância média.

Em 10 de agosto ocorrerá a maior superlua do ano – vai ser um show no céu porque estaremos em plena lua cheia. E em seu blog, quantas superluas o seu leitor pode esperar?

A novidade, o inesperado, o diferente, o evento – isto é que faz um blog acontecer para seu público.

Crie também suas 5 superluas no blog. Planeje agora o que irá fazer e quando será. Imagine que o ano tem os eventos que coletivizam as pessoas – carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, natal. Estes são os bons momentos para atuar. As pessoas se ligam na internet.

Ou você pode criar o calendário das superluas de acordo com o seu próprio tema ou negócio. A natureza está dando uma lição: ritmo e beleza. Que tal copiá-la e criar o seu calendário?

Categoria: Conteúdo, IDEIA PARA BLOG
Comentários (4) e Compartilhar

Um blog sobre a Rússia

Publicado por Marilvia Oliveira em 28/12/2013 às 20h11

Um blog sobre a Rússia ou sobre outros países, como já citamos aqui, pode ser sempre muito interessante pois você disponibiliza para pessoas que pouco conhecem o país aquilo que você sabe e que, por alguma razão, é um conhecimento inédito ou difícil de encontrar. Você pode ter vivido lá algum tempo, ou pode ter amigos no país, e mesmo pode ter acesso à língua e a noticiários locais. Sempre saberá algo novo e interessante que a mídia pode nem divulgar.

Essa é uma boa idéia para blog.

Vamos pensar na Rússia, apenas para continuar nosso exemplo. Lembram-se que 2013 começou com um dos eventos mais fantásticos, logo em fevereiro, na cidade de Tcheliábink, centro industrial nos Urais? Um tremendo meteorito – 30 vezes maior do que a bomba de Hiroshima, caiu lá. O que, você esqueceu? As janelas de 7 mil edifícios quebraram e muita gente se feriu. Por meses, os cientistas ficaram recolhendo pedaços dos meteoritos que estavam no fundo do lado Tchebarkul.

No aspecto cultural, reabriu um dos principais teatros do país, localizado em São Petersburgo – o Mariínski. Gérard Depardieu, tão querido no Brasil, e indignado com a taxa de 75% sobre a renda em seu país (quando na Rússia é 13%) recebeu a cidadania russa e o convite para ser o ministro da cultura da Mordóvia.

Em um post falamos dos jogos universitários internacionais, a Universíada, na cidade de Kazan, capital do Tatarstão, tendo a Rússia ficado com a maior parte das medalhas. E em outro post, falamos da tocha olímpica que chegará a Sôtchi em fevereiro de 2014.

Escândalos? Quase. O primeiro foi a separação do presidente Vladimir Putin e Ludmila em junho, anunciada ao saírem de um balé. Mas o asilo a Edward Snowden que denunciou a espionangem internacional feita pelos Estados Unidos deu verdadeiro Ibope. Não menos escandalosa, embora menos anunciada, foi o confisco de um navio do Greenpeace, o Arctic Sunrise, que prostestou na plataforma de petróleo no mar de Pechora, e que agora aguardam anistia.

A reunião da cúpula do G20 em São Petersburgo, onde se discutiram as armas químicas da Síria e onde Moscou ajudou a Damasco a evitar ataque militar  norte-americano.

Tem mais? Só tem. Mas fica para quem quiser fazer um blog em 2014 sobre esta interessante região que ainda não descobriu direito o Brasil. Uma ajuda? Leia a história de uma jovem brasileira que se formou lá e que agora sonha em voltar e fazer Mestrado. É uma forma de começar a ver como um brasileiro pode se encantar com a Rússia e se animar a escrever o seu blog. Ela conta aspectos muito interessantes do povo e de sua vida lá.

 

 

 

Categoria: Criar Blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (1) e Compartilhar

Natal! Festa nos blogs!

Publicado por Marilvia Oliveira em 23/12/2013 às 09h38

Recebemos email de Chris Brogan - expert em midia social - falando sobre a universalidade da festa de Natal. Ele lembrou que o Ramadan foi em 8 de julho em 2013. E já deixamos registrado aqui que esta celebração muçulmana será na última semana de junho em 2014. Os oito dias da celebração judaica de Hanukkah começaram em 26 de novembro e, em 2014 - começarão em 16 de dezembro. Vai bater com a véspera de nosso Natal.

Isto traz um interessante aspecto do Natal. Ele é meio que universal, mesmo. Muita gente nem viu passar Hanukkah ou mesmo nem sabe o que é Ramadan, menos ainda o festival indu Diwali que é o começo do ano na Índia, mas uma enormidade de países sabe que é Natal. Isso dá prevalência à celebração do Natal? Não sei se é o caso de se falar de prevalência mas, sim, de universalidade. E isso abastece o espírito da fraternidade, dos cumprimentos, dos votos, dos desejos bons.

Como deixar passar batido a festa de Natal? Não deixe de festejar esta data de alguma forma em seu blog.

Feliz Natal a todos vocês que nos leram no decorrer deste ano. Que tenhamos mais um lindo Natal juntos em 2014.

Categoria: Criar Blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (3) e Compartilhar

Um blog sobre situações cotidianas

Publicado por Marilvia Oliveira em 01/11/2013 às 22h44

Um adolescente e seu irmão mais novo entram no elevador com um conhecido. Outras pessoas já estão lá. O pequeno olha o conhecido e pergunta: você tinge o cabelo? Todos olham imediatamente o “desconhecido” que, espirituoso, responde: “de manhã, de tarde e de noite”. E todos, sem querer, respiram aliviados pois a saia justa passou.

Crianças em elevadores fazem perguntas e observações indiscretas – quem já não passou por isso? Como lidar?

Da mesma forma, empresas apresentam muitas situações complicadas. No banheiro feminino, uma garota pergunta à outra se ela empresta a escova de cabelo. A outra responde que não porque é um objeto pessoal. A garota sai dizendo: “vaca!”.  A outra sai à porta do banheiro e grita: “muuuu!”. Aceitação? Humor? Ironia? Tanto faz. A relação foi fechada. Não permite mais frases.

O mundo hoje mudou e as relações não passam mais pelo que se chamava de educação, polidez, traquejo social e assim por diante. As pessoas falam e fazem coisas que sempre assustam. Um blog que relatasse isso daria um bom registro do cotidiano, podendo inclusive mostrar boas lições de “comunicação e expressão” e de “moral”, sem ter que entrar em teorias.

Como fazer um blog sobre situações cotidianas? Basta observar e registrar. Vivemos isso diariamente. Algumas situações são tão singulares que viram piadas. Se você tiver alguém que desenhe, melhor ainda, pois várias situações, quando acompanhadas de um desenho, ganham efeito espetacular. Se quiserem tentar sozinhos, vejam o site de desenho do Carlos Damasceno. Ele estimula até quem não sabe desenhar nem um ovo a pelo menos tentar e dá boas orientações.

Procure agregar alguns vídeos ao seu blog. Eles estão em alta! Abaixo um vídeo sobre uma situação em um elevador. Os homens querem ir para o 11o andar (eleven) e estão em um elevador que reconhece a voz - não há botão para apertar. Eles são da Escócia e o sotaque deles não é reconhecido... Uma divertida situação cotidiana de interação com a tecnologia mesmo que você também não reconheça o que falam!

 

Categoria: Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (2) e Compartilhar

Criar um blog ou site sobre halloween

Publicado em 27/10/2013 às 22h05

Todo ano, o brasileiro agora festeja halloween. Em residenciais e em ruas com casas, em playgrounds e salões de festas de edifícios, observa-se os adereços nas portas e janelas, grandes abóboras colorem o cenário e as crianças brincam de bruxinha. Nas escolas, é o mesmo. A internet parece que renasce com tanta imagem e brincadeira.

Já não é mais apenas uma tradição americana que o povo brasileiro, pela sua proximidade com aquele pais, absorveu. Entrou em nossos costumes, como entraram rock and roll no passado, ou os vídeos-games em tempo mais recente e tantas outras coisas norte-americanas. Mas espere aí: halloween não é apenas tradição norte-americana. Você encontrará a mesma festa, de origem celta, na Itália, Espanha, Irlanda e por aí vai.

Fazer um blog ou criar um site sobre halloween pode agrupar informações importantes como a origem da tradição, como os norte-americanos ou outros povos comemoram ou brincam, dicas para criar brincadeiras em casa para as crianças, costumes e outros aspectos da celebração. A imagem deste blog, por exemplo, é do site www.mykidsadventures.com, criando uma brincadeira de múmia para o halloween - bem simples e de baixo custo.

Você tem ainda dois dias se quiser começar exatamente em 31 de outubro, neste halloween, o seu blog ou site. Comece de forma simples, dando nome a ele e inserindo informações importantes assim como curiosidades. Depois, na medida em que evoluir, crie brincadeiras que combinem com halloween, mesmo que seja em outras épocas do ano, como acontece nas festas de aniversários festas temáticas - halloween fora de hora. E, ainda, pense em criar uma loja virtual com itens ligados ao tema.

Categoria: Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (2) e Compartilhar

Criar um blog a respeito dos transgênicos

Publicado por Marilvia Oliveira em 21/10/2013 às 22h23

A questão dos transgênicos já é rotina nos supermercados. Se você, hoje, for procurar aquele produto que conhecemos como "Maizena" (que é marca), ou seja, o amido de milho, não encontrará nada que não seja transgênico. Minto. Há uma rede de supermercados grande que tem um produto com sua marca própria, onde não aparece a marca de transgênico. Será?

Em Curitiba, começa hoje um Seminário Internacional sobre Transgênicos e seus 10 anos no Brasil. O Seminário começa com um balanço crítico dos transgênicos no país, seguido pela discussão da agricultura familiar e os transgênicos, e uma abordagem internacional, incluindo América Latina, América do Norte, Ásia até chegar à "Resistência transgênica na Europa".

O último dia fala dos riscos à saúde, dos retrocessos e alternativas deste tema tão importante.

Para quem quiser criar um blog sobre transgênicos, poderá ter material muito rico se obtiver os anais deste Seminário. Ao fazer um blog sobre os transgênicos, será importante tratar de todos estes temas para criar consciência e discussão já que o consumidor não é exposto a informação ampla sobre o assunto, embora seja exposto cada vez mais aos produtos transgênicos já transformados em produtos clássicos como é o caso da "Maizena".

 

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (3) e Compartilhar

Lixo: um desafio deste século

Publicado por Marílvia Oliveira em 11/10/2013 às 23h45

A Expolixo, exposição que agrega produtos e serviços ligados ao lixo, aconteceu nesta semana. Foi muito interessante verificar a presença de players do setor, vindos da Áustria, Canadá, Espanha e assim por diante. Todos de olho no imenso mercado que representa o nosso lixo, devido ao tamanho do país e ainda à baixa educação para o não desperdício.

Fazer um blog sobre o lixo é assunto que vai ter matéria por boas décadas. A legislação nacional foi muito bem pensada e exige a sustentabilidade, com reforço dos papéis sociais da população que já se envolveu com o lixo, como os recicladores, por exemplo. Exige ainda o cuidado com os processos de tratamento dos resíduos de forma a que não se gere gás que comprometa ainda mais a atmosfera, gerando mais aquecimento global.

Existe ainda muita desinformação sobre todo o processo como se pode ver na feira e um blog pode ser uma fonte de referência até mesmo para jornalistas, pois a matéria ampla e tem inúmeras vertentes. Uma destas vertentes é a sucata e outra é a riqueza contida no lixo. Havia na feira máquinas tratando fios e cabos, que contém metais preciosos, e mostrando como este material de valor poderia ser recuperado.

Enfim, quem se habilita? Temos que sair na frente com este tema pois ele realmente promete e há um bom chão para se caminhar ainda.

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (1) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||