Redes Sociais

Precisamos melhorar a performance nas mídias sociais

Publicado por Marilvia Oliveira em 22/01/2013 às 07h00

Você decidiu criar blog, utilizou a plataforma do sitePX e, imediatamente, aplicou suas facilidades como, por exemplo, linkar seu blog às redes sociais. Isso é tecnologia disponível para seu benefício e o sitePX investe forte nesta atualização. Mas isso não é tudo. Além de usar os recursos da tecnologia, invista no seu “toque pessoal”, no dizer de Naisbitt.

A linguagem para cada mídia é única. Ao postar no blog, ou no twitter, e mesmo inserir um post no Facebook, você tem que atrair seu público de formas diferenciadas.

O leitor de twitter não quer grandes textos. Nem admite! O título do seu post tem que ser reduzido para entrar no twitter, além de trazer o conteúdo essencial. Que nem sempre está no título...

A mensagem do facebook ficará melhor se acompanhada de uma imagem adequada. Não é só colocar imagens que já cansaram a gente. Tem que ser coisa nova, que mostra ter sido pesquisada, catalogada, apreciada.

Da mesma forma, o texto não pode ser enorme. Tem gente que escreve no facebook como se estivesse escrevendo um artigo. O facebook não comporta textos enormes, sob pena de ninguém abrir o “see more”.  Criar blog traz esta facilidade: permite ir além do texto mínimo das redes sociais.

No facebook, você coloca o link do post e duas linhas sobre o tema. A pessoa clica e, se  quiser ler mais, vai ao post. Dê um tempo para os memes – eles também estão cansando, pelo excesso.

Enfim, temos que repensar a forma de nos conduzirmos nas mídias sociais, para sermos mais eficazes com os nossos objetivos de comunicação. Alias, este post deveria começar assim: qual é o seu objetivo de comunicação? Sem uma resposta a isto, fica difícil acertar.

 

 

 

Categoria: Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Use o twitter como vitrine de seu blog

Publicado por Marilvia Oliveira em 01/01/2013 às 09h10

Lojas usam vitrines para atraírem clientes. Da mesma forma quando criar blog, você tem que usar armas para atrair as pessoas para ele. Uma delas, poderosíssima, é o twitter.

Ter um twitter é bem simples mas é preciso saber administrá-lo. Primeiro, dê-lhe um estilo, ou seja, pense bem sobre a imagem que irá colocar e o nome com que aparecerá. Depois, defina uma forma de escrever – séria, bem humorada... Postar para estimular a leitura do tema de seu blog é de alto impacto. Ali, você comenta sobre o post e adiciona o link para ele.

O número de twits por dia é outro recurso de alto impacto. No facebook, se você postar muito, as pessoas vão deixar de seguir você. No twitter, ao contrário, a freqüência diária é que assegura ser visto. 1% do seu público é atingido a cada post no twitter. Isto significa que se você tem 100 seguidores, irá atingir apenas 1! Isso é nada! A receita mágica é 12 twits por dia para realmente atingir pelo menos 10% dos seus seguidores. Programe-os e insira dentro de um ritmo – um a cada hora, ou um a cada 45 minutos, como quiser.

Depois, planeje diversificadas inserções:

a)      Três a cinco twits ao dia serão para links para seus blogs, chamando atenção para o post do dia, um post relacionado a algo que está acontecendo na blogosfera, e um terceiro sobre uma notícia ligada ao seu tema.

b)     Coloque mais três a cinco twits interagindo com pessoas ou empresas que deseja atrair para seu blog. A interatividade também conta - valem também as respostas a twitters que lhe foram endereçados.

c)      Finalmente, envie links de vídeos, imagens e outras mídias. Se você fala sobre mangás, publique imagens sobre o tema. Podem ser suas, de amigos ou de terceiros. A imagem e o vídeo diversificam seu conteúdo e atraem as pessoas.

Ao criar blog, já crie um twitter e use o sitePX para manter tudo interligado. O sitePX lhe permite criar blog e conectá-lo imediatamente com twitter, facebook, google+, pinterest e mesmo enviar o seu post por email.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Tecnologia com toque humano: receita para um bom blog.

Publicado por Marilvia Oliveira em 29/12/2012 às 09h10

John Naisbitt, na década de 80, escreveu um livro que marcou época: Megatrends. Ele antevia uma sociedade fortemente marcada pela tecnologia mas com imensa demanda de atenção, o que ele chamou de high-touch, ou, como se costuma traduzir – toque especial, o fator humano nas relações.

Ao decidir criar blog, não se esqueça de que a tendência citada por Naisbitt é uma realidade com que você deve se confrontar hoje, se quiser ter sucesso.

Seu blog deve ser bem estruturado, com recursos tecnológicos como widgets, interação com redes sociais, e mesmo abas especiais para temas complementares ao tema central do blog. Isto tudo você consegue na plataforma do sitePX pois ele vem completo – tem todas as ferramentas que você necessitaria para um site, e que pode usar para criar blog.

No entanto, no âmbito do high-touch, você tem que se colocar inteiro lá. Quando comentarem em seus posts, responda imediatamente. Se encontrar sugestões de temas ou comentários que gerem temas, escreva posts sobre eles e divulgue que o internauta foi sua inspiração. Sempre agradeça a interação mesmo que sejam críticas. Não leve discussões em tom agressivo – procure ser conciliador, ponderado, amistoso. Mostre sempre todos os lados de uma questão. Ou, se o interlocutor for desafiador e forçar situações, faça como o rio, serpenteie e passe para o outro lado. O toque especial é de total responsabilidade sua.

Leia também: criarsites.net.br

Categoria: Criar Blog, Interações, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Como ganhar acessos com o uso das redes sociais

Publicado por Marilvia Oliveira em 01/12/2012 às 10h20

Se você ainda não se deu conta da poderosa arma que são as redes sociais para gerar tráfico gratuito em seu blog, então comece agora. Ah! Nem tem blog ainda? Piorou. Ao criar site na plataforma do SitePX, já poderá decidir criar blog, em seguida, pois a plataforma já foi pensada para lhe dar página de blog ou ali importar o seu atual blog.

Ao criar post, raciocine sempre em termos de uma comunicação que terá várias ramificações. Coloque os principais textos do seu post no Facebook, como se fossem teasers, levando para o post. Quem lê o teaser no facebook, irá clicar para “ler mais” e cairá no blog, onde há imagem, som, palavras, enfim, tudo que você precisa para capturar o seu leitor. Leia também o post que escrevemos sobre campanha online. No twitter, mande recados sobre o que você tem a contar, e coloque o link do seu blog. Curiosidade se mata assim: trazendo a pessoa para o seu terreno, ou seja, o seu blog.

Selecione posts que mostrem o que seu blog ou seu site são, e coloque os links no LinkedIn ou outra plataforma similar. As pessoas sairão de lá direto para o site e o blog.

Ao criar blog, considere as redes sociais como arautos de seu site e  de seu blog. Mas isso só ocorrerá se você criar os textos em formatos estrategicamente pensados, e agir sempre em rodízio permanente de mídias com o blog e site.

Estejam seguros de que o tráfico gratuito virá e que seus acessos irão para a estratosfera.

Categoria: Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

Experiência nas redes sociais onde um blog faria diferença. O caso Meleva.

Publicado por Marilvia Oliveira em 30/11/2012 às 23h58

Divulgado na TV, em sites como o Catraca Livre, twitter e facebook, o MELEVA - idéia de dois paulistas para compartilhamento de taxis no aeroporto, está bombando. Ali você se cadastra, informa o seu vôo de volta e destino. Ah! Vou de Guarulhos para a 12 de Outubro, na Lapa. O pessoal do Meleva checa com a companhia aérea se você realmente veio no vôo citado e acerta a carona entre você e outro, de mesmo horário e destino. Aí vocês vem junto e dividem o preço do taxímetro.

Tem gente desconfiada que pensa que a coisa pode não dar certo e citam até o exemplo do filme Busca Implacável. E o pessoal do Meleva responde: “Aquele filme onde um cara só mata uns 50 sozinho? Eu não diria queé a coisa mais próxima da realidade que existe mas, mesmo assim, a filha do cara nunca teria sido seqüestrada se tivesse usado o Meleva. Ela só teria rachado o taxi com alguém que a gente **confirmou com a companhia aérea** que de fato comprou a passagem e estava no vôo, e a gente ia ter as informações da pessoa. Então mesmo se alguém tivesse se dado ao trabalho de viajar de avião só pra atacar alguém no taxi, ia ter dado bem menos trabalho pro Liam Neeson achar os seqüestradores.”

Por que lhe contar isso? É que vale a pena entrar no facebook e twitter deles e acompanhar o que anda rolando. Precisam fechar 5000 cadastros até 15/12/12 para o sistema rodar legal. Você estará assistindo uma coisa crescer do nada, com o uso das redes sociais.  

A iniciativa de criar blog daria um upgrade no projeto e concentraria tudo que anda acontecendo sobre o Meleva. É um aprendizado e tanto sobre redes sociais. Vai lá.

Categoria: Criar Blog, Redes Sociais
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|||