IDEIA PARA SITE

Um blog sobre cachaça? Que porre bom para a Copa!

Publicado em 02/10/2013 às 09h33

A cachaça é a bebida brasileira assim como a champagne é francesa e a cerveja é alemã. Fazer um blog sobre a cachaça é criar uma base de informações relevante para o país e, também, para estrangeiros. Se ele for feito em inglês e português, melhor ainda. Um cuidado: se criar um blog em duas línguas, procure fazer algo sintético. Você poderá cuidar melhor da tradução e a assimilação fica mais simples.

Em fase que antecede a Copa, é uma tremenda idéia de blog, especialmente se você tratar tanto da cachaça industrial quanto da artesanal, e tratar de cachaças locais, produzidas em pequena escala. Terá quase que um guia turístico da cachaça. As agências de viagens poderão até ter interesse em anunciar seus pacotes em seu blog, para divulgar suas opções de viagens para as localidades citadas.

Há várias fontes importantes para você levantar os nomes e as características. O Clube do Alambique é uma delas pois permite também a compra para os interessados. A foto deste post é de lá. Eles tem inclusive eventos interessantes que você pode cobrir, como a Confraria Feminina da Cachaça que protagoniza “avaliação sensorial” da cachaça e ensina sobre harmonização com a comida, para mulheres.

Nesta época que antecede a Copa há oportunidade para você construir um site com várias informações sobre cachaça e, com muito carinho, criar junto um blog sobre a Cachaça Local – que pode mesmo ser o nome do blog. Criar site e blog é sempre uma junção muito proveitosa em vários sentidos, incluindo a presença mais forte na internet.

Minas Gerais é um estado importantíssimo neste trabalho inicial de pesquisa. Salinas, Araguari, Januária e tantos outros locais em Minas terão que estar presentes. Cidades do Nordeste, do Rio de Janeiro e outras também serão referências importantes no seu blog e site. Além disso, a Universidade da Cachaça, de Sérgio Arno, que vai dar o toque chic na coisa toda, indicações de cachaçarias importantes em cada cidade, dicas de livros e até de músicas sobre o tema deixarão este site e seu blog muito interessantes. Aposte nisso agora, antes de chegar a Copa.

Categoria: Conteúdo, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (0) e Compartilhar

Força para a agricultura familiar

Publicado por Marilvia Oliveira em 30/09/2013 às 23h25

Há alguns anos atrás, fui responsável pela coordenação técnica de um trabalho de organização de cooperativas junto aos assentados do Pontal do  Paranapanema. No trabalho, desenvolvíamos com os assentados, que já possuíam terras, e com os acampados - que estavam ainda aguardando uma terra, um trabalho de formação de negócios com os produtos agrícolas. Discutíamos seu beneficiamento, que agregaria valor, e as formas de comercialização assim como fazíamos, com cálculos simples, a formação dos custos, do preço e a identificação de seu lucro. A idéia era que vissem as possibilidades de um pequeno negócio agrícola familiar, ou cooperativado.

Saiu esta semana a Cartilha Estratégia de Acesso a Mercados para a Agricultura Familiar, com vários dos pontos que tratávamos, e outros importantíssimos como os órgãos de apoio institucional e governamental, com orientações de como usá-los, como se organizar para trabalhar em cooperação com eles. Fantástico suporte.

A iniciativa é da Fundação Banco do Brasil e União Nacional das Cooperativas da agricultura Familiar e Economia Solidária.

Você pode acessar a cartilha neste link

http://litoralsustentavel.org.br/wp-content/uploads/2013/09/Cartilha-Estrag_gia-de-Acesso-a-Mercados-para-a-Agricultura-Familiar-Fundacao-Banco-do-Brasil.pdf

É um material visualmente atrativo e os tópicos são tratados de forma objetiva e direta. Pelo que vivenciei dos grupos de assentados e acampados, acredito que vão precisar de um suporte técnico para descobrirem tudo que está nesta cartilha mas, com o apoio dos próprios órgãos, chegam lá.

Mas onde entra o suporte comercial de um site próprio?

Não vi nos caminhos de comercialização, um modo de divulgação para quem tiver produtos beneficiados, ou mesmo produtos in natura, com produção regular. Este caminho está pronto e precisa ser usado – bastará criar um site ou fazer um blog. Com um criador de sites, isto será fácil pois há modelos prontos que podem ser imediatamente usados, preenchendo-se os campos com os produtos e descrição de contato para que possam ser encontrados e contratados.

Certo, o pessoal da agricultura familiar não tem traquejo com internet. No entanto, precisam ir se familiarizando. Uma lan-house na cidade pode ser o primeiro ponto de apoio para eles.

O paradoxo é que a cartilha fala dos sites dos órgãos, fala de formulários que devem ser preenchidos e encaminhados por e-mail mas não falam de se fazer um site para os agricultores familiares e seus negócios. Fica aqui o desafio para quem decidir encampar este projeto. Mesmo que seja contatando vários agricultores familiares e promovendo a oferta conjunta deles através de um site ou blog.

Vamos achar juntos este caminho? O convite está feito.

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, Fazer blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (3) e Compartilhar

Como criar um blog sobre cocooning - ficar em casa.

Publicado por Marílvia Oliveira em 21/07/2013 às 09h36

Há uma previsão sobre o futuro que já estamos vivendo que diz que as pessoas estarão cada vez mais dentro de casa. O termo usado por Faith Popcorn foi cocooning, dizendo que nos recolheríamos ao espaço entre nossa casa e o jardim. Alguns complicadores se somaram a este cenário do cocooning. Aumento de preço do m2 nos grandes centros, transformando as casas e apartamentos em lugares muito pequenos, e a violência, constrangendo portas e muros aos alarmes que vieram ser os companheiros dos jardins.

Fazer um blog sobre o que fazer em casa é uma idéia muito pertinente neste momento. A  internet colocou uma pimenta na previsão de Popcorn, estimulando as pessoas ao convívio e, mais recentemente, à vida social em casa, com amigos, parentes e colegas se encontrando e compartilhando fotos de convivência na internet - estimulando os mais quietos a também irem pelo mesmo caminho. Ou seja, ficar em casa... mas não sozinho.

Páginas interessantes

Ao criar um blog ou site sobre o que fazer em casa, você poderá ter várias páginas: o que fazer com as crianças, o que fazer com as pessoas idosas, o que fazer a dois, o que fazer em grupo de amigos e assim por diante. Lógico que terá que estar atualizado com novidades, jogos recém-lançados, revitalizar jogos antigos, indicar como encontrar regras de como jogar desde truco até poker, dar dicas de como criar almoços diferenciados, enfim, vá pesquisar para ter um blog rico em idéias para vários grupos.

Existem coisas interessantes como o tapete dançante mas nem todo mundo tem idéias criativas de como usá-lo. Ou dê dicas: como a poltrona com game - http://tvuol.tv/btc8qY - em que você vai passar um bom tempo se divertindo sozinho em casa, sem se dar conta. Ou como juntar pessoas interessadas em gastronomia, para prepararem refeições uns nas casas dos outros. E tantas mais!

Blog direcionado

Você pode limitar seu blog ou site a um tema específico como o que fazer com as crianças em casa. Nas férias de julho, e dezembro a março, muitos casais tem sérios problemas porque, por mais que se viaje, há ainda um bom espaço para ficar só em casa. Neste caso, suas páginas seriam dedicadas a faixas etárias – crianças até 5 anos, crianças de 6 a 10, pré-adolescentes.

Da mesma forma, poderia direcionar apenas para os idosos. Aí você tem um blog único.  Não vai ter concorrência e pode monetizar. Laboratórios com medicamentos na área da geriatria podem ser patrocinadores. A idéia seria dizer o que fazer em casa com os idosos para que tenham ocupações interessantes e adaptadas às suas condições físicas e mentais.

Outro direcionamento é a decoração: o que fazer em casa para convívio social intenso. Começa com indicações de tipos de sofás e cadeiras, almofadas para sentar no chão, tipos de mesas, lugares onde montar uma adega, camas dobráveis e vai por aí afora. Criar um blog ou criar um site nesta linha exigirá um editor de sites que lhe dê a possibilidade de inserir galerias em vários posts para mostrar opções dentro do tema tratado. A cadeira Flag (foto à direita, logo acima), criada por um estudante, é um bom exemplo - permite ouvir música e sentir os acordes além de ver televisão.

Seu blog ou site pode ficar extremamente interessante e dinâmico. E também monetizará, fácil, fácil.

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (1) e Compartilhar

Jornada Mundial da Juventude está aí: e você fez o quê?

Publicado em 07/07/2013 às 23h06

Outro dia, comentávamos sobre as inúmeras possibilidades que a Jornada Mundial da Juventude ofereceria para quem quisesse criar um site ou fazer um blog, dando orientações sobre as atrações de sua cidade, em português e inglês para já criar um público entre estrangeiros que, muito provavelmente, voltaria na Copa 2014.

Neste momento, as igrejas estão a mil por hora, preparando tudo. Vou dar um exemplo. Na Igreja Nossa Senhora do Carmo, do bairro da Aclimação (SP), está chegando um grupo de jovens franceses de Nossa Senhora de Lisieux, acompanhados de seu bispo e dois padres. Vieram para a Jornada Mundial da Juventude e tem uma programação que envolve ver o Museu da Língua Brasileira, o Museu do Ipiranga e vários outros pontos de São Paulo, enquanto não partem para o Rio de Janeiro. Diariamente assistirão missas e estarão sendo orientados para verem esta Jornada como uma peregrinação.

Por que estou comentando isso? Porque há uma macro-possibilidade para quem quer montar um blog ou site para este período que já começou com a Copa das Confederações, continua com a Jornada Mundial da Juventude e, depois, segue com a Copa 2014 e as Olimpíadas. É uma oportunidade para criar algo que vai até 2016, no mínimo, e que pode entrelaçar nações. Com um bom editor de sites, você faz isso muito rapidamente e, depois, é só pesquisar e postar. Com o editor de sites você até já instala o tradutor para o inglês.

Um poeta francês disse que o humano tem cem possibilidades e é obrigado a escolher uma, morrendo com a nostalgia das noventa e nove. Não me recordo exatamente as palavras, mas este é o sentido. E pergunto: e quem morre com a nostalgia das cem porque não tomou uma única iniciativa fora de sua rotina de vida?

Anime-se! Ainda há tempo.

Categoria: Conteúdo, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (2) e Compartilhar

Criar um site sobre os bebês

Publicado em 06/07/2013 às 12h52

Várias pessoas de 50 a 60 anos tem ainda na memória o famoso livro A Vida do Bebê, do Dr. Delamare ensinando sobre como criar os bebês até fazerem dois anos. Hoje, tanto os livros como os sites aumentaram a oferta de informação de maneira incrível, e continuam fazendo sucesso, principalmente entre as mamães de primeiro filho.

Criar um site sobre bebês é um caminho que pode dar muito certo porque já está em uma trilha vigorosa de interesse dos internautas. Quando pesquisamos no Google trends sobre site sobre bebês, encontramos inúmeros verbetes de pesquisa, quase todos com concorrência alta: sites de bebês e gestantes, sites de roupas de bebês, enxoval para bebê e assim por diante.

Lógico que em um universo com tanta demanda, você tem um desafio: diferenciar-se. Uma idéia é considerar apenas o aspecto da fala dos bebês. Um experimento recente mostra curiosa descoberta sobre a fala dos bebês e dos pássaros. Ambos primeiro emitem um som simples, repetindo-o (do do do) – ou, no caso dos pássaros, gorgeio A – para depois aprender a transição de um som para o outro (do do da) (gorjeio A, gorjeio B).  Leia sobre o estudo para ver que interessante é este aprendizado que o bebê faz, repetindo primeiro um só som, e depois finalizando uma sequência de repetições com novo som do do do da para, finalmente, conseguir emitir três sons do da do. Ao aprender a transição, estão prontos para começar a falar as palavras da sua língua. Para mamães que ensinam seus filhos a falar,esta informação é muito clara, pois elas sabem o que acontece ali no dia-a-dia em casa, com seus pimpolhos.

Criar um site com informações curiosas como esta sobre a fala dos bebês, ou outras que se obteria em pesquisas e entrevistas, seria um caminho muito vitorioso. Poderia até monetizar rapidamente este site porque as lojas de produtos de bebês anunciariam, com certeza, em um site ou blog desses. Um bom editor de sites poderá rapidamente ajudar você a criar o site e até a fazer um blog, integrado ao site.

Seu site ou blog deverá ser ilustrado com cenas de mamães e bebês, vídeos de bebês falando, além de muitas imagens pois o tema toca o coração das mamães de forma muito especial. Ninguém esquecerá o que é ouvir o bebê falar mamã pela primeira vez. A partir daí a família toda entra no estímulo aos bebês para que falem mais e mais. E este caminho tem também seus problemas como as pessoas que falam tudo errado para os bebês, "desensinando", e assim por diante.

Entre nesta esteira vencedora de criar site ou blog sobre bebês.

Conheça também o blog Fala Tagarela

Imagem: © Jade Brookbank/Image Source/Corbis

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (0) e Compartilhar

Fazer um blog sobre graduação e pós-graduação no exterior

Publicado por Marilvia Oliveira em 28/06/2013 às 11h30

O sonho de inúmeros estudantes brasileiros é estudar pelo menos um ano no exterior. A experiência é rica pela troca cultural e pelo aprimoramento acadêmico, se bem escolhida a instituição e o curso.

Existem bolsas de estudos para isso. Muitas faculdades têm parceria lá fora. Feiras regulares de alguns países divulgam cursos do ensino médio e graduações. Há, ainda, programas de estudo nos Estados Unidos com bolsas geradas pela atuação do aluno em esportes. Enfim, isto e muito mais pode ajudar você a fazer um blog sobre cursos no exterior.

Com um bom editor de sites, você pode criar um site, definindo uma página sobre graduação e pós-graduação, e páginas complementares sobre curso de línguas e ensino médio. No entanto, o foco seria o curso de graduação e pós-graduação e, para isso, você poderia criar o blog específico, onde colocaria posts informando, dando dicas, fazendo entrevistas.

Uma idéia: comece referindo as bolsas concedidas por órgãos ligados ao governo, como Capes (doutorado e estágios no exterior), CNPQ (também doutorado), FAPESP (estágios de pesquisa de doutorado). Depois, explore bem o programa Ciências sem Fronteiras, pois ele abrange inúmeros países e tanto oferece graduação como pós-graduação. Na seqüência, explore programas feitos por ONGs nacionais e internacionais e os programas dos próprios governos. A China, que é a coqueluche do momento, tem bolsas integrais para quem quer fazer pós-graduação em seu país. Existem ainda instituições como FUNDAÇÃO LEMANN e outras que oferecem bolsas para estágios, pesquisas e pós graduação.

É verdade, existem guias que volta e meia são vendidos em bancas de jornais. Mas um blog pode ir fundo na essência de cada instituição, fazendo com que o leitor compreenda o raciocínio, a estratégia e as ofertas de cada instituição. A FUNDAÇÃO LEMANN, por exemplo, tem uma atuação diversificada – desde área educacional até política. Outras, como na Alemanha, são talhadas para programas na linha da auto-sustentabilidade além de áreas onde este país é mestre como design, música, etc. Você poderá construir um blog riquíssimo nesta área que facilmente poderá ser monetizado.

Imagem: © Image Source/Corbis

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (0) e Compartilhar

Como fazer um blog de cinema

Publicado por Marilvia Oliveira em 20/06/2013 às 20h50

Se há um assunto interessante para um blog são os filmes. Não só cinéfilos adoram. Também pessoas que gostam de se divertir procuram, entre outras opções, pelo cinema.

Para você fazer um blog de cinema, será interessante fazer uma pesquisa no Google sobre blogs de cinema. Encontrará lista dos 13 melhores blogs e assim por diante. Assim como cinéfilos que fizeram verdadeiros diários de suas experiências fílmicas. É o caso do 70 anos de cinema que já foi, uma vez, 60 anos de cinema e onde estão organizados os filmes por gênero, cada um comentado e com sua ficha técnica – uma coletânea riquíssima.

Ao ver todos os blogs, constatará que o tema é bom mas a concorrência é grande. Sua conclusão? É preciso uma especialização como, por exemplo, blog de filmes para educação.  Ou blog sobre filmes de política – que  não é um gênero mas que interessa a muita gente. O site Política para Políticos tem constantes contribuições nesta área. Então, busque um nicho ou sua concorrência será parada dura.

O segundo passo é montar um guia de filmes para você criar seu banco de dados. Comece com os 70 anos de cinema e busque outros, para colocar em seus favoritos e sempre ter referências organizadas dos filmes. Se quiser criar uma listagem, busque um editor de sites que lhe permita criar uma página deste tipo. Se a sua previsão é crescer muito, crie listagem por gênero e, assim, terá facilidade em agregar novos filmes. Outro aspecto é definir um período - filmes produzidos de 2000 para frente, por exemplo. Ou apenas filmes em 3D. Enfim, defina território de forma muito especifica para você não se perder e para seu público o considerar um especialista.

Uma alternativa é criar um site com fichas técnicas e listas de filmes por gêneros e, agregar a ele um blog, com os seus posts.

Ao escrever, considere que a ficha técnica está disponível em vários sites. Economize, então, e coloque uma ficha de duas linhas com ano de produção do filme, nome em português e na língua original do filme, diretor e principais artistas.

Quanto aos seus posts, escolha também um ângulo de análise. Se quiser analisar personagens, trilha, direção etc., ficará com posts incompletos porque tentam abranger tudo. Que tal abordar só trilha, se você tiver conhecimento musical? Ou abordar as locações? Enfim, diferencie-se e aí logo, logo começará a ter acessos e ser ranqueado nos robôs de busca pois estará concorrendo em uma faixa muito estreita, de média ou baixa concorrência, onde brilhar como um astro é mais fácil.

Imagem: © Ron Chapple/Ron Chapple Stock/Corbis

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (2) e Compartilhar

Como fazer um blog de futebol de botão

Publicado por Marílvia Oliveira em 29/05/2013 às 10h50

Primeiro, primeiro mesmo é gostar de futebol de botão porque se não gostar será difícil entender este mundo de apaixonados. É quase a mesma coisa que entender o mundo de pessoal que lida com aeromodelismo, pipa ou similares.

Em São Paulo, já começa a ficar conhecido o evento Paulista com Farofa que é para os fãs de futebol de botão se encontrarem, ali na Avenida Paulista, na altura do Masp e Trianon. Quem não conhece, fica olhando os entendidos jogarem e comendo um churrasquinho com cerveja ou ouvindo samba.

Futebol de botão, quando é jogado oficialmente, se chama futebol de mesa. Ai não entra trave feita com caixa de fósforo nem botão tirado de terno. O reconhecimento do Futebol de Mesa como modalidade desportiva ocorreu em 1988, ou seja, ele já está maduro, faz 25 anos agora em 2013!

Para quem vai montar um blog sobre o assunto é importante trabalhar o seguinte conjunto de temas, para ser completo:

- História. Há vários momentos relevantes da história deste futebol e  uma primeira referência é Wikipedia. Dali você sai para vários sites que lhe darão bom material.

- Campeonatos. O mesmo site lhe abrirá informações sobre os campeonatos os grandes nomes, os times e seus escudos, e lhe darão a base para acompanhar os eventos e reportar em seus posts.

- Técnica. Há diferentes conjuntos de regras no futebol de botão e posts sobre estas diferentes modalidades também serão importantes para alegrar a vida de seu público do blog.

- Eventos. Onde jogar. Curiosidades. Onde comprar. Estes temas diversos são a pitada de pimenta do seu blog. Comece pesquisando na página de notícias  Futebol de Mesa News que é bem completa. Ali você entenderá o funcionamento dos grupos de aficionados e verá inúmeras informações relevantes para fazer o seu blog.

Importante: não fique só na pesquisa - vá a campo. As fotos das partidas, as entrevistas com os jogadores (inclusive, vídeos) serão o toque de ouro em seu blog.

Sucesso!

 

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (0) e Compartilhar

A maravilhosa aventura da vida na Terra.

Publicado por Marílvia Oliveira em 10/05/2013 às 17h53

Muitas vezes alguém me pergunta: sobre que tema posso criar um site ou criar um blog? Fico pensando que, se nada pensássemos, teríamos ainda uma aventura maravilhosa diária que é ver e viver este mundo.

Acordamos de manhã e passamos pelo sol, pelas árvores, o céu acima de nós muda de cores e formas, e nem vemos. Sabe quando vemos? Quando uma pessoa querida morre ou quando nós próprios estamos a um passo de sermos colocados fora do tabuleiro da vida.

Lembro-me de uma senhorinha de 80 e poucos anos, com câncer, que decidiu subir um dos montes próximos do Roncador (MT), onde o acesso era fácil, e se sentou maravilhada por quase uma hora, sobre a pedra, olhando o por do sol. Olhos úmidos, rosto relaxado, respiração suave, ela buscava guardar esta imagem no coração, na retina, no corpo, como um presente desta vida.

Do mundo espiritual, conseguiremos ver tanta maravilha? Pode até ser - como vamos saber, não é? Mas  não será mais com este olhar nosso, pesado da matéria, mas vivificado pela força da vida, pela energia do coração, pelo frescor da mente lúcida.

Não esperemos momentos de perda para nos maravilharmos com a vida. Este deveria ser um tema para blogarmos diariamente, sempre encantados com o espetáculo de que somos parte e espectadores. Um filme, de 3 minutos, na Nova Zelândia, mostra um instante destes maravilhosos e inúmeros que nos acompanham diariamente. É o nascer da lua. Usufrua e, depois, use-o como inspiração, não só para criar um site ou blog, mas para viver em constante encantamento por ser um humano aqui, agora.

Categoria: Conteúdo, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (0) e Compartilhar

Reciclagem: tendência firme e boa idéia para blog

Publicado por Marílvia Oliveira em 03/05/2013 às 10h58

A reciclagem é um tema que surgiu há alguns anos mas no começo era visto como meio folclórico ou de interesse apenas de ambientalistas de plantão.

Hoje, virou coisa séria. No nível doméstico, surgem cursos para orientar a reciclagem e até a vida comunitária nos condomínios.

Em termos de negócios, investidores nacionais e internacionais se organizam para investir na área e tem procurado oportunidades no Brasil. Estivemos a par de uma negociação recente sobre aterros em municípios onde foi chamada empresa internacional porque tinha tecnologia diferenciada. Imagine o que uma contratação assim não atrai em termos de interesse para o país e visão das oportunidades existentes nos municípios.

Esta é uma área que só tende a crescer e que irá gerar ainda muito mais negócios do que os que já estão aí. Vale a pena considerar este tema para um blog porque, em geral, quem quer investir nesta área, ouve os benefícios financeiros disso mas tem, em geral, muitas dúvidas. Por outro lado, quem tem equipamentos de reciclagem quer se dirigir a interessados mas ainda não os encontra com facilidade. Criar um site ou fazer um blog nesta linha é uma oportunidade não só de informar mas também de monetizar o site. Aposte aí!

Leia também: Criar sites

Imagem: Máquinas de reciclagem

Categoria: Conteúdo, Criar Blog, IDEIA PARA BLOG, IDEIA PARA SITE
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||