IDEIA PARA BLOG

Um blog sobre cachaça? Que porre bom para a Copa!

Publicado em 02/10/2013 às 09h33

A cachaça é a bebida brasileira assim como a champagne é francesa e a cerveja é alemã. Fazer um blog sobre a cachaça é criar uma base de informações relevante para o país e, também, para estrangeiros. Se ele for feito em inglês e português, melhor ainda. Um cuidado: se criar um blog em duas línguas, procure fazer algo sintético. Você poderá cuidar melhor da tradução e a assimilação fica mais simples.

Em fase que antecede a Copa, é uma tremenda idéia de blog, especialmente se você tratar tanto da cachaça industrial quanto da artesanal, e tratar de cachaças locais, produzidas em pequena escala. Terá quase que um guia turístico da cachaça. As agências de viagens poderão até ter interesse em anunciar seus pacotes em seu blog, para divulgar suas opções de viagens para as localidades citadas.

Há várias fontes importantes para você levantar os nomes e as características. O Clube do Alambique é uma delas pois permite também a compra para os interessados. A foto deste post é de lá. Eles tem inclusive eventos interessantes que você pode cobrir, como a Confraria Feminina da Cachaça que protagoniza “avaliação sensorial” da cachaça e ensina sobre harmonização com a comida, para mulheres.

Nesta época que antecede a Copa há oportunidade para você construir um site com várias informações sobre cachaça e, com muito carinho, criar junto um blog sobre a Cachaça Local – que pode mesmo ser o nome do blog. Criar site e blog é sempre uma junção muito proveitosa em vários sentidos, incluindo a presença mais forte na internet.

Minas Gerais é um estado importantíssimo neste trabalho inicial de pesquisa. Salinas, Araguari, Januária e tantos outros locais em Minas terão que estar presentes. Cidades do Nordeste, do Rio de Janeiro e outras também serão referências importantes no seu blog e site. Além disso, a Universidade da Cachaça, de Sérgio Arno, que vai dar o toque chic na coisa toda, indicações de cachaçarias importantes em cada cidade, dicas de livros e até de músicas sobre o tema deixarão este site e seu blog muito interessantes. Aposte nisso agora, antes de chegar a Copa.

Categoria: Conteúdo, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (0) e Compartilhar

Força para a agricultura familiar

Publicado por Marilvia Oliveira em 30/09/2013 às 23h25

Há alguns anos atrás, fui responsável pela coordenação técnica de um trabalho de organização de cooperativas junto aos assentados do Pontal do  Paranapanema. No trabalho, desenvolvíamos com os assentados, que já possuíam terras, e com os acampados - que estavam ainda aguardando uma terra, um trabalho de formação de negócios com os produtos agrícolas. Discutíamos seu beneficiamento, que agregaria valor, e as formas de comercialização assim como fazíamos, com cálculos simples, a formação dos custos, do preço e a identificação de seu lucro. A idéia era que vissem as possibilidades de um pequeno negócio agrícola familiar, ou cooperativado.

Saiu esta semana a Cartilha Estratégia de Acesso a Mercados para a Agricultura Familiar, com vários dos pontos que tratávamos, e outros importantíssimos como os órgãos de apoio institucional e governamental, com orientações de como usá-los, como se organizar para trabalhar em cooperação com eles. Fantástico suporte.

A iniciativa é da Fundação Banco do Brasil e União Nacional das Cooperativas da agricultura Familiar e Economia Solidária.

Você pode acessar a cartilha neste link

http://litoralsustentavel.org.br/wp-content/uploads/2013/09/Cartilha-Estrag_gia-de-Acesso-a-Mercados-para-a-Agricultura-Familiar-Fundacao-Banco-do-Brasil.pdf

É um material visualmente atrativo e os tópicos são tratados de forma objetiva e direta. Pelo que vivenciei dos grupos de assentados e acampados, acredito que vão precisar de um suporte técnico para descobrirem tudo que está nesta cartilha mas, com o apoio dos próprios órgãos, chegam lá.

Mas onde entra o suporte comercial de um site próprio?

Não vi nos caminhos de comercialização, um modo de divulgação para quem tiver produtos beneficiados, ou mesmo produtos in natura, com produção regular. Este caminho está pronto e precisa ser usado – bastará criar um site ou fazer um blog. Com um criador de sites, isto será fácil pois há modelos prontos que podem ser imediatamente usados, preenchendo-se os campos com os produtos e descrição de contato para que possam ser encontrados e contratados.

Certo, o pessoal da agricultura familiar não tem traquejo com internet. No entanto, precisam ir se familiarizando. Uma lan-house na cidade pode ser o primeiro ponto de apoio para eles.

O paradoxo é que a cartilha fala dos sites dos órgãos, fala de formulários que devem ser preenchidos e encaminhados por e-mail mas não falam de se fazer um site para os agricultores familiares e seus negócios. Fica aqui o desafio para quem decidir encampar este projeto. Mesmo que seja contatando vários agricultores familiares e promovendo a oferta conjunta deles através de um site ou blog.

Vamos achar juntos este caminho? O convite está feito.

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (3) e Compartilhar

Um blog sobre política que vale a pena ler

Publicado por Marílvia Oliveira em 15/09/2013 às 12h26

Fico lendo nas redes sociais as críticas sobre a situação política do Brasil e acho que são absolutamente inúteis. Motivo? Misturam-se a fotos de aniversário, a mais novinha do cão de alguém, veja que lindo eu beijando minha namorada e assim por diante. Algo bem na linha da moral de botequim da mídia televisiva e, até mesmo, em vários casos, impressa. Denúncias bem feitas misturadas a este vendaval de coisas da vida não funciona a não ser para diluir a revolta e a denúncia – fazê-las perder o vigor com que são emitidas e a verdade que trazem.

Fico pensando se as redes sociais não foram feitas mesmo para neutralizar a moral e a cultura de qualquer país.

O que funcionaria então para a ação política verdadeira? Ações social e juridicamente organizadas seria um caminho. Embora as organizações acabe. sempre tendo um presidente que, envolvido pelo ego, se perca no processo. A resposta é muito ampla para caber em um post. Vamos, então, nos restringir à internet e à ação dos indivíduos.

Considero a ação dos blogs políticos extremamente eficaz. Quem lê um blog como o Vespeiro, do jornalista Fernão Lara Mesquita, sabe do que eu estou falando. Ele não tem papas na língua e existem posts dele que são essenciais e que informam sobre assuntos pouco divulgados pela mídia. Aliás, para envolver os jovens nesta discussão, envie-lhes o link de um outro post do Vespeiro - O Olho de Obama - sobre celulares. Clique aqui.

Todas as denúncias, assim concentradas em um blog, fazem com que você pelo menos fique meia hora lendo e comece a criar consciência não só sobre aquilo que vê ou lê, mas também sobre o que não vê/lê e amplie seus temas de pesquisa. Melhor ainda, gera memória, coisa que os brasileiros, com as investidas de neutralização moral da mídia, vem perdendo progressivamente.

E você, que tem uma posição clara sobre os temas em curso na nossa política, que também lê e se informa o suficiente para decifrar a realidade sob uma objetiva grande-angular – não é hora de dar sua contribuição comprometida e fazer um blog político?

Deixo vocês com a única imagem que me vem à mente quando se fala, nas redes sociais, de assuntos ligados à política nos tempos de hoje, no Brasil. O ano é 1955. E o local The Friar´s Club. James Cagney estava com 56 anos e Bob Hope com 52. Filme: The Seven Little Foys (1955).

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Blog sobre ética ambiental e o dia-a-dia das pessoas

Publicado por Marilvia Oliveira em 13/09/2013 às 08h30

Certa vez fiz uma pesquisa na costa brasileira, para um empresa estrangeira. Andando pela costa, o empresário se espantava de ver o uso indiscriminado dos espaços - área costeira, mangues, etc. - e a forma totalmente inadequada de manter e tirar o pescado nos barcos de pesca artesanal ao chegarem à praia. Isso foi há uns dez anos atrás.

Conversávamos com os pescadores e pessoas da comunidade e eles nos olhavam como se estivéssemos no mundo do faz-de-conta, sem entender nada sobre auto-sustentabilidade, preservação, etc. Hoje esta conversa já é tema de discussões urbanas e disciplina nas escolas. No entanto, muito ainda há a ser feito.

Um blog sobre o tema ajudaria muito a conscientizar as pessoas sobre a preservação, o não desperdício para que, através da prática, este conceito entrasse em seus corações e mentes.

O que é uma área de preservação ambiental? Quais as ações humanas as permitidas em áreas como mangues? O que é tempo de defeso que impede a pesca de certos peixes em períodos do ano? O que é a área onde é permitida a pesca artesanal mas não é aceita a pesca profissional? Quais os cuidados de preservação da pesca incluindo tamanho de pescado permitido, tipos de peixes, etc.?

Enfim, fazer um blog desta natureza pode ser escrito sob o ângulo da chamada ética ambiental, ou seja, onde não só o homem é centro da nossa atenção mas também os não-humanos, aí incluídos os animais, a natureza, enfim o mundo em volta do homem. Com um criador de sites, seria possível abrir uma página sobre cada tema e, nela, abrigar vários sub-temas, com uma abrangência significativa mas devidamente organizado.

Se o blog fosse apenas em cima da questão da ética ambiental poderia sair um blog chato ou muito filosofal. Mas na medida em que situações práticas, como as que citamos, sejam tratadas, ele pode ser um blog que conscientiza até um turista que passeia por uma vila de pescadores e, também, os  próprios pescadores amadores que fazem da pesca um hobby. Pode ainda conscientizar jovens, comunidades e assim por diante, contribuindo para uma nova visão do mundo, dentro de uma abordagem realista, simples e ligada ao dia-a-dia das pessoas.

Imagem: Meio Ambiente Culturamix

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (6) e Compartilhar

Descobrindo o grande céu sobre nossas cabeças

Publicado por Marilvia Oliveira em 08/09/2013 às 20h23

Leio com atenção redobrada o esforço de cientistas no projeto DES – Dark Energy Survey, que pesquisa a energia escura.

Misteriosa e que nem se pode dizer que exista, a energia escura é protagonista de vários fenômenos observados por cientistas. “O objetivo do projeto é entender porque a expansão do universo está se dando de forma acelerada – em vez de desacelerar pelo efeito da gravidade – e sondar a energia escura”.

Uma câmera poderosa foi instalada no Chile para um trabalho de cinco anos onde o Brasil está envolvido. Irão mapear um oitavo do céu – 5.000 graus quadrados, de forma muito detalhada.

Uma das lentes tem quase um metro de diâmetro, neste projeto que irá observar cerca de 100 milhões de estrelas de nossa galáxia e suas vizinhas no espaço, além das supernovas – estrela que explode e se torna tão brilhante quanto uma galáxia inteira com bilhões de estrelas. Observá-las permitirá saber mais sobre a velocidade de expansão do universo. Integra o esforço destes cientistas, o trabalho de brasileiros no LIneA (Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia).

Não sei o que vocês estão pensando mas uma informação como esta me dá vontade de seguir, de saber mais, de entender melhor, de acompanhar sua evolução. Ou seja, a mundo da astronomia é instigante. Fazer um blog sobre o tema pode incluir tanto uma atualização vez ou outra sobre como andam projetos desta magnitude, até discutir como começar uma observação astronômica, que tipo de telescópio se pode usar de forma amadora. Sabia que a astrologia é uma das áreas onde a contribuição de amadores é importante?

Pense no assunto. Um blog como este  não precisa ser didático – como muitos são. Seu diferencial seria trazer ao conhecimento das pessoas trabalhos que ficam restritos ás revistas científicas, assim como estimular as pessoas a se aproximarem da observação do céu, na medida de suas habilidades. Um criador de sites permitirá incluir várias galerias de fotos para que os que ainda não tem seu telescópio mas gostam do tema, possam também fazer suas observações, mas na net.

Leia: Criar Sites

Categoria: Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (2) e Compartilhar

Fazer um blog sobre cães

Publicado por Marilvia Oliveira em 06/09/2013 às 09h19

Um dos movimentos humanos mais evidentes nos últimos tempos tem sido o seu relacionamento com animais e, especialmente, com os cães.

Existem notícias de salões de luxo para beleza dos cães onde eles até tem sessões de ofurô e arrumam os pelos de forma muito sofisticada.

Quer as pessoas estejam exagerando ou não, o certo é que a tendência veio para ficar. Prédios já são construídos prevendo o espaço para os cães. Praças animadas recebem cães de todos os tipos - ali, criança não tem lugar seguro.

Blogs sobre cães estarão alinhados com estas tendências e podem rapidamente ter sucesso. Você pode também criar um site mas será importante acoplar um blog ao site para ir contando sobre as novidades. Este é um mundo dinâmico. Escolha um nicho para atuar ou diversifique os temas mas eleja um como tema central.

O tema central ao fazer um blog podem ser os salões de luxo e os procedimentos que ali são feitos pois isto ainda é de desconhecimento da grande maioria e seguramente vai virar moda. Os temas paralelos podem ser:

  • cuidados com a saúde e entrevistas com veterinários
  • conhecendo as raças de cães
  • aspectos de "temperamento" dos cães
  • como ensinar hábitos a seus cães ou mudar procedimentos inadequados
  • nomes para cães 
  • roupinhas para cães
  • viajando com seu cão
  • cães de guarda

Enfim, temas não faltarão. Este é o tipo de blog que merece uma página do facebook para completar, especialmente com as imagens de cãezinhos sendo submetidos a procedimentos em salões de luxo.

Imagem: Portal G1 Globo

 

 

Categoria: Conteúdo, IDEIA PARA BLOG
Comentários (5) e Compartilhar

Como criar blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 29/08/2013 às 21h10

Temos mais de 100 posts neste blog, no entanto, às vezes é bom voltarmos ao básico, até para refrescar nossa mente com idéias novas.

Como criar blog? Primeiro, a idéia. Sobre o que vai escrever? É fundamental o foco. Hoje lia sobre um blog que está fazendo sucesso na Austrália, sobre decoração de interiores. Aqui também o tema é de interesse geral, sendo área favorita nas revistas femininas. Observe o resultado do Google Trends para decoração de interiores x curso de decoração x design de interiores.

O interesse é tão claro que permanece constante o interesse por curso de decoração. Embora não tenha picos - o que significa que o estímulo é mais ligado à decoração propriamente dita do que à informação técnica. O tema "decoração de interiores" teve grande atrativo, segundo Google Trends, de 2009 a 2011, mas agora o que vem crescendo é "design de interiores", provavelmente estimulado pelo número cada vez maior de arquitetos que estão entrando na área. Eles fazem desde o projeto da casa, até o gerenciamento da obra, e terminam na decoração - algo na linha de "turn key" - entregam a chave na mão, para você já morar.

Tudo isso mostra que o tema é muito bom para blog. Só que já concorrido. O que você tem que fazer, então? Selecionar o ângulo de análise. Falar das cores. Ou mostrar novidades nos salões de móveis e decoração. Trazer as novidades das grandes marcas da área. Comece com a área que você mais domina e, depois, aos poucos, experimente novas áreas usando o pinterest ou o instagram, para depois, em função da apreciação recebida, incorporar ao seu blog a nova área.

Como criar blog? Ah! já sei. Você agora está pensando em como criar mesmo, na prática. Para isso não precisa pesquisa nenhuma. Os editores de site lhe dão tudo pronto. Você escolhe o design e faz alterações que lhe pareçam necessárias. Depois você tem os vários recursos que os editores de site lhe oferecem. É fácil e rápido. Com um editor de sites, você pode criar site, blog e até loja virtual. Na área de decoração de interiores, você vai acabar pensando em colocar loja virtual. Para isso, escolha um editor que lhe permita fazer um blog, criar um site ou criar uma loja virtual. Nunca se sabe o dia de amanhã.

Concentre-se, depois de criar blog, em produzir bom conteúdo que, isto sim, requer trabalho e persistência.

Leia também: Criar Sites

Imagem: Blog Interior´s Addict (Austrália)

 

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (2) e Compartilhar

Como criar um blog sobre cocooning - ficar em casa.

Publicado por Marílvia Oliveira em 21/07/2013 às 09h36

Há uma previsão sobre o futuro que já estamos vivendo que diz que as pessoas estarão cada vez mais dentro de casa. O termo usado por Faith Popcorn foi cocooning, dizendo que nos recolheríamos ao espaço entre nossa casa e o jardim. Alguns complicadores se somaram a este cenário do cocooning. Aumento de preço do m2 nos grandes centros, transformando as casas e apartamentos em lugares muito pequenos, e a violência, constrangendo portas e muros aos alarmes que vieram ser os companheiros dos jardins.

Fazer um blog sobre o que fazer em casa é uma idéia muito pertinente neste momento. A  internet colocou uma pimenta na previsão de Popcorn, estimulando as pessoas ao convívio e, mais recentemente, à vida social em casa, com amigos, parentes e colegas se encontrando e compartilhando fotos de convivência na internet - estimulando os mais quietos a também irem pelo mesmo caminho. Ou seja, ficar em casa... mas não sozinho.

Páginas interessantes

Ao criar um blog ou site sobre o que fazer em casa, você poderá ter várias páginas: o que fazer com as crianças, o que fazer com as pessoas idosas, o que fazer a dois, o que fazer em grupo de amigos e assim por diante. Lógico que terá que estar atualizado com novidades, jogos recém-lançados, revitalizar jogos antigos, indicar como encontrar regras de como jogar desde truco até poker, dar dicas de como criar almoços diferenciados, enfim, vá pesquisar para ter um blog rico em idéias para vários grupos.

Existem coisas interessantes como o tapete dançante mas nem todo mundo tem idéias criativas de como usá-lo. Ou dê dicas: como a poltrona com game - http://tvuol.tv/btc8qY - em que você vai passar um bom tempo se divertindo sozinho em casa, sem se dar conta. Ou como juntar pessoas interessadas em gastronomia, para prepararem refeições uns nas casas dos outros. E tantas mais!

Blog direcionado

Você pode limitar seu blog ou site a um tema específico como o que fazer com as crianças em casa. Nas férias de julho, e dezembro a março, muitos casais tem sérios problemas porque, por mais que se viaje, há ainda um bom espaço para ficar só em casa. Neste caso, suas páginas seriam dedicadas a faixas etárias – crianças até 5 anos, crianças de 6 a 10, pré-adolescentes.

Da mesma forma, poderia direcionar apenas para os idosos. Aí você tem um blog único.  Não vai ter concorrência e pode monetizar. Laboratórios com medicamentos na área da geriatria podem ser patrocinadores. A idéia seria dizer o que fazer em casa com os idosos para que tenham ocupações interessantes e adaptadas às suas condições físicas e mentais.

Outro direcionamento é a decoração: o que fazer em casa para convívio social intenso. Começa com indicações de tipos de sofás e cadeiras, almofadas para sentar no chão, tipos de mesas, lugares onde montar uma adega, camas dobráveis e vai por aí afora. Criar um blog ou criar um site nesta linha exigirá um editor de sites que lhe dê a possibilidade de inserir galerias em vários posts para mostrar opções dentro do tema tratado. A cadeira Flag (foto à direita, logo acima), criada por um estudante, é um bom exemplo - permite ouvir música e sentir os acordes além de ver televisão.

Seu blog ou site pode ficar extremamente interessante e dinâmico. E também monetizará, fácil, fácil.

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (1) e Compartilhar

Criar um blog: "o que você usa para dormir?"

Publicado por Marilvia Oliveira em 20/07/2013 às 09h10

Criar um blog sobre o que as pessoas usam para dormir é uma tremenda de uma idéia. Pode ser monetizado rapidinho se você seguir as dicas abaixo.

Primeiro

Inicie com o vídeo de Marilyin Monroe respondendo, em uma entrevista, sobre o que ela usa para dormir.

A gravação ficou desconhecida por muitos anos mas, em outubro de 2012, a Chanel comprou e agora colocou à disposição no youtube.

Ali, em com sua voz espontânea, jovem e sensual, Marilyn responde o que ela usa para dormir: Chanel no. 5. Mesmo para quem não entende inglês, o vídeo é um delicioso momento de beleza.

Segundo

Faça entrevistas com as pessoas sobre o que usam para dormir. Publique trechos com a resposta - vídeo ou podcast, para quem não quer se revelar, ou trechos. Poderá comentá-los se houver informações adicionais importantes. O universo é bem diferenciado e você terá não só testemunhos engraçados ou problemáticos (não consigo dormir sem meu ursinho), como terá também coisas interessantes como aquelas relacionadas a pessoas que trabalham à noite (médicos, enfermeiras, feirantes etc.). Acrescente perguntas que criem respostas especiais como “Quando está com seu marido, como você dorme? E quando ele viaja?”. Ou "com que roupa você dorme quando acampa?". O universo é o limite.

Terceiro

Vez ou outra coloque memes sobre dormir, ou sono, e mesmo cansaço e temas similares. Em determinada altura, se conseguir registros estruturados, crie um infográfico dizendo como dormem as mulheres de 30 a 40 anos, versus as mulheres de 20 a 30 anos. Enfim, matéria não vai faltar se você se planejar. Quando permitirem, tire fotos e abra uma galeria com as imagens. Não se esqueça de pegar uma autorização escrita para a divulgação e usar um bom editor de sites que  lhe permita criar galerias, fazer listagens, enfim, ter todos os recursos para criar páginas dinâmicas.

Empresas de lingerie, colchões, cama e banho e tantas outras terão em seu blog uma área bem interessante para anunciarem. Ou você, depois de uns 10 posts, poderá oferecer diretamente a elas para que patrocinem o seu blog.

Idéia boa, hein! Imagine, então, se estiver agora unida à sua iniciativa e criatividade? Boa sorte!

Imagem bebê: http://youtu.be/Wo8UtWiYiZI

Leia também: Criar sites

 

Categoria: Criar Blog, IDEIA PARA BLOG
Comentários (0) e Compartilhar

Jornada Mundial da Juventude está aí: e você fez o quê?

Publicado em 07/07/2013 às 23h06

Outro dia, comentávamos sobre as inúmeras possibilidades que a Jornada Mundial da Juventude ofereceria para quem quisesse criar um site ou fazer um blog, dando orientações sobre as atrações de sua cidade, em português e inglês para já criar um público entre estrangeiros que, muito provavelmente, voltaria na Copa 2014.

Neste momento, as igrejas estão a mil por hora, preparando tudo. Vou dar um exemplo. Na Igreja Nossa Senhora do Carmo, do bairro da Aclimação (SP), está chegando um grupo de jovens franceses de Nossa Senhora de Lisieux, acompanhados de seu bispo e dois padres. Vieram para a Jornada Mundial da Juventude e tem uma programação que envolve ver o Museu da Língua Brasileira, o Museu do Ipiranga e vários outros pontos de São Paulo, enquanto não partem para o Rio de Janeiro. Diariamente assistirão missas e estarão sendo orientados para verem esta Jornada como uma peregrinação.

Por que estou comentando isso? Porque há uma macro-possibilidade para quem quer montar um blog ou site para este período que já começou com a Copa das Confederações, continua com a Jornada Mundial da Juventude e, depois, segue com a Copa 2014 e as Olimpíadas. É uma oportunidade para criar algo que vai até 2016, no mínimo, e que pode entrelaçar nações. Com um bom editor de sites, você faz isso muito rapidamente e, depois, é só pesquisar e postar. Com o editor de sites você até já instala o tradutor para o inglês.

Um poeta francês disse que o humano tem cem possibilidades e é obrigado a escolher uma, morrendo com a nostalgia das noventa e nove. Não me recordo exatamente as palavras, mas este é o sentido. E pergunto: e quem morre com a nostalgia das cem porque não tomou uma única iniciativa fora de sua rotina de vida?

Anime-se! Ainda há tempo.

Categoria: Conteúdo, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (2) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||